As Aparências Enganam

As Aparências Enganam Kristina Cook

Resenhas - As Aparências Enganam

Silvana Barbosa 05/05/2013

Veterinária sonhadora e cavalão mal-educado
Adoro romance histórico , e gostei desse , mas a fofocada que come solta me encheu um pouco . Certo , lá em 1817 , em Londres , pelo que é narrado em todo romance de época , a coisa era assim mesmo , mas , pôxa , a autora mergulhou fundo no disse-me-disse e nas pessoas insuportáveis de tão mesquinhas , faladeiras e mal educadas . Se a nobreza era tão maledicente e rude , como seria então a plebe ,heim ? Credo !!!
A Lucy , a heróina do livro , sonha ser veterinária . Realista , filha de médico e apenas neta de um barão de pouca importância , sabe que não arranjará nenhum partidão, nenhum noivo ricaço . Então , depois de descobrir que sua beleza era um atrativo para malandros aproveitadores , decidiu dedicar seu tempo apenas à cura de animais , aceitando que não se casaria e viraria uma solteirona . Mas , se surgisse um pretendente por quem se apaixonasse e fosse correspondida , e ele não se incomodasse com seu ofício (sem remuneração,já que naquele tempo as mulheres não faziam mais que aprender a ler e escrever , e olhe lá)aí tudo bem , ela pensaria no assunto com carinho .
Aí surge o protagonista , o bonitão Henry Ashton , marquês de Mandeville , que fica doido com a beleza da moça , admira sua intrigante coragem de trabalhar como veterinária , mas na primeira oportunidade , mostra que é um grosseirão , preconceituoso , e que umas casquinhas com a Lucy , tudo bem , mas casar , não senhora . Ele diz , e repete , que só vai casar com alguma dama "de seu nível" .
Gente , eu ficava nervosa cada vez que o marquês estava a sós com a Lucy ! Porque sempre que estavam juntos , era uma agarração só , ela quase pelada , ele se dando bem...a mocinha doida pra entregar a virgindade (moeda valiosa daquele século , bom lembrar)para o bonitão sem-vergonha , mesmo sabendo que ele não queria nada sério com ela. Ai , ai, ai , o rapaz demora pra entender que sente mais do que tesão na moça . Num momento de impetuosidade , a pede em casamento , mas exige que ela abandone suas idéias de tratadora de animais . Ele exige isso só pra mostrar , mais uma vez , que está por cima , que é quem manda . Lucy fica triste . Depois disso , mais uma confusão e fofoca acontece , e o casal se desentende ,de novo . Henry é um turrão , muito desconfiado com as mulheres , porque tem um histórico difícil com as que fazem , ou fizeram , parte de sua vida . Até perder seus temores e baixar a guarda , demora muito , mas quando isso acontece , não tem como não torcer para que ele consiga recuperar seu prestígio com a mocinha , e ser perdoado . E ele é perseverante nisso , ainda bem.

Mandy Carol 28/01/2011

Livro agradável, de fácil e rápida leitura. Nada muito fora do comum ou surpresas muito grandes. Simples e objetiva. Vale a pena, ler é sempre bom, certo?