O Guardião Invisível

Resenhas - O Guardião Invisível

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

vinicius.fagundes.93 10/08/2017

O Guardião Invisível
O Guardião Invisível é um mistério policial, escrito pela autora espanhola Dolores Redondo, e publicado pela Editora Planeta em 2017. O livro se passa na região norte da Espanha, mais especificamente num povoado em Navarra onde, nas margens do rio Baztán, o corpo de uma adolescente é encontrado. As circunstancias do crime levam a polícia a acreditar que um seria killer pode estar agindo na região, e a investigadora Amaia Salazar é convocada para a região, que também é sua terra natal.

Amaia precisa então aplicar todo o seu conhecimento de investigadora para desvendar esse terrível mistério. Mas o que ela não imagina é que existe muito mais escondido na pacata região de Navarra do que ela imagina e que essa investigação vai ser muito mais difícil do que o esperado.

O Guardião Invisível foi um livro que eu entrei sem muitas expectativas. Não sei se dá pra perceber olhando as resenhas que eu já fiz, mas eu não tenho o costume de ler livros policiais. Gosto mais de livros mais fantasiosos, mas a sinopse me pareceu interessante e as críticas que eu vi do livro foram positivas, então achei que seria uma leitura interessante. E realmente foi, apesar de alguns problemas.

O primeiro problema do livro é que ele demora pra entrar no tranco. A história só começa a ficar realmente interessante lá pela metade do livro, e eu imagino que vai ter gente desistindo bem antes de chegar nessa parte. E a história em si é boa, ela só leva um bom tempo pra realmente começar, o que acabou me desanimando bastante da leitura.

Outro problema que me incomodou com o livro foram os diálogos. Algumas das falas dos personagens são longas e isso deixa alguns dos diálogos mascantes. Mais uma vez, isso melhora lá pra metade do livro, quando a investigação fica mais séria, mas demora um pouco. Eu acho que demorei mais no primeiro terço do livro do que nos outros dois terços. A leitura realmente fica melhor quanto mais perto do climax você chega.

Por outro lado, o livro também tem pontos positivos. Começando pela protagonista. Amaia é uma personagem forte e complexa, que passa por vários momentos durante o livro que mostram muito bem o tipo de mulher e de detetive que ela é. Com uma protagonista menos fraca, o livro poderia ter sido bem menos interessante, mas ela conseguiu carregar a história muito bem. Infelizmente, os personagens de apoio acabam sendo menos marcantes já que a Amaia e o mistério em si são os pontos mais importantes do livro.

O próprio mistério foi outro aspecto do livro que eu gostei bastante. A trama das adolescentes assassinadas parece algo de algum filme de Hollywood, e eu achei muito interessante como a autora misturou isso com o folclore e os costumes da região onde acontece a história. Eu tinha comentado com a Débora o quanto a gente tá acostumado com histórias centradas nos Estados Unidos ou na Inglaterra, então foi muito legal ler uma história que se passa em um país diferente.

E a própria escrita da autora foi outro ponto bem legal do livro. Apesar do problema que eu tive com os diálogos e com o começo do livro, a narração da Dolores Redondo é bastante eficaz, principalmente em momentos mais dramáticos, por exemplo nas cenas de autopsia do livro. Ela conseguiu passar muito bem aquelas emoções mais tensas e perturbadoras.

No geral, O Guardião Invisível foi uma leitura um tanto quanto mediana. Um enredo interessante, uma protagonista forte e uma escrita agradável acabam sendo prejudicados por diálogos tediosos e por um ritmo lento, pelo menos no começo. Acho que para alguém que gosta de livros de mistério policial, seria uma boa indicação, mas pessoalmente

site: http://laoliphant.com.br/resenhas/resenha-guardiao-invisivel-dolores-redondo

Morgana 15/10/2021

MUITO BOM!
A escrita da Dolores Redondo é maravilhosa, ela prende desde o começo, a partir da primeiras páginas você está querendo saber mais e já se sente dentro da leitura. Coisa de louco assim.
A história é muito bem construída, enquanto estava lendo fui desenvolvendo meus suspeitos e assim não passou perto. Óbvio que a medida que o livro passa da metade as coisas vão sendo apresentadas e você estabelece suspeitos mais próximos de realmente serem o assassino. Então, para quem gosta de um bom mistério, uma incógnita, esse livro tem.
E outro aspecto que me fez amar a leitura foi todo o fundo de misticismo, crenças pagãs, tradição local, aspectos culturais da região como a lenda do basajaun, que a autora foi apresentando e me fez ficar encantada. Amei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6