Hierarquia e Individualismo

Hierarquia e Individualismo Piero de Camargo Leirner

Resenhas - Hierarquia e Individualismo

Mateus Alves 25/03/2018

No início o livro me desmotivou. O que esperar de um livro de nome "Hierarquia e Individualismo"? Logo após iniciar o livro vejo que é "Hierarquia e Individualismo em Louis Dumont". Um livro sobre um sociólogo/antropólogo grego, nascido em 1911, com influências de Durkheim e Mauss, e que se empenhou em estudar a Índia.

Talvez esse fosse mais um motivo para abandonar o livro? Eu pouco/nada sabia sobre o assunto. Mas segui.

Pouco a pouco o livro foi prendendo minha atenção e despertando o interesse em continuar a leitura.

Em um certo momento fui colocado numa situação de conflito, pois fui apresentado à necessidade de uma tal "apercepção sociológica", uma necessidade de se colocar em xeque o sentido que as palavras "Hierarquia" e "Individualismo" tem em nossa sociedade e de avaliar/observar se esses sentidos podem ser transpostos para sociedade indiana. Essa apercepção é meio que se permitir a uma exteriorização em relação à sua própria sociedade. (Compreendi correto?)

A partir daí o livro me prendeu. Trata-se de uma apresentação da sociedade indiana de um modo interessante (tal como ela é?). Talvez uma oposição ao ocidente.

[Como a proposta aqui não é dar spoiler, fica a indicação de um bom livro para quem é da Sociologia/Antropologia e até mesmo da Psicologia para que novas reflexões possam vir a acontecer]

Dúvidas:

Apesar da instabilidade das castas não afetarem o sistema, pois as relações estão estabelecidas sob outro princípio estruturante, como seria possível uma mudança na estrutura social dessa sociedade?

Como se situa a índia em termos de globalização? As mudanças globais afetam/afetaram em algo sua estrutura social?

E, vocês que já visitaram ou conhecem alguém que visitou/morou lá, como é ser imigrante ou turista na Índia? Você se insere em alguma casta/varna?