O Estranho Hábito de Dormir em Pé

O Estranho Hábito de Dormir em Pé Paulo Sandrini

Resenhas - O Estranho Hábito de Dormir em Pé

Paulo Silas 02/02/2023

Com uma escrita divertida, cativante e fluida, Paulo Sandrini presenteia o leitor com uma reunião de contos cujas histórias não são nada comuns. Nas pequenas tramas presentes no livro há várias pitadas de absurdo e talvez até um pouco de realismo mágico, tornando as histórias peculiares e que chamam a atenção, para além da boa narrativa, justamente por conta dessa curiosa estranheza que os contos contêm. Parece estar presente uma influência kafkiana em muitas das páginas, o que explica o tom do absurdo que permeia as histórias. Ótimas histórias, vale registras e ressaltar.

Dez são os contos reunidos na obra, cada qual narrando ficções que de alguma forma abordam a existência humana. Em "O martelo de Thor" é contada a história de um sujeito que se muda com sua família para a nova residência que finalmente conseguiu adquirir, situada no que chama de um condomínio horizontal, jubilando com a conquista por pouco tempo - até quando passa a ser atormentado pelo barulho cada vez mais incessante produzido por seu desconhecido vizinho. "Baixinhos invocados" traz a narrativa sobre alguns sujeitos "complexados pançudos banguelas feios pra chuchu carecas pobres sujos malditos cegos de um olho e sem dois dedos na mão esquerda" que, por serem ainda todos baixinhos, acabam fazendo de tudo um pouco, estando sempre abaixo da média nas profissões que ocupam, até que todos exceto um decidem crescer. Esses e os demais contos são escritos em um estilo jocoso e que gera perplexidade em vários pontos, residindo aí talvez o principal ponto que os torna atraentes.

Como bem registra Fábio Campana na orelha do livro, "quem penetra no mundo de Paulo Sandrini descobre um reino de ardente irrealismo no qual persona e criatura se veem submetidas a leis jamais compreensíveis em sua inteireza e que determinam o perigoso jogo da existência". Esse é o mundo que a escrita do autor fornece ao leitor, funcionando os contos da obra como janelas que são acesso a diferentes cômodos de uma mesma (e imensa) construção. Uma bela obra da literatura paranaense que merece e vale ser lida.

Yuririn 28/07/2021

não curto muito contos, mas adorei estes
os contos são bem legais e misturam o real com o irreal de um jeito bem bacana. Com o contexto você chega a pensar que o que o autor conta é estranhamente "plausível" nas circunstâncias hahah. Tem bastante criatividade, acontecimentos nojentinhos e críticas a certos comportamentos humanos--- principalmente os primeiros que já intrigam e deixam um grande "quê?" na sua cabeça. Apesar de não ser muito fã de contos, achei os do livro bem interessantes e diferentes.

Sara Muniz 27/02/2015

Resenha - O Estranho Hábito de Dormir em Pé
Resenha

Contos distorcidos sobre a vida

O Estranho Hábito de Dormir em Pé é um pequeno livro, escrito por um autor nacional e que é muito bacana. As ilustrações do livro (que aparecem somente no título de cada conto) foram feitas pelo seu irmão. O autor é daqui de Curitiba também

site: http://interesses-sutis.blogspot.com.br/2015/02/resenha-o-estranho-habito-de-dormir-em.html