Ondina

Ondina La Motte-Fouqué
La Motte-Fouqué

Resenhas - Ondina

Livinha 03/05/2021

Não foi a história de amor arrebatadora que eu estava esperando pela sinopse, mas gostei muito de refletir sobre a dicotomia Natureza x Civilidade que está presente em todas as páginas deste livro.

Jean Bernard 29/03/2021

Grande Fábula
?Sob a lágrima brota o sorriso, e o sorriso por sua vez faz emergir a lágrima de seus recônditos.?
Uma fábula que enaltece as belezas da natureza e as complexidades humanas.

Shirlei | @pazliteraria 05/07/2020

Conto de fadas intenso!
Ondina é um romance de fantasia, muito conhecido pela cultura alemã desde o século XIX, é um verdadeiro conto de fadas inspirado na Mitologia Germânica, é a história de um amor que a tudo resiste e que prevalece, por fim, sobre todos os infortúnios.
Escrito pelo alemão Friedrich de la Motte - Fouqué, Ondina conta a história de como o cavalheiro Huldbrand conhece e se apaixona por Ondina, uma moça que mora em uma cabana simples, em uma floresta cercada por magia.
Peguei esse livro emprestado da minha cunhada, ela ganhou Ondina de presente, pois tem o mesmo nome do livro. Ondina é um livro bem pequeno, a leitura foi super rápida, li em uma tarde. Embora seja um conto de fadas lindo e envolvente a narrativa tem pontos trágicos da metade para o final, mas, para mim, esses pontos dramáticos deixaram a leitura bem emocionante.
Leitura cheia de fantasia, misturada com atitudes e sentimentos reais. Super indico a leitura!

@apilhadathay 11/10/2010

Caixa de surpresas
Ao concluir a última linha de Ondina, tudo o que pude pensar foi "Que história de amor deliciosamente conturbada!"

Ondina (1811) é um conto de fadas da mitologia germânica - o mais adorável dos contos, para Goethe; está na literatura para maravilhar quem diz que não se surpreende com mais nada. É uma caminhada em expectativa, por uma floresta silenciosa e agourenta, onde a magia, literalmente, toma forma.

Um casal sofreu a perda da primeira filha, que foi levada pelo rio ainda bebê. Misteriosamente, uma outra menina é trazida à família do velho pescador, pelo mesmo rio: Ondina. Ela cresceu como filha adotiva do casal, sendo um personagem bastante peculiar: atrevida, forte, decidida e sem freio de língua - características com que conquistava quem cruzasse o seu caminho.

Um jovem cavaleiro perdido, Huldbrand, surge na floresta em que os pescadores e sua filha vivem. Um sentimento acaba surgindo entre ele e Ondina, da forma mais natural possível, enquanto ela o conquistava um pouco por dia, com seus encantos joviais.

Ondina é, na verdade, uma ninfa das águas, fato que só revelará ao homem amado posteriormente. Sua natureza flutua entre o belo e o maligno, no decorrer da história, especialmente quando do surgimento de histórias e familiares dela.

A história começa a mudar de rumo quando é encontrada a filha do casal, que já tem, aproximadamente a idade da filha adotiva: um sutil triângulo se esboça e leva a um final inesperado.

Fiquei maravilhada com as atitudes e amadurecimento de Ondina, e com as implicações de seu casamento com Huldbrand.

Leio e recomendo.