Deep Blue

Deep Blue Jennifer Donnelly

Resenhas - Deep Blue

Lu 15/06/2019

Eu conheci a escrita da Jenniffer Donnelly há cerca de dez anos. Uma grande amiga minha, fã inveterada de romances históricos, se dizia encantada por um livro que ela tinha acabado de ler: chamava-se "O chá do amor" foi publicado, se não me engano, pela Editora Charme.

Em minhas buscas por um livro de literatura fantástica, que não parecesse tão assustador quanto "O olho do mundo", eu me deparei com esse. Afinal, o que pode ser tão legal quanto estar a bordo de um navio voador com uma equipe de semideuses superpoderosos?

SEREIAS!

Para quem gosta de fantasia, o livro de Donnelly é um prato cheio. Seu mundo aquático é vívido, brilhante e colorido e é divertido demais imaginar as heroínas nadando de um lado para o outro. A narrativa da autora consegue ser detalhista sem ser pesada e o clima leve, meio teen faz as páginas voarem.

As personagens também são boas. Gostei de Sera e das mudanças sutis pelas quais ela vai passando ao longo da história. Dá para sentir o peso da coroa sobre sua cabeça e é difícil não lembrar de algumas figuras femininas da cultura pop recente, como a Rainha Elizabeth II, interpretada por Claire Foy em The Crown ou mesmo a versão atualizada da Princesa Jasmine, da adaptação de Aladim.

Dos demais personagens, destaco Neela, a futura cunhada de Neela e Ava. Ambas são extremamente simpáticas. O detalhe é que Ava é brasileira e adorei que ela misture português com o inglês e da maneira correta.

Vou concordar com a colega skoober que disse que as demais são apresentadas muito depressa. Imagino que isso será corrigido nos próximos livros. Por essa razão, a nota real é de 4,5 estrelas.

No todo, é um livro bem legal, com boas cenas de ação, uma mitologia criada com cuidado e bem narrada pela autora e... romances complicados, como ela já mostrou que gosta de criar em "O chá do amor".

Que venha Rogue Wave.

Recomendo!

Deyse 30/12/2014

Serafina é uma sereia do mar Mediterrâneo que está se preparando para a sua cerimonia de noivado – algo muito importante no seu reino e que ela vem se preparando sua vida toda. Mas quando sua mãe é assassinada no meio da cerimônia por uma flecha envenenada Serafina vê seus pesadelos proféticos se tornarem verdade, agora ela tem que ir em uma missão para descobrir o motivo do ataque e quem o tramou já que só assim poderá salvar seu reino.

Como eu amei esse livro! Eu nunca tinha lido nada sobre sereias antes e no começo estava meio hesitante se seria o meu tipo de livro, mas o jeito com que Donnelly começa a história – descrevendo e criando esse mundo na nossa cabeça, fez com que eu me apaixonasse pelas políticas e a cultura desse universo, apesar de que para alguns o começo possa ser um problema já que temos tantas informações sendo jogadas na gente sem um período de tempo para processa-las.

E em compensação o final foi apresado demais para o meu gosto, nos temos várias personagens que são apresentadas logo na reta final e não temos tempo de conhece-las antes da ação final acontecer. Eu senti que isso foi mal posicionado, talvez alguns personagens pudessem ter ficado para os outros livros já que é uma série ou talvez alguma outra parte pudesse ter sido cortada para fazer com que essas personagens tivessem mais espaço no final.

Mas tirando isso eu amei essa história e as personagens que nós conhecemos foram incríveis, Serafina principalmente – apesar de ela ter várias dúvidas sobre o seu destino no começo do livro eu senti que com a ajuda das garotas sua confiança irá crescer ao longo dos livros e ela se tornará uma líder incrível.

Recomendo esse livro para leitores do gênero de fantasia que procuram algo sobre sereias, girlpower e um universo fantástico único. O livro foi publicado em maio desse ano nos USA, pela Disney Press, e eu diria que o nível de inglês é médio.

site: deysediztudo.wordpress.com