Um preço muito alto

Um preço muito alto Carl Hart




Resenhas - Um Preço Muito Alto


18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Mariana 22/03/2024

Grande aprendizado
Esse livro foi um grande aprendizado para mim. Por meio de sua biografia, Carl Hart discute o uso de drogas e desconstrói muitos mitos que temos socialmente a esse respeito. Ele debate o quanto os contextos micro e macro sociais interferem na questão do vício, mostrando que não é a substância química em si que é devastadora, mas sim as mazelas sociais, políticas, econômicas e raciais que permeiam a sociedade e transformam muitos em criminosos e adictos. É interessante pensar por essa perspectiva, entendendo que existem várias funções para a droga, e uma delas, é suprir a necessidade de reforçadores, que muitas vezes não existem na vida daquela pessoa.
Algumas ideias ainda ficaram um pouco difíceis para mim de entender, pois de fato desconstroem muito do que aprendemos sobre drogas. Ainda assim, recomendo muito o livro para quem quer ampliar sua perspectiva nesse tema.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 31/01/2024

Na juventude Carl Hart não se deu conta da importância da escola .Estudava apenas para permanecer no time de basquete levando a vida nas ruas , nos guetos de miami , sem perspectivas de um futuro melhor .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788537812648
comentários(0)comente



Victor.Kagan 05/09/2023

O Dr. Carl Hart deu um tapa na cara da sociedade ao ter escrito "Um preço muito alto". Pois ele desconstrói toda e qualquer visão que se tenha sobre o mundo das drogas e a forma que a nossa sociedade lida com a situação. Além disso, a história de Carl Hart nos abre os olhos para outras questões como a discriminação racial, a pobreza, a desigualdade e a dificuldades de optar por se dedicar ao mundo acadêmico.
comentários(0)comente



Eduardo.Saldanha 06/06/2023

Um livro essencial para desconstruir tudo que fomos ensinados a pensar sobre as drogas. Carl Hart conseguiu expor assuntos delicados e pesados de uma forma leve e de fácil compreensão. O único arrependimento é de não ter lido antes.
comentários(0)comente



Caio380 03/05/2023

O problema das drogas
As drogas são o problema do mundo? Ou o mundo é um problemas das drogas? Na verdade, não é uma coisa nem outra. Ou melhor, talvez, um problema seja parte de um outro problema. Falar sobre uso de drogas, vício, dependência e outras situações relacionados as drogas mexe com a emoções, sentimentos e experiências. E é isso que Carl Hart procurou fazer com esse livro. Ele convida o leitor/leitura a um mergulho as profundezas da sociedade, do preconceito, do sistema econômico e dos tramas cotidianos e familiares que atingiram a ele, parentes, amigos e conhecidos. Hart, merece ser lido pela coragem que teve. Sua história é um grande serviço a divulgação cientifica e aos esclarecimento sobre o mundo e as drogas. A leitura é inquietante. Ao final encontramos uma afirmação que pode ser transformado em pergunta: as drogas são parte de um problema chamado vida.
comentários(0)comente



lanegrao 03/01/2023

Mudou a minha vida
Neurociencia é uma das minhas paixões e sempre fui preconceituosa em relação a drogas, muito por causa de religião e outras formas de desinformação.

Carl Hart traz argumentos científicos que desmistificam a nossa percepção sobre drogas, usuários, explica vício, substâncias populares e me convenceu de que a política antidrogas é apenas mais uma desculpa pra colocar pessoas pobres e pretas na cadeia.

Me senti engrandecida com essa leitura e indico a todos.
comentários(0)comente



Samuel.Moreira 29/10/2022

Pesquisa
Outro livros que utilizei de base para meu TCC.

Apesar de ser parte relato, há muita informação pertinente e científica no livro. Carl Hart traz uma visão totalmente diferente do que todos estão acostumados quando se fala de drogas.

Percebe-se com este livro como o proibicionismo foi aplicado com o intuito de criar uma ferramenta moralizadora através do direito penal e como o racismo era predominante nas conversas em relação ao uso de drogas.

Leitura muito interessante que não se limita apenas aos estudiosos do tema, todos deveriam ler este livro e acabar de uma vez por todas com os esteriótipos criados em suas cabeças em relação às drogas.
comentários(0)comente



França 26/09/2022

Autobiografia de um neurocientista
Carl Hart é um neurocientista de considerável sucesso nos Estados Unidos e isso é dizer muito quando se descobre sua origem. É justamente através do relato dessa origem sócio-econômica - um pobre afro-americano - que ele nos convida a examinar os efeitos da proibição das drogas na sociedade.
Os relatos são acompanhados de estudos teóricos para justificar a sua posição política, porém sem minúcias pois a obra é antes um manifesto anti-proibição que propriamente um livro de divulgação científica.
Fica aqui minha ressalva que por vezes às agruras do um negro americano de classe baixa parecem meros dissabores pertos da realidade brasileira. É interessante notar que o que é percebido como lixo por uma sociedade seria luxa noutra. Casa, emprego, carro, escola e outros serviços públicos seriam percebidos doutra forma pelos despossuídos brasileiros.
Contudo, essa diferença de percepção antes confirma do que contesta o argumento de Carl Hart. É pelo olhos do usuário devemos observar a droga, não sendo estas algo danoso por si só. O uso como fuga, como escape, é o que geralmente levará ao abuso. Já o uso recreativo tem muito menos chances de seguir por essa caminho e isso, segundo o autor, independe do tipo de droga.
Recomendo para quem quer saber mais sobre as drogas numa perspectiva mais biológica e ao menos tempo com considerações sociais.
comentários(0)comente



Zahar 31/01/2022

A inutilidade da guerra às drogas
Neste ótimo livro o professor e pesquisador Carl Hart analisa o histórico e os resultados da guerra às drogas, enfatizando aspectos pouco abordados - sociais, culturais e econômicos - propõe novas abordagens. ****/5*
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



fev 13/01/2021

#BingoLitNegra #LeiaNegros

O livro tem a abordagem diferente que eu imaginei que teria. O livro tem muito de memória e biografia. Acredito que Hart tenha utilizado essa abordagem para fazer com que o leitor ficasse mais próximo de um assunto que ele defende: a descriminalização das drogas hoje ditas ilegais nos EUA e o seu ponto de vista não tão estarrecedor sobre vício nessas drogas.

Carl Hart dá sempre um panorama sobre a sua vida no início de cada capítulo e mais para o final discute assuntos relacionados às drogas. Da infância pobre em Miami até professor-cientista em uma das universidades mais importantes e famosas do mundo. Ele também, como pessoa negra, faz inúmeros recortes de raça e mostra o quanto a justiça e a política americanas são racistas.

É um bom livro, só não é tão profundo como eu imaginei que poderia ser quanto a opinião do autor sobre a descriminalização. Mas é o suficiente para ser introduzidos ao assunto e ter uma visão diferente daquelas difundidas pela impressa e pelos governos e campanhas de tolerância zero às drogas.

Fica a recomendação, mas vá ciente que é um livro de memórias com discussões sobre drogas.
comentários(0)comente



Hanna.Ramos 05/07/2020

Leitura muito necessária para quem quer entender um pouco mais sobre as drogas e os efeitos dela dentro da sociedade, nesse caso, estadunidense (porém não deixa de ser um relato que reflete a situação de muitos outros países). Toda minha admiração a Carl Hart!
comentários(0)comente



Éverton 27/09/2019

Deveria ser lido por todo gestor de políticas antidrogas
Um livro que há muito tempo esperava ter lido. Valeu muito a pena. Nele o autor, além de contar sua vida e a relação com as drogas, coloca em evidência vários preconceitos adotados nas políticas antidrogas. O mal do uso inconsciente e compulsivo das drogas existe, mas pouco se fala que isso não é regra, mas exceção. As políticas adotadas para deter o uso de drogas causam muito mais mal aos usuários do que bem, como os que se dizem “bem intencionados” querem nos fazer acreditar. Levar as drogas para esfera criminal é marginalizar e estigmatizar ainda mais quem precisa de ajuda (o que não são todos). Quase sempre quem sofre com os efeitos perniciosos do sistema penal de combate às drogas são os grupos já marginalizados pela sociedade. Isso leva a uma retroalimentação desses indivíduos nesse sistema, pois uma vez pegos, é quase impossível sair devido ao estigma que sua ficha criminal lhes conferiu, mesmo sem ter parte em qualquer outro tipo de delito mais grave. Carl Hart trata de uma forma bem direta neste livro como nossa visão sobre as drogas está extremamente enviesada pela mídia, pelo governo e por boa parte da sociedade civil que usa de casos extremos de vício (muito atrelado à vida já ruim do usuário) para fazer sensacionalismo e ignorar os dados científicos relacionados ao uso das drogas. O preço da guerra às drogas como fazemos hoje é muito alto. São vidas destruídas pelo estigma do uso e encerradas por traficantes em disputa por território ou pela polícia no combate ao tráfico. É preciso sair da cegueira do senso comum que as décadas de desinformação nos trouxeram. Este livro deveria ser lido por cada gestor de política antidrogas e por quem realmente se preocupa e como lidar com o uso de drogas na sociedade.
comentários(0)comente



Eric Luiz 03/05/2019

Esclarecedor.
Carl Hart, neurocientista conceituado, desmistifica nesta obra o assunto "drogas" e/ou "vício". Através de pesquisas científicas o autor demonstra que a porta de entrada para os vícios não são necessariamente outras drogas, demonstrando que o tema é muito mais complexo do que se imagina. Contando sua história de vida, que não difere muito da realidade social brasileira, salienta também que drogas devem ser tratadas como assunto de saúde pública, e não de forma bélica como a maioria dos países hoje tratam. Por tanto, suas pesquisas trazem uma ótima contribuição para que possamos abrir nossos horizontes e agregar complexidade no que diz respeito à abordagem do tema, que deve ser tratado por diversos vieses e ramos do conhecimento. Para quem pretende agregar informação ao tema "drogas" e/ou "vício", vale a pena a leitura deste livro, que nos força a sair do senso comum teórico e adentrar em algo mais complexo (teoricamente), porém de fácil acesso.
comentários(0)comente



Solange 14/02/2016

Excelente leitura! Você verá como a maioria vive na ignorância
Contando sua própria história o autor faz um paralelo com o racismo latente nos EUA e conta como a guerra às drogas é baseada em dados irreais. No livro ele nos mostra, com um forte embasamento científico, como toda a sociedade paga um preço muito alto por essa ignorância generalizada e a famosa política do medo...Recomendo a leitura!
comentários(0)comente



18 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR