Big Little Lies

Big Little Lies Liane Moriarty




Resenhas - Big Little Lies


20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Thamires 20/04/2017

Big Little Lies
Big Little Lies, de Liane Moriarty, gira em torno de três personagens principais, seus relacionamentos, passados e conflitos atuais: Madeline, a amiga leal que não leva desaforo para casa; Celeste, a mulher que muitas invejam pela aparência física e vida de luxo e Jane, a mãe solteira nova na cidade. Todas têm em comum a relação com a pública pré-escola onde seus filhos estudam na cidadezinha litorânea.
A sinopse já é de se ficar intrigado: como algo tão pequeno como "playground whispers" poderia levar a um assassinato?
O livro é narrado em terceira pessoa e intercala o enredo principal de como tudo foi parar naquilo com o depoimento de personagens terceiros na história. A escrita é apaixonante e viciante, cada capítulo acrescenta algo novo a história, se conecta com outros e se complementam para trazer temas necessários como bullying e outros tipos de violência. Nada é o que aparece.
Em livros de suspense é fácil se sentir desprendido da história quando o autor de repente se vê num clímax pequeno e resolve trocar pra cenas na delegacia e/ou ponto de vista de outro para poder segurar a curiosidade do leitor, mas isso não acontece aqui. Moriarty lhe oferece o prato cheio, não pedaços, e se oferece pedaços em alguma parte para manter a curiosidade não dá para notar, pois todas as três personagens se encontram em tantos conflitos interessantes que não dá para pensar em parar de ler. Não há momento em que o livro fique parado, cada pequeno incidente faz a história andar até o clímax final - que parece agora ser um termo errôneo, pois pode-se considerar o crescimento das personagens até a última página (sério) como um clímax.
Além de ter um enredo envolvente, real e sério, Liane encaixa humor e nos deixa envolvidos com os personagens. Ri tanto e torci tanto que perdi as contas.
Leitura necessária não só por apresentar questionamentos sérios (abertos ou não), mas também por ser incrivelmente delicioso de se ler. Relerei.
comentários(0)comente



Nati 25/03/2017

"But I feel ugly, because one man said it was so, and that made it so. It’s pathetic."
Eu fiquei muito intrigada com a sinopse desse livro, principalmente por causa da série da HBO e praticamente devorei o livro. Big Little Lies é a história de 3 mulheres: Jane, Madeline e Celeste. Cada uma delas traz uma faceta diferente do que é ser mãe e mulher, introduzindo no livro temas como abuso (físico e mental), abandono, lidar com ressentimentos passados, relacionamento com os filhos, preconceito, etc. A medida que o plot vai evoluindo, você acaba entrando de cabeça na vida dessas mulheres, na amizade delas, em seus problemas - sejam eles o marido abusivo, a briga com o ex-marido ou uma picuinha no jardim de infância do filho - e se identificando em alguns aspectos. No fim, você está torcendo por elas, e ansiosa para descobrir o mistério da Noite da Trívia. Adorei o estilo meio em flashbacks, iniciando com um prólogo para deixar os leitores curiosos e voltando para o início da história, seis meses antes, e evoluindo dai. O recurso de usar a transcrição dos interrogatórios dos moradores da cidade para construir a trama, além de convenientemente não mostrar a transcrição dos nossos personagens principais (o que faz você questionar se algo aconteceu com eles, e se sim, com quem - ninguém está seguro até os últimos capítulos!) foi muito interessante e serviu para me prender ainda mais na história. Essencialmente, é um livro sobre como pequenas mentiras e segredos do nosso dia-a-dia podem tomar proporções muito maiores e acabar em tragédia e como todo mundo tem algo a esconder, ninguém conhece de fato ninguém e o que ocorre em cada casa. Fiquei muito feliz (e posso dizer que realmente não esperava) com o final, foi bem satisfatório e resolutivo. Cada personagem teve o fim que merecia e o livro termina com aquela sensação de que 'viveram feliz para sempre'. Depois, corri para ver a série e estou gostando do rumo que está tomando e como está sendo até bem fiel à obra original. No geral, gostei da escrita da Liane e do tipo de história que ela conta e já quero conferir outros trabalhos da autora.
comentários(0)comente



Psychobooks 07/02/2015

E mais uma vez vocês escolheram o livro para o qual eu estava secretamente torcendo! Li O Segredo do Meu Marido há algum tempo e gostei muito, então estava animada para ler outro livro da Liane Moriarty. E já vou falar de cara que não me decepcionou :)

Enredo
Assim como em O Segredo do Meu Marido, em Big Little Lies acompanhamos a vida de três mulheres, todas com seus filhos pequenos iniciando a pré-escola na mesma turma: Madeline, de presença forte e tendência a provocar conflitos; Celeste, de beleza incomparável e que aparentemente tem tudo; e Jane, mãe solteira nova na cidade, que é imediatamente acolhida por Madeline e Celeste.

Desenvolvimento do enredo e Narrativa
Antes mesmo de as aulas da pré-escola começarem, em uma reunião com os novos alunos para apresentar as diretrizes para o ano letivo, há um episódio problemático entre o filho de Jane e a filha de outra mãe, Renata, que será o ponto de partida para os conflitos que se desenvolverão ao longo da história entre os pais das crianças e entre elas mesmas, que culmina com a morte de um dos pais (podem ficar tranquilos que isso não é spoiler, está dito na sinopse e ficamos sabendo logo no primeiro capítulo que todos os pais estão envolvidos em uma investigação criminal).

A narrativa se assemelha ao que encontramos em O Segredo do Meu Marido: enquanto nos guia pelo desenrolar dos conflitos até chegar ao clímax, Liane, em terceira pessoa, cada hora sob o ponto de vista de uma das três personagens principais, vai nos apresentando, aos poucos, suas vidas e seu passado e amarrando tudo com o que está acontecendo.

Logo no primeiro capítulo sabemos que vamos acompanhar uma investigação criminal, mas não sabemos quem foi a vítima e quem foi o assassino. Até chegarmos no momento da morte, a autora vai construindo tensão e mais tensão entre vários personagens e vai dando pistas do que aconteceu através de trechos dos depoimentos dos pais envolvidos na investigação e do detetive que a está conduzindo. Esse é um aspecto muito interessante da narrativa, pois as dicas são dúbias e, a cada momento que mudamos de opinião sobre o que aconteceu, nosso foco sobre a história e sobre os personagens também muda. E, claro, o inevitável acontece: a gente simplesmente não consegue parar de virar as páginas até descobrir a verdade.

Personagens
Madeline acabou de fazer 40 anos e tem 3 filhos: Abigail, de 14, fruto de seu primeiro casamento; Fred, cuja idade não fica clara, mas que deve ter em torno de 11/12 anos; e Chloe, de 5, que está iniciando a pré-escola. Madeline tem um casamento feliz com Ed, seu segundo marido, mas tem problemas em lidar com o ex-marido Nathan, sua nova esposa Bonnie, sua filha Skye, da mesma idade de Chloe, e com a preferência que Abigail está demonstrando pelo pai e pela madrasta.

Celeste não tem a idade revelada, mas deve ter entre 30 e 35 anos e é dona de uma beleza incomparável, além de uma casa invejável e um casamento, aparentemente, de dar inveja. É casada com Perry e seus filhos gêmeos, Max e Josh, também estão começando a pré-escola.
Jane tem 24 anos, é mãe solteira e nova na cidade. Seu filho, Ziggy, que começará a pré-escola junto com Chloe, Max e Josh, é fruto de uma transa casual e Jane nunca revelou a ninguém a identidade de seu pai.

Conclusão
Apesar de a estrutura de Big Little Lies não ser novidade para mim, gostei muito da leitura! Liane consegue, como ninguém, descrever a vida aparentemente perfeita dos personagens e ir, aos poucos, se embrenhando em sua rotina para nos apresentar as falhas e as mentiras, grandes ou pequenas, que todos contamos para nos enganar e enganar aos outros e como isso afeta não só a nossa vida, mas a vida das pessoas ao nosso redor também, às vezes até mesmo de forma drástica. Ela consegue abordar temas mais polêmicos ao mesmo tempo em que introduz linhas mais cômicas em suas histórias, o que nos faz gargalhar em uma página e arregalar os olhos na seguinte. Eu adorava assistir Desperate Housewives e não consigo pensar em imagem mais perfeita para traduzir como é a obra de Liane Moriarty. Super-recomendado!

"She'd swallowed it whole and pretended it meant nothing, and therefore it had come to mean everything."
Página 220

site: http://www.psychobooks.com.br/2014/12/resenha-resultado-do-sorteio-big-little-lies.html
comentários(0)comente



Janayna 21/01/2015

Insquecível!
Já fazia um bom tempo que eu não lia uma estória tão bem contada. Até que o estilo de escrita poderia ser melhorado, mas dei a nota máxima no livro simplesmente porque o o roteiro, as personagens, tudo é quase real. Muitas vezes me pegue rindo sozinha, pois algumas cenas pareciam ter saído diretamente da escola do meu filho. Também vou ficar com muita saudade de todos os personagens, que foram tão bem construídos. Mas talvez a cereja do bolo seja a trama envolvente. Tem suspense, segredos e como não poderia ser diferente, muitas mentirinhas. E isso é a nossa vida, uma sucessão de pequenas mentiras aparentemente tão inofencivas, mas que podem ter consequencias bem danosas. O humor, até um tanto ácido, também é outro ponto que me agradou bastante no livro. Enfim, recomendo muito. E olha que faz muito tempo que dei uma nota máxima por aqui.
comentários(0)comente



Juliana 13/01/2015

Uma narrativa que intercala os acontecimentos em ordem cronológica e os depoimentos de vários personagens secundários.
Este livro foi uma surpresa muito agradável e bem vinda!
Ele segue a história de 3 personagens fortes e com histórias também fortes durante cerca de dois meses antes de uma noite de trívia na escola onde seus filhos cursam o primário, noite essa que acaba em morte e muitos acidentes menores.
Um pequeno desentendimento no dia de apresentação da escola Pirriwee para os novos alunos abre as portas para uma avalanche de acontecimentos e revelações acerca dos habitantes de uma cidade pequena no litoral da Austrália.
Até o final do livro você não sabe quem morreu e nem quem matou, o que deixa a leitura ainda melhor!
Não consegui parar de ler o livro, levou umas 9 horas para ler ele ao todo, e valeu a pena!
As revelações no final são muito bem feitas e a história pra chegar nelas bem construída!
Vale a leitura!
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR