Por que Indiana, João?

Por que Indiana, João? Danilo Leonardi

Resenhas - Por que Indiana, João?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Fernanda 26/09/2014

A estreia de Danilo Leonardi com Por que Indiana, João? precisa de um lugar ao sol em nossa Semana Nacional Pai DÉgua. Li o livro em pouco menos de 4 horas de tão fluída que a narrativa é, e de tão interessante que é o tema. Vamos por as cartas na mesa: Por que Indiana, João? fala sobre o bullying.

É deprimente ter a perspectiva de um adolescente legal que precisa passar por situações terríveis na escola. João Vitor é um cara tímido que só quer levar uma vida normal, mas que é agredido de diversas formas em seu meio escolar. O professor e os colegas acham engraçado mas, sabe como é, pimenta no olho do outro é refresco. Mas um dia, João reage e tudo muda.

Seu amigo grava a ~investida~ contra seu agressor e o vídeo vira febre na interwebs. A partir daí, João vai lidar com questões interessantes sobre o tema bullying. Claro que sua popularidade vai crescer e ele vai deixar de ser um alvo fácil, porém há outros alvos em sua escola e nada pode mudar esse fato. O bullying é tratado nesta obra do ponto de vista da vítima e achei muito sóbrio da parte do autor a perspectiva que ele nos dá. Não há nada fantasioso ou fora do lugar.

Sempre tive uma opinião formada a respeito de bullying, que é: se impor é preciso. Mas, através da leitura de Por que Indiana, João? percebi que não é fácil reagir (mesmo sendo lógico) quando o mundo parece estar contra você.O ponto de vista de João Victor é triste, porém esclarecedor. São levantadas diversas abordagens de como combater o problema do bullying na escola, ou até mesmo em casa, no contexto da narrativa e, claro, há os agredidos que não concordam com uma solução pacífica.

É interessante ter esse olhar de dentro ao mesmo tempo que vemos o panorama completo. O livro não traz uma mensagem de paz e amor, nem tão pouco de ódio ou intolerância, mas traz numa história fictícia uma perspectiva realista sobre um problema muito real. Com todo o sucesso que João Vitor faz na internet, ele acaba se tornando uma referência para os que sofrem bullying e estar em evidência implica em várias mudanças de atitude. Como será estar do outro lado agora?

"Mesmo depois de tudo que aconteceu, continuo com um forte sentimento de inferioridade, porque eu sinto que todos querem que eu seja algo diferente de mim mesmo.
Ser uma pessoa calma e tímida não é bom o suficiente, eu preciso ser agressivo pra ser respeitado pela matilha. Lendo uns versos de Augusto dos Anjos no livro de literatura da escola, me identifiquei bastante: O homem, que, nesta terra miserável, mora, entre feras, sente inevitável necessidade de também ser fera."

A narrativa é em 1ª pessoa e, como supracitado, super fluída. É um livro simples e fácil com uma capa chamativa bem legal que tem muito a oferecer no conteúdo ao leitor. Os personagens são adolescentes sem nada mais fora do normal do que de costume e, como jovens da atualidade, trocam mensagens com palavras encurtadas. Preciso constar que detesto isso, mas é uma opinião totalmente particular, visto que é normal, sim, fazer o quê?

O trabalho da editora Giz é minucioso. O livro tem uma ótima diagramação e não encontrei nenhum erro na edição. Eu já conhecia o autor, Danilo Leornardi, do blog Cabine Literária. Adoro os vídeos deles, inclusive.

Por que Indina, João? é um livro muito bem trabalhado e uma ótima pedida nacional para os leitores. Ah, vou deixar o mistério do título a cargo dos bookaholics.

site: http://www.garotapaidegua.com.br/2014/09/EuLi-PorQueIndianaJoao.html#.VCWnDmddWHM

Ali 06/10/2014

Um pouquinho sobre Por que Indiana, João?
Autor: Danilo Leonardi. Sim, um dos criadores e colunista do Cabine Literária.

Eu estava no aguardo desde que ele comentou que estava escrevendo um livro. Apesar de hoje eu não acompanhar mais o vlog, eu queria muito experimentar a escrita do Danilo.

E não me decepcionei.

Não sou muito fã do assunto bullying, mas existem abordagens e abordagens para tornar interessante. E esse é do tipo que me fisga: sem pessoas se fazendo de coitadinhas na história.

O livro começa mamão com açúcar, aparentemente comum e clichê. Mas em dois capítulos ele vira 360° graus, e quanto mais você lê mais ele se aproxima do assunto utilizando outros meios, como a repercussão na internet.

Eu não leio sinopses, como bem sabem, e só descobri agora o que vou falar a seguir não é spoiler porque está na parte de trás do livro: basicamente, é a história de um menino que revidou as agressões, e, tendo certa voz na mídia, influenciou outras pessoas a fazerem o mesmo.

Eu li esse livro em um dia praticamente, pois estava hipnotizada para saber o final. Apesar de achar que foi um pouco dramático demais, serve para, sem dúvidas, surpreender o leitor.

O romance do livro claramente não é algo para se levar a fundo, já que, pelo menos para mim, era nítido que o sentimento entre as personagens era superficial. Como uma desculpa para certas ações.

A construção das personagens tornando todos eles imperfeitos foi algo notável. Sem idealizações é a melhor e mais eficaz maneira de não-vitimar personagens, e não tornar um vilão em completo vilão.

O que quero dizer é: para cada personagem, é como se houvesse um porquê de sua personalidade e uma outra face, para que o leitor não acredite 100% no que João vê.

Convenhamos, numa narrativa em primeira pessoa, com pensamentos e impressões da personagem principal em primeiro plano, é difícil deixar "deixas" para uma segunda opinião.

No mais, eu dei 5 estrelas porque me cativou e divertiu enquanto durou.

Quando eu fechei o livro, fiquei desejando que ele tivesse mais páginas.

Esperando ansiosamente o próximo livro do Danilo.

Kika 05/09/2014

O QUE É BOM PARA VOCÊ PODE NÃO SER BOM PARA OS OUTROS.
Qual é o limite entre uma brincadeira e uma agressão? O que podem acarretar na vida de quem sofre e até mesmo de quem pratica? Estamos preparados para identificar essa diferença e agir? Mais importante: como agir?
Estas são algumas perguntas que nos fazemos ao ler o livro de estreia de Danilo Leonardi (editor do Cabine Literária), lançado pela Giz Editorial e com a edição de Walter Tierno. Mesmo com esse time maravilhoso, a história consegue superar expectativas por sua sensibilidade em vários aspectos.
O livro é narrado pelo protagonista, João Vitor, um garoto tímido que só tem um amigo na escola, o Daniel. João até lida bem com a impopularidade, com o fato de ser filho único de pais separados e por voltar a morar em São Paulo após uma temporada em Minas Gerais (onde deixa sua melhor amiga/amor impossível, Raquel) justamente numa fase tão instável como a adolescência. O que está ficando cada dia mais difícil para João é suportar as “brincadeiras” de um grupo de valentões na escola, às quais os professores ignoram deliberadamente.
Um dia, João tem a brilhante ideia de chamar uma garota para sair através de um bilhete escrito por seu amigo. O que ele não sabia era que a garota namorava o “chefe” dos valentões que o atormentavam. Como não há nada tão ruim que não possa piorar, o namorado não apenas descobre como lê o bilhete na sala de aula, chamando João para a briga ali mesmo. Acuado, João faz o que nem ele esperava: revida! E ganha!
Ambos são suspensos e João acredita que assinou sua “sentença de morte” mas, ao voltar à escola, descobre que o tal valentão não era tão idolatrado assim. Seria um caso “comum” se Daniel não tivesse gravado a briga e postado num canal sobre jogos de videogame que os dois mantinham.
O vídeo torna-se um viral, com milhares de acessos em poucos dias e a vida de João muda completamente, assim como sua personalidade. Ele vira notícia na escola, na internet e na mídia. A partir daqui é com vocês rsrs.
O genial desse livro é você conseguir mentalizar que quem o escreveu é um adulto porque vivemos a história junto com um personagem que está construindo seu caráter, passando pela fase hormonal, aprendendo a lidar com as consequências de suas escolhas e absorvendo rapidamente uma fama abrupta e não esperada numa narrativa condizente com a maturidade emocional e linguística de um adolescente de 15 anos. A tendência aos exageros, a mania de se expressar através de frases de músicas (é, eu achei algumas rsrs), a dificuldade de compreender e se comunicar com os pais, a primeira namorada... Tudo é muito equilibrado, sem vulgaridade, sem apelação, sem descrições desnecessárias ou histórias paralelas que pudessem tirar o foco da mensagem ou tornar a leitura cansativa.
Espero que este livro seja incentivado e incorporado nas escolas porque não diz respeito apenas às vítimas de bullying, mas aos pais, educadores e também (principalmente, na minha opinião) a quem pratica essa violência, ainda que inconscientemente.
Eu amei a história e vou assediar todas as professoras que eu encontrar para que leiam e mostrem aos alunos, coordenadores, etc. Espero que vocês também gostem, assimilem e indiquem.
P.S.: “... A SUBSTÂNCIA DO MAMÃO” já mitou. Foi mal, Indy.

Weslei 16/09/2014

Por que Indiana, João? - Danilo Leonardi
O livro conta a história do João, que por ser muito tímido é alvo da fúria dos valentões na escola. Ele tem apenas um amigo (Daniel), que filma quando João resolve reagir mediante a agressão do seu "inimigo", Guilherme.
O vídeo logo vira febre na internet, trazendo fama e abrindo um leque de possibilidades que João jamais pensou em conhecer. Logo no começo do seu sucesso, o pai de João faz questão de contratar um assessor, Cacá, para gerenciar a "carreira" em ascensão do filho.
Quando é convidado para participar de um programa de TV, que terá como tema o Bulling, João é instruído a dizer algumas coisas, porém durante a exibição do programa ele perde a paciência e acaba falando coisas que terão consequências graves. Nesse mesmo programa conhece Victor e Júlia, que sofrem de Bulling assim como ele, e se tornam amigos.
No decorrer da história são reveladas muitas coisas, amizades se perdem enquanto relacionamentos se tornam sólidos.
É um livro cheio de reviravoltas e com um bom desenvolvimento, trás atona uma questão que esta presente durante o dia a dia de todos, o Bulling, seja você jovem, adolescente, criança ou adulto e mostra como um fato ou palavra podem mudar e influenciar a vida das pessoas.
Com certeza este livro nos fará parar pra refletir qual as consequências que nossas ações terão e estão tendo, e como lidar com as pessoas que são vítimas de Bulling.

Lorena Miyuki 29/06/2015

Didático
4.5/5.
Plot-twists bem colocados e desenvolvidos. Escrita bem objetiva, me fez realmente imaginar que estava lendo uma espécie de diário de um garoto de 15/16 anos.
Um livro mais didático que literário, eu diria, e por isso merece bastante crédito pela abordagem. Um livro que se encaixa na proposta, simples.
Recomendaria para todo adolescente.

Renata 24/06/2015

Resenha - Por que Indiana, João?
O ensino médio não é fácil para ninguém, porém é particularmente mais difícil para João Galeto, já que o garoto sofre bullying. Com 15 anos, taxado de nerd e de uma estatura abaixo da média, sofre provocações todos os dias e só tem um amigo, Daniel, o qual veio do Ceará e é o único menino negro da turma. Ele, entretanto, era popular em sua antiga escola e muitas vezes se inconforma de o mesmo não acontecer ali, em São Paulo.

Ambos passam o intervalo parcialmente escondidos, evitando ser vistos especialmente por Guilherme, que é o cara mais popular da escola e também a causa de grande parte do sofrimento de João. Este, além de possuir apelidos como Uísque, ter sua mochila escondida no horário de aulas e ser obrigado a passar cola nas provas, tem sua cabeça enfiada na privada esporadicamente, para a diversão de outros.

Há alguns meses, os dois amigos criaram um canal de vídeos, para falar de qualquer coisa que fosse do interesse deles, entretanto, como não fez sucesso rapidamente, Daniel deixou de aparecer em várias gravações, então só João se preocupava em continuar filmando alguma coisa. Além de vloggar, ele gosta muito de jogar videogames e tem afinidade com a leitura, mas adora mesmo filmes, principalmente os do Indiana Jones, que assistia com o seu pai quando criança.

Seus pais, contudo, se separaram faz tempo e ele acabou se decidindo por morar com a mãe, que trabalha em um banco. Ela quer o melhor para João, está sempre controlando se o garoto já fez seus deveres e em como é sua conduta, na escola e fora dela. Por isso, é uma surpresa enorme e chocante para dona Magda, quando a chamam na escola para dizer que seu filho, sempre tão passivo, agrediu um outro aluno.

Confira minha opinião em:

site: http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/2015/06/resenha-por-que-indiana-joao.html

Diego 23/09/2014

Simples mas surpriendente
Essa história tinha tudo para cair no clichê da "looser" que virou popular e passou a ser um valentão... mas ao discorrer da narrativa Leonardi nos presenteia com um personagem mais complexo e cheio de nuances. Não vemos um João maduro e sim um adolescente confuso e que nem sempre entende seus sentimentos... o que torna a história mais crível e honesta.
Temos aqui uma obra literária divertida que aborda o bulling e nos transporta para o universo do personagem!
Recomendo!

@litera2023 16/04/2023

Necessário!
Um livro que aborda um tema tão recorrente, o bullying. Um tema que deveria ser comentado mais e onde as pessoas deveriam para pensar na gravidade dessa ação.

Wyll 11/01/2015

Nem tudo é perfeito, mas pode ficar.
E... fim.

Com uma história surpreendente, cativante e cheia de lições "Por que Indiana, João?" deixa sua marca em mim para sempre.

João é um garoto normal, não para todos, mas normal para alguém que ama ler, que joga um bom vídeo game, para quem não tem uma fácil desenvoltura na arte da comunicação. Só que para seus colegas de classe João é "estranho", o que o trás o problema de sofrer nas mãos de grupinhos que zoam com sua cara, o famoso Bullying. Só que em mais um dia em que João está sofrendo Bullying ele não aguenta mais e resolver revidar só que mai sabia ele que seus atos estavam sendo gravados e que foram para na Internet, gerando assim uma mudança repentina em sua vida.

Por que Indiana, João? É um livro que já me deixou curso desde o título, comprei o livro porque já conhecia o escritório Danilo Leonardi​​ de seu famoso canal o Cabine literária que acompanho a tempos. Nem sabia que o Danilo tinha escrito um livro até a Bienal do ano passado onde comprei seu livro em pré-venda. Assim como seu canal é tudo de bom, seu livro segundo no mesmo ritmo.
Com uma Narrativa suuuuper gostos, personagens cativantes e um assunto bastante discutindo, Por que Indiana, João deveria ser lido por várias e várias pessoas, quem sabe até ganhar uma versão em filmes para aprendermos a mensagem que o Danilo nos passar em seu livro.
Não tenho muito o que falar, somente que o livro, é maravilhoso, acho que já disse isso, mas volto a repetir que todos devem ler Por que Indiana, João? até porque além de um livro lindo, ainda é um livro que nos ajuda a repensar sobre diversos fatores, inclusive pra quem tem filhos em escolas.

#FicaADica

macbloo 13/11/2014

Resenha - Macbloo
Simples, divertido, e profundo. Para um autor de primeira viagem, o Danilo conseguiu prender minha total atenção em uma história que tem de tudo um pouco.

De primeira você pode pensar "ah, mas esse já é um tema tão batido..." Foi exatamente o que pensei também, e devo confessar que só fui ler o livro para saber como um crítico literário como o Danilo poderia escrever a sua própria história.

Para ler a resenha na íntegra, acesse:

site: http://macbloo.blogspot.com.br/2014/11/por-que-indiana-joao.html
Valfran 14/11/2014minha estante
Achei essas coisas toda não :S

macbloo 14/11/2014minha estante
Sério? Pois, eu gostei... kkk

Milena Aires 10/12/2014minha estante
Tbm não achei essa coisa toda :/

Dai 15/12/2014

Por que Indiana, Daiane?
"Por que Indiana, João?" do Danilo Leonardi, é um YA que aborda o bullying.

Comecei a ler achando que já sabia o 'roteiro' da estória mas, ainda bem, me surpreendi com seu rumo... Apesar de ser o livro de estréia do autor, tem uma narrativa e edição muito boas, além de nos fazer sentir que o narrador SABE do que está falando, com passagens muito críveis e que farão as pessoas se identificarem com o protagonista.

Quote favorita: "De repente, estar vivo é muito contagiante pra eu me limitar ao espaço da minha cama."

Platina23 25/12/2014

"Engraçado como a distância faz tudo parecer pequeno"
Não, esse não é um trecho de Let it Go e sim um trecho do livro, mas que é quase um copia-e-cola da tradução da música( até que eu achei engraçadinho a paródia ^^d). Mas enfim, vamos ao que interessa:

O livro foi o grande lançamento da bienal desse ano e teve sessão de autógrafos quase todos os dias no estande da Giz Editorial, mas como eu já disse acabei não pegando autógrafo e fica pra uma próxima oportunidade de ver o pessoal do Cabine, que eu tanto amo e admiro.

O livro conta a história de João Vitor, um menino extremamente tímido e deslocado na escola, vítima de valentões e das maldades da elite escolar. Filho de pais divorciados e contando com apenas um amigo, que compartilha de seu canal no youtube, João acaba por sempre preferir ficar em casa gravando para seus fãs do que arriscar chamar uma garota para sair e, além de receber um fora, sofrer chacota dos colegas e nenhum apoio dos professores.

Porém tudo muda em um fatídico dia onde o maior valentão, Guilherme, decide usar a sala de aula como arena para uma luta contra João( Nem preciso dizer que o professor saiu por apenas 2 segundos para a sala ficar uma zona de guerra! Típico ¬¬). O que nos surpreende mais é que João consegue acertar Guilherme com um chute em sua...er...zona viril, o deixando no chão gemendo de dor. E pra complicar um pouco mais, o amigo de João filma, e não satisfeito coloca na internet!

O vídeo virou hit em menos de dois dias e logo João era a cara de milhões de campanhas sobre bullying, dando entrevistas, coletivas de imprensa ou ganhando cada vez mais seguidores em seu canal. Sendo o foco de tanta atenção, João fica cada vez mais confiante, tendo que lidar com a pressão da orientadora e do empresário sobre como o que ele diz pode ser perigoso sobre a mente de seus seguidores,

O livro tem uma atmosfera bem pesada por se tratar de um jovem adulto e ter esse tema como guia principal,tanto que em certas partes eu ficava me lembrando de cenas que eu via na escola ou escutava de amigos meus até o ensino médio! E o mais absurdo é aquele pensamento:" Mas era só uma brincadeira.". Depois de ler o livro eu fiquei me perguntando se realmente pra todo mundo era uma brincadeira ou se pra alguém não doía mais e esse alguém nunca era escutado.

Gosto de pensar que esse livro deve ser levado a escolas e ser discutido, assim como a série "A Arma Escarlate" da Renata Ventura também devem, embora em tópicos diferentes de discussões. Danilo realmente conseguiu transportar realidade para jovens em um livro curto, rápido e envolvente, afinal, João também coloca um pouco de sua vida pessoal e amorosa em meio ao seus dias de fama para nos deixar mais próximo dele.

Em suma, foi um livro gostoso de se ler em um dia e seria algo que eu recomendaria, como dito acima, para escolas ou leitores iniciantes que estão entrando no mundo da literatura moderna e também do mundo moderno. Mas, como não é só de jovens leitores que vive o mundo, também é recomendado para adultos que buscam uma distração inteligente e até um pouco divertida( nem tudo são trevas, há momentos de luz).

site: http://livrosenipon.blogspot.com/2014/12/12-livros-para-2015-resenha-por-que.html

carolina.trigo. 05/02/2015

Por Que Indiana, João?
"- Não importa o que eles achariam, João. O que eu gostaria é de ver que você é o tipo de pessoa que não fica de braços cruzados enquanto alguém apanha por sua causa.
- Ninguém parecia se importar muito quando era eu que apanhava."

Finalmente! Hoje acabei mais um dos livros que comprei na Bienal!!! Demorou bastante, mas consegui...
Por Que Indiana, João? é o livro do Danilo Leonardi que é o criador do ótimo canal do Youtube Cabine Literária, sempre acompanho e gosto muito.
Quando fui à Bienal não tinha ele em mente para comprar, mas logo que cheguei a Editora Giz estava entregando as senhas para seu autógrafo e não resisti. A minha curiosidade ainda vai me matar... Então, acabei comprando e ganhando seu autógrafo.
Esse é seu livro de estréia, e confesso que fui sem muitas expectativas.
Logo de cara vemos que é um livro de leitura fácil e rápida, com uma escrita bem simples.
Quando João derruba um valentão de sua escola e seu amigo filma ação sua vida muda completamente. O vídeo é postado na internet e logo é visto por todos. Valentões que batiam nele viram amigos, pessoas que riam dele ficam com medo e João, que era tímido e sem amigos, vira famoso.
Aclamado e procurado por jornalistas, suas atitudes e pensamentos irão mudar num piscar de olhos.
Como fala de um assunto que hoje já é bem batido, bullying, o livro fica um pouco cansativo. O que me surpreendeu mesmo foi o final, não esperava tanto.
Como não contava com nada tão "grandioso", ele foi uma leitura agradável, típica para passar o tempo.
E vocês, o que acharam?

site: http://www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2015/01/resenha-por-que-indiana-joao.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6