Indefensável

Indefensável Leslie Leitão...

Resenhas - Indefensável

1 | 2 | 3 | 4 | 5

danda 20/02/2024

Uma narrativa bem interessante.Uma leitura muito rápida aspectos que eu já conhecia,mesclados com algumas surpresas.

RaquelSales17 09/01/2024

Sem palavras
A estupidez de uma pessoa com tanto talento O livro narra o quanto o Bruno foi ao longo da vida ingrato e irresponsável com as mulheres ao seu redor. A morte da Eliza foi completamente desnecessária para um atleta promissor que poderia estar ganhando milhões hoje.
A parte mais bonita foi a descrição de como a Eliza era com o filho Bruninho que foi muito amado pela mãe e tratado com orgulho e carinho enquanto estiveram juntos.

Antonio Maluco 17/12/2023

Biografia
O livro conta histórias de vários personagens que tiveram participação no assassinato da Elisa Samudio

Julia.Maria 03/11/2023

O Bruno é um nojo! Que homem intragável
O livro trás desde partes importantes da vida dos envolvidos, formação da história até a parte do julgamento.

Gostei da escrita, bem clara e objetiva.

Myy 31/10/2023

Ganância?
Essa palavra define bem. Como é triste que a pessoa coloque a família e valores abaixo do dinheiro achando que isso o faz melhor, realmente subiu a cabeça.

Camila1856 13/09/2023

Gostei
Gostei bastante do livro. Não achei a leitura maçante, ao contrário, me prendeu bastante. Ele traz vários detalhes sobre o caso, sobre o julgamento e sobre os envolvidos.
Pra quem gosta de true crime é uma boa leitura.

Patty Ferreira 08/09/2023

O livro traz a narrativa do crime cometido pelo goleiro do Flamengo, Bruno. O jogador matou uma mulher, pois a mesma afirmava que ele a tinha engravidado em uma suruba e exigia pensão.

É interessante a história, principalmente para quem acompanhou através dos jornais da época, visto que o corpo nunca foi encontrado. E também pela a hipocrisia do jogador, após sair da prisão, declarar voto ao candidato a presidência Jair Bolsonaro, por ser defensor da família.

Um ponto importante a destacar é que o livro não parece ter passado por uma revisão editorial. É muito mal escrito, o que pode tirar a imersão do leitor em alguns momentos.

Comecei a ler o livro para tentar entender o ?porquê? do Bruno matou Eliza Samudio. Não seria mais fácil ter feito o DNA e ter pago a pensão? Ou será que a fama e o dinheiro lhe deu a impressão que ele era um ?deus??

Em uma passagem do livro que narra a arguição de uma das advogadas de um dos réus do caso cita uma frase do Ministro do STF Joaquim Barbosa ?Esse espetáculo armado no caso Bruno é resultado do déficit de Justiça?

E pelo apresentado no julgamento e a atuação do advogado Érico Quaresma, o Ministro tem total razão. Foi um espetáculo, uma série mal produzida que nós, brasileiros, acompanhamos e com roteiro pobre não deixa qualquer explicação plausível.

Mas não pense que a falta de explicação é ligada a autoria do crime em si. Bruno mandou matar a Eliza e contou com a ajuda do Macarrão e de outros. Isso é um fato (foi confessado em julgamento sob juramento).

A falta de explicação se dá no motivo do crime. Isso não é explicado e provavelmente jamais será. Gostaria de ver algo sob a perspectiva da psicologia criminal. Eu acredito que o Bruno seja um tipo de psicopata soberbo.

Ana Caturelli 16/08/2023

Toda trajetória do crime
Um dos melhores goleiros do Brasil Bruno, se envolve com uma garota de programa Eliza Samudio, a mesma engravida, e ele para se livrar da prisão, junto com seus amigos, tramam seu assassinato.
O livro conta a história desde o início do envolvimento deles, até o dia da morte, ele é baseado no depoimento dos envolvidos.

Ma.vie 02/08/2023

Where's bruno
Como todo livro de jornalismo investigativo, os autores trazem uma trama desde a infância do goleiro, relatando de forma extremamente detalhada (o que se torna cansativo) as nuances determinantes para ditar o padrão de comportamento do mesmo. Em alguns momentos é visto enquanto uma pessoa boa, que não hesita em agradar quem ama, especialmente os amigos, e pessoas carentes, especialmente crianças que sonham jogar futebol. No entanto, o desenrolar do livro vai gerando mal estar, à medida que é narrada a morte de Eliza e o julgamento dos réus. O comportamento do trio principal é assustador e incita o questionamento: não há um pingo sequer de humanidade em momento algum?
Diria que o Epílogo poderia melhor explorar o pós-condenação, de forma rápida, mostrando como foi o processo de cumprimento da pena, e se houve arrependimento e melhora dos indivíduos, especialmente do Bruno.
No mais, é um livro bem escrito, com partes cansativas que não agregam à narrativa, mas bem escrito.

Nadia 19/07/2023

Reportagem grandiosa
Livro jornalístico que relata toda trama e acordos que envolveram o assassinato de Eliza Samudio.
Em todo livro é retratado a personalidade arrogante e soberba do goleiro Bruno, que ao se munir de dinheiro se achou acima do bem e do mal, capaz de desafiar a lei e sem medo das possíveis consequências.
Gostei das partes da investigação, mas quando chegou no julgamento ficou extremamente lento e perdi um pouco do interesse.

mans 10/02/2023

Uma reportagem mediana e cansativa
Esses livros sobre crimes reais geralmente são 8 ou 80. Ou são muito ruins, como aqueles livrecos do Ullisses Campbell, ou são realmente bons, como o livro sobre o Caso Nardoni. Nunca, até hoje, tinha lido um dessa estirpe que ficava só no meio termo. Mas é o caso de ?Indefensável?.

É um livro banal. Tudo que aparece aqui foi visto na mídia ao longo de toda investigação e processo, sem muitas novidades. Os autores pouco se colocam na narrativa. Além disso, é uma obra muito cansativa: os fatos são excessivamente detalhados em alguns momentos e nem tão bem escritos (o excesso de travessões é pavoroso).

Mas, apesar disso, ?Indefensável? não é ruim. Você consegue ficar interessado na narrativa, na história, que é absolutamente trágica. É interessante ver esses fatos que já conhecemos organizados à luz do dia, tempos depois do crime. De resto, é isso: um livro apenas ok, que não é memorável, apenas passável.
@jaliagoraesuavez 29/06/2023minha estante
Achei sensacional os livros do Ullisses!! Vou ler o dos Nardoni agora.

Má:) 17/01/2023

O livro é ruim! A leitura é cansativa, a forma como retratam cada detalhe pesa muito... Porém, pra quem deseja saber um pouco além do que foi mostrado nos canais de televisão, vale a leitura... O crime é hediondo, e mostra como no nosso país, tudo é válido por dinheiro ?

Guilherme.Rocha 16/01/2023

Realmente, indefensável.
Ele traz algumas informações mais detalhadas
sobre o processo e também trata de expor
através de uma linha do tempo (não muito bem administrada) como tudo ocorreu.

Traz também informações sobre a infância do assassino, bem como a da vítima... detalha sobre cada participante desse ato maldoso (informando nível de confiança, grau de parentesco e etc).

Pra quem busca entender como funcionam as
etapas de um processo deste tipo, vale a pena ler pois se trata de um caso real.

Único ponto negativo é que em alguns momentos o leitor pode se confundir com o que é presente ou passado.

Leitura levemente massante e de causar raiva
quando você entende o motivo pelo qual tudo
aconteceu e como as pessoas podem cometer
o crime de tirar a vida do próximo por motivos
torpes.

Simone de Cássia 25/12/2022

O título é muito adequado: a situação é inegável, indefensável!! E pensar que o cara tinha tudo... saiu do nada e já estava no topo. Burro!!!!!!

1 | 2 | 3 | 4 | 5