1964 Golpe Midiático-Civil-Militar

1964 Golpe Midiático-Civil-Militar Juremir Machado da Silva




Resenhas - 1964 Golpe Midiático-Civil-Militar


7 encontrados | exibindo 1 a 7


allanzanetti 01/01/2024

Assessores da ditadura
O competente historiador Juremir Machado da Silva traz à luz como a imprensa brasileira colaborou vergonhosamente para a consumação do golpe militar de 1964. Gera indignação a forma covarde como foi deposto o presidente reformista João Goulart, que em seguida precisou deixar o país. O fantasma do comunismo, que até hoje é evocado pelo que existe de pior na política nacional, serviu como álibi para o Brasil se prostrar ao interesse norte-americano nesse capítulo lamentável e inesquecível do nosso passado.
comentários(0)comente



Bohlke 28/12/2023

O golpe de 1964 foi algo marcante e triste na história brasileira, o que poucos sabem sobre o assunto é a influência da mídia em prol da elite brasileira, que fez todo um malabarismo das massas populares e encobriu o golpe antidemocrático e violento que ocorreu no brasil. leitura primordial para aqueles que querem saber mais sobre a intervenção militar e seus danos sociais, tais quais são visíveis até os dias atuais, como a distribuição em massa de fake news, a manipulação de imagens e todo tipo de material que são importantes para o entendimento do individuo sobre democracia. Juremir Machado trás todos esses conceitos em sua obra.
comentários(0)comente



Arthur360 22/02/2023

A mídia e o golpe
Pouco se fala sobre o papel da mídia no golpe de 64. Lendo esse livro pude perceber como os grandes jornais do Brasil ajudaram a instaurar a ditadura, passando pano para os militares, difamando Jânio Quadros e distorcendo informações.
50 anos depois, publicam uma errata de roda pé para servir de travesseiro para a consciência, como se o apoio ao golpe fosse um erro leviano.
comentários(0)comente



larissa3546 08/01/2023

indispensável
terminei esse livro justamente na hora que começou a sair notícia sobre a invasão dos terroristas em brasília e parece q isso pesou ainda mais dps de ler tudo isso
o autor expõe fatos, nomes e números que faz qualquer leitor com o mínimo de empatia e senso crítico ficar de estômago embrulhado
pra quem curte esse assunto, estuda história ou comunicação, é indispensável!!! conhecer a história do país é necessária e urgente!!!!
comentários(0)comente



Diego 17/06/2020

É dedo na moleira da mídia golpista!
Neste livro "petardo" o jornalista e professor Juremir Machado não tem nenhum receio em tirar os esqueletos do armário da imprensa brasileira. Aqui fica bem demonstrado quem apoiou o golpe de 1964, quem persistiu no erro e até quem tentou justificar o injustificável (como O Globo muitos anos depois, em seu mea culpa, trazendo o tal do "contexto histórico"...). Cascata. Apoiaram a ditadura quando ela nascia e pronto. A verdade é assim: curta e grossa.

Nessas poucas e ácidas páginas você verá nomes como Alberto Dines, Carlos Heitor Cony, Carlos Drummond de Andrade (sim! o poeta!), entre outros, flagrados pela impiedosa memória histórica. Todos exaltaram a "Revolução de 1964". E o objetivo do livro é justamente este: mostrar como jornais e jornalistas foram coniventes com a instalação de uma ditadura -- e que eram ou ingênuos ou estavam mesmo comprometidos com ela (por conservadorismo). O que terá sido?

Prepare-se para uma leitura que em dados momentos dá um nó no estômago. Observar até que nível pode descer o peleguismo de algumas pessoas pode ser nauseante.
comentários(0)comente



Tiago.Zulian 01/03/2020

Golpe orquestrado
O autor descreve com muita precisão e análise precisa os eventos historicos que geraram o golpe de 64 que não foi somente produzido pelos militares, mas sim por donos terras que estavam preocupados com a reforma agrária que Jango iria iniciar. A midia então foi fundamental pra apoio ao golpe, criando uma ilusão de descontentamento geral quando na verdade era de uma pequena camada burguesa que se via ameaçada. A mesma midia que apoia depois se vê perseguida pelo proprio regime que apoiou.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR