ABBA: A Biografia

ABBA: A Biografia Carl Magnus Palm

Resenhas - ABBA: A Biografia

Rafael.Montoito 17/04/2023

Para gostar ainda mais de ABBA
"ABBA" se mostra, desde o início, um livro escrito por um fã, pois cada capítulo é um testemunho apaixonado sobre a vida de cada um dos quatro integrantes do grupo mais pop da história da música; mas isso não quer dizer que o livro seja escrito apenas para fãs, pois o autor soube muito bem apresentar a trajetória individual de cada um, depois a do grupo, suas composições e trajetória de sucesso, de modo que qualquer leitor acaba interessado em conhecer mais sobre o grupo.
Os primeiros capítulos narram a infância e a juventude dos quatro cantores: Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad. Cada um deles tem uma relação diferente com a música, até que o destino - ou o acaso, ou a expertise do produtor Stig Anderson - os coloca juntos e apaixonados: Frida e Benny se casam, assim como Agnetha e Björn.
O livro os acompanha pelos diversos festivais, programas de TV, consertos e promoções musicais para as canções e discos que fizeram tanto sucesso; o leitor poderá compreender como várias músicas foram compostas, quais foram suas inspirações e de que modo a vida conjugal dos integrantes inspirou as mais belas canções - e, ainda, como o divórcio de ambos os casais empurrou o grupo para um final precipitado.
Melhor do que a leitura do livro foi complementá-lo visitando o Museu ABBA, em Oslo - uma experiência incrível que materializa as páginas lidas!

Gabriel 06/02/2023

Biografia incrível desta banda que eu amo tanto
Fazia tempo que eu não ficava viciado em um livro como fiquei neste. Dá para perceber o trabalho imenso que o autor teve para escrever a obra, pois é extremamente detalhado; não apenas a respeito dos 4 membros do grupo, mas de todos que estão envolvidos, direta ou indiretamente, nesta aventura. Espero muito que seja feita uma nova edição contando sobre a volta do ABBA com Voyage.

vicqs 02/07/2022

ABBA
Digna de um fã, a biografia faz jus a todo o sucesso da banda, eu amo, influenciada pelos meus pais, cresci ouvindo ABBA, amei ter essa experiência de estar mais próximo da banda com esta biografia

Murilo 27/02/2022

O autor consegue trazer muita informação interessante em relação aos bastidores da banda, porém pouca coisa relacionada ao processo criativo das músicas e da arte do Abba. Ao decorrer do livro ele tenta desmistificar a fama da banda de ser um "produto do dinheiro", porém com a quantidade de informações a respeito de dinheiro e negócios presente no livro, e de acordo com a conduta da banda a respeito dos negócios e da música descritos no livro, fica difícil descordar dessa informação.

Patresio.Camilo 09/10/2021

Mamma Mia
Minha história com o ABBA é estranha. Não sou fã incondicional, mas gosto de algumas músicas, como praticamente todos.
Descobri o ABBA por acaso, fazendo uma pesquisa de uma música e por acaso caiu na música Mamma Mia, ouvi e achei legal, pesquisei algumas e por ai ficou.
Quando lançou o filme, tenho o hábito de ver alguns com minha mãe, e quando estávamos vendo, ao tocar "the winner takes it all" minha mãe falou que ouviu muito esta música quando foi lançada (bem antes de eu nascer) e que esta música deixava ela tranquila em relação a vida que ela vivia na época e depois comentou que gostava de ouvir ABBA.
Para mim foi uma surpresa, pois minha mãe é daquelas batistas tradicionais ortodoxas, e sempre brigava comigo na minha infância e adolescência quando me pegava ouvindo alguma banda de rock escondido.
Enfim a partir daí resolvi escutar e saber um pouco mais de ABBA e passei colocar mais músicas deles para minha mãe ouvir.
(Depois dessa breve história familiar devidamente autorizada vamos ao livro).
O livro como toda e qualquer biografia oficial não traz as grandes polêmicas do Grupo.
Traz suas histórias individuais como se juntaram, o auge da carreira, quando viraram o fenômeno e tal e basicamente isto.
Grandes polêmicas que os envolveram, brigas, foram devidamente tolhidas.
Por ser um livro de 2014, então está desatualizado, pois já se passaram 7 anos e muita coisa aconteceu.
Ele estava na estante desde 2020, e resolvi pular ele na fila, quando minha mãe me disse eufórica: o ABBA vai voltar e gravar outro show, que provavelmente verei com ela.
Enfim, é um livro razoável, bem água com açúcar na realidade, daquelas leituras que sinceramente se tiver outro livro para comprar compre.
Mas se quiser ler, é um bom passatempo.
Mauro 09/10/2021minha estante
Cultura é cultura
Não importa a matiz religiosa. E música eleva a alma a deus

Douglas 09/10/2021minha estante
O show do Abba será em hologramas, infelizmente.

Patresio.Camilo 09/10/2021minha estante
Então Douglas, mas considerando que o ABBA sempre foi sinônimo de inovação, estou com boas expectativas quanto a este show...

@juliaavictorino 10/04/2021

Material de qualidade
Eu gostei bastante do livro. Adoro a banda, mas por conhecer pouco de sua história, era tudo muito novo e logo me cativou. O autor traz um bom panorama político e cultural da época retratada. Ajuda a nos situar na realidade sueca do pós guerra e seu impacto na indústria musical

Tive dificuldade com nomes de pessoas, lugares e músicas em outras línguas, em geral sueco. Senti falta notas de rodapé na tradução como suporte.

Um ponto fraco do livro pra mim é o excessso de alguns detalhes, principalmente quando se tratava de questões administrativas e financeiras da banda. Se resumidos, tornariam a leitura mais dinâmica, com menos quedas no seu ritmo.

Fora isso a leitura é bem gostosa e é possível ver a qualidade do material que o autor nos entrega, após 15 anos pesquisando e escrevendo sobre a banda.

Tamy.Pinheiro 22/06/2016

Minha Biografia preferida - ABBA
Eu adorei. Sempre gostei muito do som do grupo, mesmo que, quando nasci, o grupo já não existia mais.
A leitura é interessante, fala de cada um dos integrantes, em particular, para depois falar da história, como grupo.

site: https://www.youtube.com/watch?v=hus_m0HeQjU

Wendell 06/12/2015

Uma obra e tanto
O ABBA fez parte de minha vida. Ainda quando criança, lá pelo início dos anos 80, hits como Fernando, Chiquitita, I have a fream e outros mais fizeram parte de minha vida e de uma geração que se embalou ao som do quarteto mais famoso do mundo. O livro é sem dúvida nenhuma um registro histórico do que foi talvez, um dos maiores grupos musicais do mundo nos anos 70 e 80. Pra quem é fã, vale a pena a leitura.

Alexandre 28/02/2015

O vencedor leva tudo
Biografia autorizada e talvez por isso meio adocicada do grupo, faltou um pouco mais de realidade pois fica a impressão de superação apesar dos percalços, quase uma jornada de heróis.

Vale pelo registro da música, banda e de um talento ímpar!

Fabi Brandes 01/12/2014

ABBA
Alô leitores! Ao som de SOS do ABBA eu escrevo essa resenha pra vocês. Confesso que fiquei bastante ansiosa pra escrever essa resenha, devido à admiração que tenho pelo grupo. Minha história com eles começou no início dos anos 2000, quando meus pais compraram o tão famoso DVD ABBA GOLD, o qual ressuscitou os músicos suecos no mercado. Desde então, sou uma aficionada por eles e até o musical Mamma Mia eu fui ver quando estive em New York... claro que a emoção foi grande!

Porém, foi somente quando li essa biografia, do maior especialista em ABBA do mundo, que conheci a fundo a história de Bjorn, Benny Frida e Agnetha. Somente lendo a história é que comecei a ter a dimensão do sofrimento deles pra poderem se dar bem, e mesmo assim, cheguei à triste constatação de que apesar de todo o sucesso, eles nunca foram realmente felizes.

O livro conta a história desde o começo dos quatro integrantes: como se iniciaram na música, como se conheceram e a insistencia em seguirem com seus próprios LP's durante muitos anos, inclusive depois de formarem o grupo. É incrível como a banda sempre esteve em uma montanha russa, desde o começo da carreira. Enfrentaram questões como, por exemplo, o fato de nunca fazerem tanto sucesso em seu país de origem, a Suécia. Por isso a versão de tantas músicas em Inglês. Por mais absurdo que pareça, foi a Austrália o primeiro país a reconhecer o real sucesso do grupo Sueco. Não sabia eu também, que ABBA também é uma marca de sardinhas na Suécia, e por isso, demorou pra que aceitassem o nome.

E assim se seguiu durante os dez anos que estiveram juntos: momentos de muito sucesso e momentos de muito fracasso.... tentativas e shows muitas vezes quase vazios, em outras ocasiões, show com lotações máximas. É sem dúvidas uma história que marca por sua dualidade, mas acima de tudo, do talento dos quatro. Cabe lembrar que Benny e Bjorn eram apaixonados por compor e tocar, enquanto as meninas abrilhantavam com suas vívidas vozes.

Ainda estou meio intrigada com as coisas que aconteceram a eles durante essa trajetória, da personalidade deles e de como, apesar de alguns anos dourados, eles não conseguirem se unir em prol de um bem maior. Até hoje, a maioria deles prefere não falar sobre ABBA, e eu me pergunto por que. Em muitas vezes, a mídia foi ácida nas críticas, talvez não haja fama que resista a isso. Claro que os fãs desejam sempre um reencontro, mas isso, segundo os próprios integrantes, jamais irá acontecer. Talvez por ser formado por dois casais com casamentos desfeitos, eles jamais conseguiram juntas os cacos que ficam depois de uma quebra dessa.

Apesar de tudo, parece que o ABBA tem uma música atemporal, e segue encantando aos que já conhecem o trabalho da banda, e ainda mais: segue atraindo novas pessoas para gostarem de sua música. sem dúvida, eles serão eternos. O livro só me fez amar ainda mais o trabalho do quarteto.

Pra finalizar ( já chorando aqui) eu deixo a melhor quote do livro:

"Sinto que cada coisa tem sua hora" afirmou Agnetha em seu livro de memórias. " O ABBA precisa descansar". E para o grupo que uma vez teve uma energia tão forte que não conseguiam evitar de se emocionar com seus admiradores, e , ao mesmo tempo, provocar seus opositores, parece que o descanso é para sempre." Pág. 452

site: www.amoreselivros.blogspot.com
Delgado 29/10/2018minha estante
Gostei do livro, apesar de muito certinho, e sem muito aprofundamento, talvez por ser uma biografia autorizada. Mas é interessante mesmo assim.
Nunca fui um grande fã do Abba e não esteve entre minhas bandas ou cantores favoritos, mas teve um impacto marcante na minha vida, pois eles surgiram e fizeram um enorme sucesso na minha adolescência. Lembro que na época as rádios tocavam suas músicas sem parar, na TV sempre tinha um videoclipe deles, e isso eu lembro bem até hoje.

Comentava com meus amigos do colégio principalmente sobre as garotas, que achava lindas, e me referia pejorativamente ao Björn e ao Benny como "macacos"! Rsss... Coisa de adolescente.