A Derrocada  (Clássicos Ilustrados)

A Derrocada (Clássicos Ilustrados) Émile Zola




Resenhas - La Débâcle


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Simone Bruxelas 08/11/2021

Jean Macquart deixou seu vilarejo após a morte de sua esposa, para ingressar no exército. Ele é um homem jovem e esperto mas como é analfabeto, entra para a equipe como soldado raso. Eles aguardam a chegada prevista dos prussianos, que a imprensa e os noticiários oficiais, divulgam a derrota certeira, o que causa uma grande ansiedade. Durante a espera da chegada dos inimigos, os soldados além de viverem em estado de tensão permanente, viviam o sofrimento físico ligado à fome, frio à falta de sono.

Zola desta vez aponta o exército e suas deficiências, e com um comando que não é muito perspicaz e um imperador que perdeu seu orgulho.
Acompanhamos personagens cujos vícios ou virtudes são revelados pela guerra, quer aproveitem a oportunidade do sucesso, quer ponham a própria vida em perigo para ajudar os seus entes queridos, num ímpeto de humanidade e de patriotismo. Excelente!
comentários(0)comente



Aécio de Paula 27/10/2021

A Derrocada - Émile Zola
Publicado em 1892, esse romance histórico é o penúltimo da série Rougon Macquart. É a obra mais extensa da série. Antes do leitor iniciar a leitura é importante ler sobre o contexto da guerra da França e a Prússia (Alemanha) e analisar as brigas políticas que levaram a tal situação. Essas informações não são plenamente analisadas por Zola. Além do mais, o livro deveria ter um mapa para o leitor se orientar durante as batalhas descritas. São várias cidades e regiões descritas e com um mapa a leitura ficaria mais interessante. Zola descreve os horrores dessa guerra e as táticas que não deram certos. Os generais franceses desorientados, soldados despreparados e indisciplinados, as bagunças militares, etc. João, personagem do livro A terra, juntamente com Maurício, sofrem a dolorosa vida de um soldado em batalha. Zola também descreve a queda do segundo Império a qual ele odiava. Na segunda parte, a luta se concentra em Sedan e a vitoria da Prússia é iminente e depois a batalha é na capital da França, um período chamado de A comuna de Paris. Achei o livro muito bom. Algumas partes são enfadonhas. Mas no todo, o livro vale 5 estrelas. Se o leitor não se inteirar do contexto histórico, vai achar o livro chato.
comentários(0)comente



Gláucia 07/02/2019

A Derrocada - Émile Zola
Décimo nono volume da saga dos Rougon-Macquart, foi publicado em 1892 e a ação se passa em 1871, encerrando os fatos iniciados com o golpe de 1951 e narrados no primeiro volume da série A Fortuna dos Rougon. Narra os acontecimentos históricos, aparentemente com grande fidelidade, do final trágico do segundo império de Napoleão III com a guerra franco-prussiana. Essa guerra marcou o início do império alemão e é interessante como esses conflitos parecem se conectar ao longo dos anos.
Temos uma descrição bastante detalhada das batalhas, estratégias políticas e militares, a resistência por parte das comunas francesas que não queriam aceitar a derrota, inevitável por estarem frente a um exército muito melhor preparado e mais numeroso.
No meio desse pano de fundo temos Jean que já apareceu no romance A Terra, e seu amigo Maurice, unidos pelo conflito mas que terão suas trajetórias separadas a partir de um determinado ponto.
A trama não tem nada de mais, interessante aqui é acompanharmos o desfecho de um ciclo histórico iniciado no livro um.
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR