Os Intocáveis Boileau Narcejac

Deghety 07/03/2018

Boileau / Narcejac
França
Globo

Essa segunda leitura que fiz de Os Intocáveis me foi ainda mais impactante por saber o que se sucederia nas páginas seguintes, fazendo com que ficasse extremamente compadecido do suplício de Jean-Marie Quéré.
O livro conta uma história de vingança cega envolvendo Jean-Marie Quéré ( o alvo ) e Ronan De Guer ( o vingador ) e como essa vingança transforma dois homens em sujeitos miseráveis e atormentados.
A narrativa alterna entre  1° e 3° pessoa, em 3° pessoa especialmente quando se trata de Ronan De Guer.
Pode-se dizer que ambos são protagonista e corroídos com mesma intensidade por diferentes motivos. A escrita segue um caráter bastante intimista, principalmente com as cartas que Quéré mandava para um amigo, onde conta suas aflições. Essas cartas que revelam o âmago do sofrimento e desesperança de Quéré, mexem demais com o leitor,  causando empatia natural e instantânea à vista de como é minada a sua vida.
Esse livro é espetacular da primeira à última página, com seu desenrolar sutil e ao mesmo tempo massacrante e com um final surpreendente.
Super Recomendo.
?????

"O difícil não é sofrer, mas olhar de frente o que se sofre; morre-se por dentro, sob a casca, como um tronco corroído pelos bichos. "
Jean-Marie Quéré

Lidi 29/08/2014

Os intováveis, de Boileau-Narcejac
Os intocáveis, de Boileau-Narcejac, pseudônimo forjado pela dupla de escritores franceses Pierre Boileau e Thomas Narcejac, é um claro exemplo do relato policial de ação. O romance conta a história de dois párias, intocáveis pela desonra: o desempregado Jean-Marie Quéré e o ex-prisioneiro Ronan De Guer. No decorrer da leitura, ficamos sabendo do assassinato do comissário Barbier, cometido dez anos antes por Ronan que, na época, era um ativista político. Após ser solto, este conta com a ajuda de um amigo da juventude, Hervé, para encontrar o paradeiro de Quéré, que, segundo Ronan, o delatou para a polícia, fazendo com que fosse preso e que a sua noiva, Catherine, grávida, cometesse suicídio. Portanto, há também uma investigação. Mas não exatamente como acontece no gênero policial de enigma. O detetive contratado por Hervé não procura o assassino do comissário Barbier, pois este já foi denunciado e punido. O leitor já conhece o assassino e a vítima. A busca é por Quéré, suposto delator. A intenção de cometer um novo crime é anunciada por Ronan desde o início da narrativa. E nós, leitores, acompanhamos toda a ação, nos convertemos em cúmplices do criminoso. E para este assassinato ― que acontece no ponto exato ― não há investigação, nem punição alguma, pois nada disso é necessário. O desfecho é totalmente previsível, como dizem alguns críticos, mas isto também não importa nem um pouco para os leitores sensíveis. O que, de fato, nos interessa é a angústia de Quéré, casado com Hélène, a quem conhecemos através das cartas que este envia para um amigo religioso. O que nos toca é a agonia de um homem desempregado, que se sente inútil e que desistiu da fé. O que nos desperta é a dor; e o desejo de vingança de um rapaz que perdeu a namorada e que apenas tem como meta a morte daquele que acredita tê-lo privado do sentimento que o guiava. O que nos emociona é o desespero, a paralisia de um antigo padre, que, consciente da sua existência absurda, deixa-se assassinar. O novo crime ou sua punição é o que menos interessa. E nem por isto o livro deixa de ser um relato policial genuíno. Apenas o seu tema central não é a elucidação de um enigma, mas, sim, o destino de duas vidas destruídas por um passado comum.

Douglas 01/12/2010

É....
Não é um livro ruim, mas está um pouco a baixo do médio... Chega a ser divertidinho, mas muito previsível e o final é igual a série dos sopranos...acaba e você que estava lendo/assistindo fica com cara de bunda e fala "Sério?"...

Mateus 28/02/2010

Os Intocáveis é um livro muito bem escrito. Tem um jeito diferente de ser contado e possui uma história bem legal. Conta a história de um pobre desempregado arrependido e um ex-preso com fome de vingança. Por meio de cartas, você vai conhecendo a vida de cada um dos personagens, e a cada vez mais vai se sentindo íntimo deles. O final é realmente bastante previsível, desde o começo já se sabe o que vai acontecer a cada pessoa do livro, mas mesmo assim não o torna um livro ruim. Recomendo aos amantes de bons livros policias.