As Mãos de Eurídice

As Mãos de Eurídice Pedro Bloch

Resenhas - As Mãos de Eurídice

Ana 03/01/2023

A peça brasileira mais representada no mundo todo, segundo a própria edição.
O monólogo As mãos de Eurídice é provavelmente a peça brasileira mais representada no mundo todo. Escrito em 1949 por Pedro Bloch, o texto conta-nos a história trágica de Gumercindo Tavares, um homem rico que vivia uma vida burguesa estável com a esposa Dulce, uma mulher da sociedade com ares de intelectual mecenas. Mas tudo isso muda quando ele conhece Eurídice, famosa por ter lindas mãos. Por causa de Eurídice, Gumercindo abandona o lar e foge com a jovem para a Argentina (na época em que a Argentina tinha status, ou seja, não era esse caos que estamos vendo hoje), onde ambos gastam rios de dinheiro em cassinos. Quando Gumercindo termina de dilapidar sua fortuna, recorre a Eurídice, rogando-lhe que lhe dê uma de suas jóias para tirá-los do aperto, mas a interesseira recusa, e Gumercindo volta para o lar na esperança de que Dulce o aceite de volta, apesar de tudo.
Eu particularmente gostei da peça, lembra uma cena de novela com todos os seus elementos dramáticos. Muita gente diz não ter gostado, mas fico feliz de não fazer parte desse filão. É sim uma peça fantástica, e mais que isso: essencial para se conhecer o teatro brasileiro.

Paulo 26/06/2012

magnifico
um monologo magnifico e inspirador.
e em video: http://www.youtube.com/watch?v=UwV5bVAlDyk

sonia 04/03/2012

fraqueza moral
Gumercindo é um homem medíocre, egoísta, levado pelo desejo de prazeres fáceis e incapaz de encarar as responsabilidades do cotidiano, como pai ou esposo.
Incapaz de reconhecer seus erros, vai criticando tudo e todos à sua volta, enquanto sua vida desmorona e acontece com ele o que acontece com todos os tolos ricos - quando o dinheiro acaba, ele se ve sozinho, meio louco, delirante.

Mih Alves 10/09/2009

...
É um monólogo muito bom. Narra um fato comum em nossa sociedade: abandonar o lar e fugir com outra mulher. Gumercindo é um dos protótipos de homem do séc. XXI, homens que abandonam o lar, esposa, filhos.. somem de casa com outra muler, gata tudo que tem.. e depois volta com desculpas inaceitáveis. Despojado de seus bens, de sua felicidade, cheio de alunições e devaneios.. assim fica Gumercindo.
E bom, quando se decide voltar, voltar para o lar, filhos, família.. tudo pode ter mudado e desgraças acontecido.. ai vem o arrependimento.