Superman: Identidade Secreta #01

Superman: Identidade Secreta #01 Kurt Busiek...

Resenhas - Superman - Identidade Secreta

@olamundogeek 07/07/2020

Identidade secreta
Nessa imersão no mundo dos quadrinhos, é sempre bom ter uma leitura que realmente valeu a pena, e uma dessas leituras com certeza foi esta.?
Superman: Identidade Secreta traz uma história mais realística do que seria se o mundo em que vivemos realmente tivesse um Superman em ação. Se este quadrinho fosse um livro, com certeza seria um romance de formação, porque vemos um mega desenvolvimento do personagem.?
Aqui temos a história de um garoto normal chamado Clark Kent que passa boa parte da infância e adolescência sendo ridicularizado por ter o mesmo nome que o super herói. Em um determinado momento da história, misteriosamente, Clark adquire os poderes do Superman e, de certa forma, começa a agir como tal.?
Com certeza essa é o tipo de história que até mesmo quem não tem costume de ler quadrinhos ficaria surpreso com as boas sacadas do roteirista nesta HQ. ?
Achei uma história fantástica, com bons pensamentos, um roteiro reflexivo, fluído do Kurt Busiek e uma arte muito bonita em tons pastéis do Stuart Immonen. ?

lleo_rmg 20/05/2020

É um pássaro?É um avião?Não!É o Clark.
Já imaginou acordar no meio da noite e descobrir que pode voar?É essa a idéia que o quadrinho te passa.
Clark Kent é um jovem normal do ensino médio,ele não veio de outro planeta ou vive em Smallville.Seus pais,David e Laura Kent ao darem a luz a um menino de cabelos escuros q moraria em uma cidadezinha no Kansas,não resistiram em batizar seu filho de Clark.
A narrativa acompanha o crescimento do garoto que desde pequeno tem de aguentar brincadeiras,como,ser comparado ao homem de aço,ou receber presentes relacionados ao Superman ou perguntarem para ele se pode voar...Então...Agora ele pode.
É uma história que não faz parte da cronologia original do Superman mas vale a leitura,caso vc já tenha se imaginado vestindo a capa e salvando pessoas no mundo em que vivemos.
Gostei muito!

Paulo 20/10/2018

DO QUE SE TRATA SUPERMAN IDENTIDADE SECRETA?

"(...) Clark detesta o próprio nome. Ele não aguenta mais ganhar revistas, bonecos, camisas, canecas e trocentas outras coisas com o logo do Homem de Aço. Não suporta mais as piadinhas no colégio. Também está cansado de explicar aos nerds que não, ele não entende nada de revistas em quadrinhos, DC ou cronologia. Ele costuma, para fugir disso tudo, acampar nas montanhas sozinho. E é numa dessas viagens que ele descobre que, de uma hora pra outra, tem todos os poderes do personagem de HQ cuja identidade secreta é seu homônimo.
Como aconteceria com qualquer pessoa normal, ele vai do espanto ao êxtase. Se enche de dúvidas e de medo. E termina se focando em uma questão básica: o que fazer com esses poderes? Ao longo de seu caminho, encontra complicações com as quais o Superman real nunca teve de lidar: uma carreira, uma esposa, filhos... Uma vida de verdade.Afinal, como é que alguém que guarda o maior dos segredos convive com o cotidiano da vida? Qual seria a reação do governo quando eles descobrissem que existe um ser super poderoso entre nós? O que fazer quando se tem filhos e uma identidade secreta?
A história segue Clark ao longo de décadas enquanto esse poderoso homem tenta provar que pode transformar o mundo sem ter que sacrificar tudo o que tem."

Essa pequena introdução, adaptada do site planetamarveldc, resume a premissa básica da minissérie Identidade Secreta, lançada em 2004 nos EUA, escrita por Kurt Busiek, e magistralmente ilustrada por Stuart Immonen. Essa é uma daquelas edições de elseworlds, histórias totalmente livres da cronologia oficial da editora, que têm total liberdade para brincar com os personagens e colocá-los em situações e mundos diferentes. Kurt Busiek decide responder a pergunta “o que aconteceria se o Superman existisse?” em nosso mundo, e se tivesse a mesma personalidade e bondade inata do icônico personagem da DC?

PORQUE SUPERMAN IDENTIDADE SECRETA VALE O SEU TEMPO?

Superman Identidade Secreta é um minissérie que dificilmente não irá mexer com você. A história escrita por Busiek é dividida em quatro momentos da vida de Clark – adolescência, o início da vida adulta e o começo da carreira, o casamento e a chegada dos filhos e a velhice já com os filhos criados –, e usa da iconografia do Superman para analisar uma vida, para explorar os conflitos que todos nós encaramos, não somente como adolescentes, mas também como jovens adultos, como parceiros de alguém, como pais e etc. Segundo suas próprias palavras, é um conto que toma o conceito da identidade secreta e o usa como metáfora para nosso eu interior, a parte de nós que a maioria do mundo não vê e que compartilhamos somente com algumas pessoas durante a vida. E é justamente por deixar de lado super-vilões ou aventuras espaciais, que Identidade Secreta é a melhor história que você vai encontrar por aí sobre o homem por trás do uniforme com um “S” no peito. O que importa na obra de Busiek é o grande aqui e agora que é a vida real, o que faz com que qualquer um se apaixone por Clark e seus dilemas. O personagem é trazido tão perto do leitor que é possível imaginá-lo a nós mesmos, ou como um amigo, um irmão, um pai. Ou então tudo junto.
E uma das coisas que tornam essa história indispensável é que o autor aproveita para refletir sobre dramas que existim na vida de cada um de nós: amadurecimento, relacionamento, paternidade, velhice. Ao longo das quatro edições, acompanhamos a vida de um ser humano especial tentando viver em meio às pessoas comuns. É um quadrinho muito sensível. Me emocionei diversas vezes, e me identifiquei muito com o personagem. Parecia que eu estava ali, vivendo tudo ao dele. No final, parece que é a nossa própria vida, de certa forma. E o final é realmente emocionante. A última edição é particulamente tocante, e eu estava emocionado ao fechar a última página. Emocionado, mas feliz.

O VEREDICTO

Palavras do próprio Kurt Busiek: “As pessoas costumam pensar nas histórias de super-heróis como algo inerentemente adolescente, resultado do desejo e sonhos de poder dos jovens: ser capaz de tudo que não podem por serem marginalizados e impotentes. Mas enquanto a maioria das pessoas que argumentavam isso usava o fato para exemplificar as limitações do gênero dos super-heróis, eu insistia que era capaz de enxergar o fato como prova do poder deste tipo de HQ. Ali estava algo muito humano e pessoal, algo que grandes públicos podiam facilmente se identificar emocionalmente, apresentado como metáfora, como um conto gigantesco e abrangente. Bom, se os super-heróis eram capazes de discutir isso, porque não outras coisas? Sobre a adelescência feminina? Sobre maturidade? Velhice? Se os super-heróis eram capazes de encarnar a adolescência, poderiam encarnar a idade adulta, a paternidade, a velhice? Porque não? Em cada estágio da vida, há uma diferença em como o mundo nos vê, e quem a gente acha que é – quem nosso eu secreto é, bem lá no fundo. Porque não olhar para outros estágios dessa forma?”
E é por isso que a história escrita por Kurt é uma obra-prima, e uma celebração e homenagem ao personagem. Mas não importa se você é fã do Super-Homem ou não, Identidade Secreta é uma história feita para aqueles que admiram a vida e uma boa leitura, e trata-se de umas das melhores, se não a melhor, leituras que já tive no gênero super-heróis.

Alex Luthor 02/12/2009

Identidade Secreta - Uma obra Inspiradora
Kurt Bussek é um nome conhecido aos fãs do Azulão, não é de hoje - dentre seus projetos mais ousados - Identidade Secreta entra na lista dos mais encantadores, isso porque, Kurt, junto ao desenhista Stuart Immunem, graciosamente trazem uma história que formenta a imaginação do leitor, marcado em um cenário imaginário divino onde a realidade e a fantasia mixam-se em uma fórmula gloriosa...

Id.Secreta é uma história que deve ser lida sem preconceitos ou pressa, sem interpretações corridas ou delongas expectativas, é uma história que foge totalmente a imagem icônica e traz um cenário semelhante aquele do Superboy Prime, - Um jovem normal que tem de lidar com poderes íncriveis em um mundo onde Superheróis são coisas de quadrinhos -, mas explorado com uma essência tão exclusiva que dá a história um ar encantador, surpreendente, diria até, uma leitura bastante gostosa.

O ponto alto, climax total, é mesmo o fato dessa aproximação com a realidade, vemos um mundo onde Metahumanos são espetáculos do cinema e dos quadrinhos, em que as pessoas levam vidas normais e em que o governo trabalha por de baixo dos panos de forma suja e mentirosa... Tudo isso somado a presença de um Clark Kent carismático e familiar, semelhante a velha imagem do bom moço americano - que se apaixona, se casa e tem filhos - permite o leitor trazer facilmente os personagens e as crônicas elaboradas ao seu mundinho imaginário particular.
Diogo Madeira 18/02/2010minha estante
Concordo plenamente com o que você ponderou, e quando comprei esse gibi e fiquei fascinado com a história contando sobre o garoto que se incomoda pelo nome que os seus pais deram e enfrenta o governo no meio do mundo real. Essa mini-série é 10! E até a usei para minha monografia.

Habibks 11/01/2011minha estante
Acho que o colega ai em cima resumiu muito bem esse magnifico trabalho que é Superman - Identidade Secreta.

So queria acrescentar( ou dar enfase) nos desenhos de Stuart Immonen... Trocadilhos a parte, ele realmente faz o superman voar nas paginas da revista. Eu realmente nunca vi uma arte tão fantastica quanto a mostrada nessa historia.

Diogo Madeira 17/12/2014minha estante
Habibks, realmente, Immonen fez um trabalho surpreendente, sobretudo em nenhum momento não lembra dos seus desenhos do Superman - bem ruins talvez por causa da ineficiência do arte-finalizador.