Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos Ava Dellaira

Resenhas - Cartas de Amor Aos Mortos

Keicy 20/11/2023

Pega o lenço de papel
Esse livro me fez chorar igual criança. No final dele eu tinha que ler aos poucos do tanto que eu chorava.

O livro retrata o processo do luto de Laurel, a gente descobre logo no começo do livro que ela perdeu a irmã recente, mas com o passar da história vamos acompanhando o processo do luto dela e da família. Depois que ela perde a irmã ela troca de escola para fugir desse passado e das pessoas que conhecem a história, para ela a jornada de falar o que aconteceu e como se sente é muito difícil.

Luna.Mikaely 18/11/2023

Eu achei o livro mto triste, principalmente por ter me identificado com algumas coisas, e perceber o quão a Laurel está mal e precisava de ajuda. Mto angustiante

cami 07 16/11/2023

Ninguém nunca te disse que perder alguém seria fácil. passar por todo o processo sozinha não ajuda muito também. laurel consegue entender que ter alguém com quem compartilhar suas dores pode ser algo muito mais importante do que realmente parece, e ver o desenvolver dela como de todos os outros personagens é de deixar o coração quentinho. ela te diz, involuntariamente que a coragem é a principal fonte pra continuar a viver a vida. tudo pode desmoronar mas se você tiver coragem, persistência, amigos e família tudo se forma mais fácil. a vida pode mudar amanhã mas o necessário é viver o hoje.

Aninha 16/11/2023

Enrolado,mas bom
O livro demora muito pra chegar no seu ponto ápice.Eu só fui me engajar na leitura quando ela começou a falar de fato sobre tudo que ocorreu antes de ela começar a história.Adoro os personagens secundários que são amigos da Laurel e gosto muito das pessoas pra quem ela escreve as cartas.Tem tanta referência pop nesse livro!Enfim,eu até gostei,mas a leitura é arrastada durante muito tempo

badsanny 13/11/2023

A arte da perda.
Querida Laurel,

Crescer é a coisa mais difícil da vida. Saber que você não pode simplesmente correr para a pessoa que ama assim que algo ruim acontece, é uma das coisas mais sufocantes que existem, principalmente quando esta pessoa não está mais aqui. Não direi que sinto muito pela sua perda, mas o meu coração chora por você ter perdido uma parte do teu.
Agradecerei sempre por partilhar a sua trajetória de reencontro, encontrei exatamente na hora em que eu estava precisando. Suas palavras tocaram meu ser e iluminaram os meus dias. Viva bem.

Beijos,
anny.

"O que eu falei sobre salvar as pessoas não é verdade. Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo. Você pega no sono no pé da montanha, e o lobo desce. E você espera ser acordada por alguém. Ou espera que alguém o espante. Ou atire nele. Mas, quando você se dá conta de que o lobo está dentro de você, é quando entende. Não pode fugir dele. E ninguém que ama consegue matar o lobo, porque ele faz parte de você. As pessoas veem seu rosto nele. E não vão atirar."

Tayara.Kaylane 11/11/2023

Esse livro contém muitos gatilhos para algumas pessoas ??
A história gira em torno de Laurel, uma adolescente que começa a escrever cartas para pessoas famosas que já faleceram, como Kurt Cobain, Amy Winehouse e Amelia Earhart, como parte de uma tarefa escolar.

À medida que Laurel desvenda seus próprios segredos e traumas, as cartas revelam sua jornada de autodescoberta e cura.

O livro aborda temas sensíveis, como luto, amizade, família e identidade, de uma maneira tocante e poética. Com uma narrativa emotiva e personagens complexos, "Cartas de Amor aos Mortos" é uma obra que mergulha fundo nas emoções dos jovens leitores, explorando questões universais de crescimento e superação.

A escrita de Ava Dellaira é cativante, tornando este livro uma leitura envolvente para quem aprecia histórias profundas sobre a vida e a morte.

O livro é uma grande reflexão sobre amadurecimento e superação, eu realmente fiquei muito surpresa com o desenvolvimento da Laurel ao decorrer da história.

Naclara 11/11/2023

Cartas de amor aos mortos
" - O que falei sobre salvar as pessoas não é verdade. Você pode achar que quer ser salva por outra pessoa, ou que quer muito salvar alguém. Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo. Você pega no sono no pé da montanha, e o lobo desce. E você espera ser acordada por alguém. Ou espera que alguém o espante. Ou atire nele. Mas, quando você se dá conta de que o lobo está dentro de você, é quando entende. Não pode fugir dele. E ninguém que ama você consegue matar o lobo, porque ele faz parte de você. As pessoas veem seu rosto nele. E não vão atirar. "

Admito que demorei um pouco pra me apegar a esse livro, mas quando foi chegando o final e fui vendo ela crescendo e admitindo suas dores, entendendo seu processo e a si mesma um pouco mais, fui devorando esse livro!
Achei o começo dele meio lento e também meio demorado as coisas pra acontecer, mas depois quando fui chegando no final fui entendendo que simplesmente não tinha como ser mais rápido. Só não podia ser mais lento.

Foi muito legal ver a protagonista admitindo as coisas que sentia para si e suas amigas. Uma menina tão nova superando uma coisa tão difícil. Aprendendo a viver com uma dor tão difícil. E quando ela foi falando as coisas que aconteceram com ela, foi me dando uma coisa estranha. Chorei em vários momentos kkk
Aos poucos ela foi evoluindo e vendo que não era só ela que passava por coisas dolorosas. Conforme ela conhecia as fragilidades das pessoas que a cercavam, ela foi deixando as suas se mostrarem. Quando ela finalmente encontra a voz dela é tão relaxante e pacificador! A gente espera o livro todo por isso, e meio que foi como devia ser.
O caminho foi muito longo que ela percorreu, assim como qualquer pessoa. Acho que ele descreve como a gente de sente quando perde alguém tão importante assim. Ele fala muito sobre dor, amor, família, amizade e superação. É muito difícil a gente deixar alguém cuidar da gente depois de achar que deve ficar sozinho, ou não confiar em alguém. Até mesmo pelo medo de incomodar. É complicado entendermos que nossos sentimentos e problemas não são um incômodo para aqueles que nos rodeiam. É muito difícil a gente soltar nossa voz depois de prender ela lá no nosso íntimo. E ele fala sobre uma adolescente tendo que reaprender a viver depois de perder sua irmã ainda na adolescência, que é tudo mais intenso. Por si só já é uma grande perda, mas quando ainda nem sabemos quem somos, como vamos saber lidar com isso? Apesar de não ter um manual de como lidar com isso, cada um tem seu processo.

Enfim, gostei muito desse livro e conseguir absorver muitos dos sentimentos da nossa protagonista. Entender sua dor e o que passava na sua cabeça e ver ela entendendo também e superando. Gostei muito.

" Às vezes, quando falamos, ouvimos o silêncio. Ou apenas ecos. Como gritos vindos de dentro. E isso é muito solitário, só acontece quando não estamos ouvindo de verdade. Significa que ainda não estávamos prontos para ouvir. Porque toda vez que falamos, há uma voz. Existe o mundo que responde.
[...]
Sei que escrevi cartas para pessoas sem endereço neste mundo. Sei que vocês estão mortos. Mas posso ouvir vocês. Ouço todos vocês. Nós estivemos aqui. Nossa vida teve valor. "

driellydinniz_ 10/11/2023

??????????????????????????????????????????????????

vivian 09/11/2023

Com certeza virou um dos meu livros favoritos :)
tem uma história que pode ser considerada um tanto ?pesada? por muitas pessoas, já que tem muitos gatilhos, porém também é uma história que muitos podem se identificar e por isso eu gostei tanto dela!

portellaaa 08/11/2023

Finalizado
O que eu posso dizer desse livro? não há palavras o suficiente para descrever o quão esse livro é mágico e te tira fora da realidade.
A leitura é tão simples, gostosa e convidativa que nem sente que está lendo, e sim, que está entre os personagens.
Primeiro que esse livro foi um grande marco para mim, se encaixou perfeitamente em algumas áreas da minha vida, num piscar de olhos, estava praticamente descrevendo-a.
História triste, porém emocionante, de arrepiar e de se esvair em lágrimas, é impossível segura-las.
simplesmente, será aquele livro que tenho apego emocional e um ciúmes gigantesco! ??

samara.lyra 07/11/2023

"Nós estivemos aqui. Nossa vida teve valor."
É um livro pesado que fala sobre temas sensíveis para muitas pessoas. Eu gostei muito do livro, gostei de como a Laurel se expressa nas cartas, gosto de como ela dá atenção aos mínimos detalhes e dá sentido único a eles. Gosto de como ela descreve uma sensação que sente de forma tão diferente e detalhada. Eu poderia ler todos os dias uma carta que a Laurel fizesse para alguém. Foi bom ver ela amadurecendo, se perdoando e lidando melhor com seus sentimentos. A única coisa que não me agradou foi o romance, achei que eles se conheceram de forma muito rápida e também não concordo com algumas atitudes de Sky, mas tirando isso foi um bom livro. No entanto, não chegou a ser um dos meus preferidos.

Ju 07/11/2023

Um livro que vai te fazer chorar, Cartas de Amor aos Mortos nos provoca uma montanha-russa de emoções, risadas,inquietação, raiva e lágrimas.
Recomendo a leitura.

"Às vezes agimos porque estamos sentindo tantas coisas dentro de nós e não percebemos como isso afeta os outros"

Degiorsu 06/11/2023

"Cartas de amor aos mortos" propõe tratar sobre amor e morte, porém erra os próprios traços.
Em uma lição de escrever uma carta a alguém importante, Laurel alonga o exercício dedicando seguidas cartas a personalidades famosas que já morreram, enquanto simultaneamente tenta compreender a morte da irmã.

Morte e amor são temas discutidos desde o primeiro ser na terra que ousou amar e sobreviver o suficiente para deparar-se com a perda. O livro, contudo, não se apoia nesses dois sentimentos para gritar em plenos pulmões: "Isso é amar! E isso é perder!" - ele dá apenas um sussurro pesaroso. Não que sussurros sejam incapazes de demonstrar dor ou afeto, mas para expressarem isso, eles precisam ser contextualizados e mostrar a real relevância disso para quem o soltou, para não serem meras palavras flutuantes ao vento.

A real valia desse livro não está em seus próprios personagens, e sim em quem já existiu e fez-se relevante no mundo. Poder saber mais de pessoas como Kurt Cobain, Judy Garland ou Amy Winehouse, foi o que conseguiu unir de forma mais concreta amor e morte. Caso a autora houvesse se inspirado nessas pessoas não apenas para serem citadas, mas para serem exemplos nos avanços dos protagonistas, teria obtido maior sucesso.

abóbra 05/11/2023

Gostava muito das referências, porque de resto ....
essa menina é insuportável, não sei como tem gente que não odeia, tão chatinha coitada