Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas - Oliver Twist

sohisolo 28/07/2022

Um retrato numa época divisora de águas
Nessa obra que há tanto se tornou um clássico, Charles Dickens retrata sua época, em especial a ascensão da Revolução Industrial, de forma brilhante, e utiliza de uma criança como figura central não por acaso. A obra serve de exemplo de que todos, sem exceção, tiveram grande impacto, e demonstra a magnitude que tal período teve - e continua a ter quase 200 anos depois - na sociedade.

Oliver é cativante, e parece não perder sua inocência mesmo diante de tanta manipulação e de tanto sofrimento. Sua pureza nunca se perde e nota-se que o personagem demonstra isso tão naturalmente, exalando bondade e sempre tendo um brilho no olhar que o aproxima das pessoas que melhor poderiam guiá-lo.

Diante de tanta maldade fica uma certeza: Oliver passou pelo que tinha que passar. Isso só o tornou mais forte, e por isso foi tão necessário. A Revolução Industrial veio pra ficar, e fato é que a desigualdade social só viria a aumentar, e consequentemente a "malandragem" estaria em cada esquina, e se pudermos vislumbrar um futuro breve, então sim! Oliver logo teria maturidade pra se distanciar de tudo o que poderia fazê-lo mal.

anna 21/07/2022

Um clássico de aventura
?Confesso que ainda preciso aprender que a lição do mais puro bem não possa ser tirada do mal mais vil. Mas há pessoas de natureza tão refinada e delicada que não suportam a contemplação desses horrores.?

Assim somos apresentados a essa obra prima de Charles Dickens, cuja ironia é ponto marcante.
O livro fala sobre os infortúnios que Oliver passa desde seu nascimento. Órfão desde seu primeiro dia, a criança é vítima dos maus-tratos de religiosos, posteriormente inserido em trabalho escravo, até juntar-se com um grupo de ladrões.
É uma crítica social, em uma Inglaterra do século XIX que havia abolido escravidão, mas tratava os pobres de forma tão miserável quanto. Em um sistema religioso que dividia as pessoas em castas em nome da religião.
Mas sobretudo, é um livro de esperança. De como não virar ruim em meio a tantas mazelas, seguir tendo um coração puro. Confesso que pela crítica social inicial não imaginava que podia ser um livro feliz (e quase leve!), mas fui graciosamente surpreendida.

É um livro grande mas cuja leitura é tão gostosa, acontecem tantas reviravoltas e aventuras que fica fácil e rápido de se ler.

É um caso a parte é essa edição do @clubedeliteraturaclassica. Que capricho! Capa dura e linda, páginas grossas e amarelas, inúmeras notas de rodapé interessantíssimas (que dariam um livreto a parte), pra coroar com chave de ouro, com as ilustrações originais de George Cruikshank, feitas para primeira edição!

Recomendo demais a leitura!

Literata0 18/07/2022

Pesadinho, mas verdadeiro
Li recentemente e devo dizer que é um livro que me surpreendeu.
Foi minha escola que passou, achei um bocado pesado mas do mesmo modo necessário retrata uma realidade da época querendo ou não.

Taci.Souza 17/07/2022

Já li outras obras de Charles Dickens, incluindo o aclamado "Grandes Esperanças", mas nenhuma delas despertou em mim emoções e sentimentos de forma tão intensa quanto "Oliver Twist". Apesar de ter amado e favoritado todos os livros do autor que li até o momento, nenhum deles me deixou tão angustiada, impactada e encantada quanto esse livro perfeito , cuja leitura acabo de finalizar.

Publicado inicialmente na forma de capítulos seriados, a história ganhou sua primeira versão no formato de livro em 1837, sendo considerado o primeiro romance inglês a apresentar uma criança como protagonista. Desenvolvida com habilidade e talento, a obra reúne elementos indispensáveis para prender a atenção do leitor numa sucessão de situações marcadas por ação, suspense, mistério, emoções e reviravoltas interligadas que não permitem desviar a atenção da trama.

A escrita fluída e envolvente de Dickens, torna possível uma abordagem clara de temas sérios e pesados, sem dificultar o entendimento do leitor e destacando o envolvimento do autor com as questões sociais por ele abordadas. Sempre preocupado em expor as dificuldades enfrentadas pelos pobres e menos favorecidos de sua época, o autor é cirúrgico em suas críticas e certeiro ao usar da ironia para denunciar as falhas e a hipocrisia da alta sociedade inglesa do século XIX.

Ao dar ao leitor a oportunidade de acompanhar a trajetória de um órfão desamparado e negligenciado pelo estado, tendo que lidar, desde o seu nascimento, com a crueldade e indiferença da maioria das pessoas que encontra, sofrendo provações árduas em tão tenta idade, Dickens abre os olhos do leitor para a realidade que existe além da ficção. O leitor é convidado a direcionar seu pensamento para outros miseráveis que, fora das páginas do livro, compartilham de semelhante destino.

A narrativa torna impossível não se apaixonar por Oliver e não se emocionar com sua história. De forma natural, vamos nos conectando a ele e a tantos outros personagens, companheiros seus de misérias e adversidades. Sem surpresa, nos vemos angustiados, apreensivos, irritados, revoltados e emocionados com as situações nas quais nosso pequeno protagonista é colocado. Sofremos com suas dores e somos gratos por qualquer migalha de atenção e afeto que ele recebe ao longo da trama.

Machado de Assis defendia que "Cada obra pertence ao seu tempo", e partindo dessa afirmativa, é possível observar certos esteriótipos disseminados à época em que a obra foi escrita que já não cabem nos tempos atuais. Ao leitor compete a responsabilidade de respeitar a obra sem perpetuar tais pensamentos. Por outra perspectiva, ainda considerando as palavras de Machado, percebemos que a obra de Dickens ultrapassa as barreiras do tempo ao expor problemas sociais que ainda se perpetuam na nossa sociedade moderna, mesmo transcorridos mais de 180 anos desde a publicação do livro.

Enfim, esse livro me rendeu uma experiência literarária perfeita em todos os sentidos e, sem surpresa, se tornou um dos meus favoritos da vida!

Mayhara 17/07/2022

Pega o lencinho
Calma, a do lencinho é só porque se você for imaginar de perto a situação, você vai precisar de fato. O livro descreve a história do "pobe" Oliver Twist, alguns fatos pontuais, mas não precisa da caixa de lenços inteira. Só um mesmo.

É o primeiro de Dickens que leio e já gostei da escrita. Deve ser porque na época em que foi publicada foi em forma de folhetim, daí tinha que prender bem a atenção do leitor. Por isso aqueles títulos chamativos dos capítulos que deixa a pessoa curiosa pra saber todos os babados.

Gostei da história, apesar dos pesares que existem. Mostra nada mais que a realidade de muitos daquela época e de hoje em dia até, mesmo que com algumas diferenças da história do pequeno Oliver.

Um capítulo que já chegou me dando uma voadora foi o segundo. Nunca mais vou comer um prato de papa da mesma forma.

Dentre tantos personagens, sobe-e-desce e eita atrás de eita, não vou dizer mais nada pra não dar spoiler.

4* ?

Milena12 12/07/2022

Um menino órfão
Por diversas vezes achei que o Oliver estaria a um passo de uma felicidade e resultava em mais tristeza. Mas, não poderia acabar em outra forma a na ser em alegria.

Foi um livro que me trouxe tristezas principalmente por Nancy, e alegrias por ser revelado para nós a história de Oliver Twist.

Sofia136 11/07/2022

Ler a história de Oliver é realmente muito tocante, porém o que mais me tocou foi ler essa série de acontecimentos, descritos pelo autor como algo que beira o impossível, sabendo que hoje em dia, principalmente no Brasil, não é difícil achar uma história de um menino que nasceu e cresceu sem a mãe e a família e, consequentemente, acabou parando em um lugar sem condições financeiras e emocionais para cuidar, acolher e amar essa criança da forma correta, resultando em um menino que se envolveu com o mundo do crime. Porém, são nos momentos ruins que conseguimos separar o mundo real e a fantasia, e no universo de Oliver Twist, o menino encontra pessoas que o acolhem e o tiram desse mundo tão cruel, porém sabemos que na vida real, provavelmente, esse menino, que cresceu sem apoio e carinho, perdeu a sua vida para o crime.

Sol 62 11/07/2022

O desenlace da história de Oliver Twist, sua origem é, na minha opinião, bastante inverossímil e fantasiosa, todavia isso, nem de longe, mácula o brilho dessa obra.

O autor conversa o tempo todo com o leitor, o colocando a par do desencadear da história e de suas escolhas. É irônico, sarcástico e crítico em relação às leis relacionadas aos pobres.

?Que bela ilustração das ternas leis da Inglaterra! Elas permitem que os pobres durmam!? (27).

Descreve a insalubridade, a miséria e a violência da vida dos excluídos da sociedade - os pobres marginalizados - e a crueldade daqueles responsáveis, teoricamente, pelo bem estar e assistência a essa população.

Por incrível que pareça a bondade nessa história se limita a algumas pessoas ricas.

Daniel 08/07/2022

Bom entretenimento
Charles Dickens como sempre construindo uma história cheia de personagens, tramas e subtramas em capítulos curtos que prendem muito bem a atenção do leitor.

Luccrazy 04/07/2022

Escrita fluida, história intrincada e a chocante realidade?
?racista?
Sempre
Fui atraído por Dickens, em especial pela abordagem de bondade e cuidado com os pobres da Inglaterra vitoriana.
Oliver Twist entrega tudo de Charles Dickens, a realidade social mas também um chocante Dickens que se apresentou a mim com supresa: racista.
Sua visão e tratativa de um personagem como Fagin, o ?judeu? ladrão e maldoso é de deixar sem palavras pelo caráter preconceituoso.
Pra mim ficou um retrogosto difícil de encarar no século XXI. Um clássico com um asterisco enorme.

Thiago662 03/07/2022

"O homem nasce bom e a sociedade o corrompe", Dickens acha que não necessariamente
"Ele é uma criança de natureza nobre e coração quente - disse Rose e enrubesceu - e o Poder que achou conveniente testá-lo além dos seus anos plantou em seu peito afetos e sentimentos que seriam honrosos para muitos seis vezes mais velhos do que ele".

Oliver Twist vai fundo na Inglaterra Vitoriana. O século XIX é a época dos rápidos progressos e da segunda revolução industrial, que gerou uma onda de pobreza e marginalização que são extremamente bem descritas por Dickens. Há um aspecto quase moral e que vai contra a ideia de Rousseau: "os homens nascem bons, mas a sociedade os corrompem". Não com o pobre Oliver, a que todas as desgraças possíveis parecem acometer. Apesar dos pesares floresce um bom menino, que nunca fica puto com a sua realidade por pior que ela seja.

Nessa luta do bem contra o mal, não há como não torcer por Oliver e pela "regeneração" de Nancy, que nada mais é do que fruto do ambiente em que foi criada. A teia de personagens cujos destinos estavam traçados, muitos anos antes da história começar, parece meio forçada e talvez até desnecessária.

Uma boa edição do clube de literatura clássica.

davicr 27/06/2022

Muito bom!
Gosto muito da história do Oliver Twist, e esse livro foi o primeiro livro em inglês que li, consegui entender bastante a história! recomendo para iniciantes!

Thyelle 27/06/2022

...
Esse livro me despertou muitos sentimentos ao longo da leitura. A escrita de Dickens é maravilhosa, o modo como ele pinta o cenário com suas palavras ácidas, críticas e sarcásticas... eu amei! Confesso que tive que parar a leitura algumas vezes, pois o quadro pintado por Dickens das injustiças verossímeis me fez querer fugir da realidade, tratando-se de um livro altamente reflexivo e fascinante, repleto de ironias. Quero ressaltar também o que o autor destaca, o fato do protagonista, o orfão Oliver, conseguir manter sua pureza e essência em um ambiente corrupto. Muito bom!

Duda 24/06/2022

Gosteii do livro!! Muito bem escrito e com personagens bem desenvolvidos!!!
Adorei alguns personagens e odiei outros!! Adorei a leituraa, espero ler mais coisas do Dickens!!