Deus não está morto

Resenhas - Deus não está morto

1 | 2 | 3 | 4

annacsfraccaro 09/04/2023

Interessante e desafiador
Achei um livro muito interessante, mas não acho que é um livro pra todo mundo, penso que para quem acredita em Deus será um livro agregador, mas pra quem não acredita acho melhor nem começar kkkkkkk.
Eu li esse livro bem rápido, mas foi por conta do feriado, porque eu achei esse livro em alguns momentos desafiador continuar a leitura, porém, no fim deu certo.
Giuliana.Diocedo 14/04/2023minha estante
Anna, assiste o filme depois para saber se fizeram uma releitura bem feita? não li o livro.

annacsfraccaro 21/04/2023minha estante
Eu já assisti o filme, mas faz tempo, o livro é mais umas teorias e o filme é uma história

Nelson 09/01/2015

Leitura interessante
O livro é coerente com os argumentos e mantem-se de forma clara e de fácil entendimento, sua premissa é boa e não falha na construção das ideias. O ateísmo é questionado com evidencias publicadas por grandes nomes do meio científico. Vale a pena a leitura para um maior entendimento.

Lianderson 18/07/2015

Defendendo: Deus ou o cristianismo?
O livro "Deus não está morto" foi inspiração para um filme com o mesmo título, o qual foi um dos motivos por eu ter buscado ler o livro e me aprofundar mais na história. Porém, um ponto super importante para quem pretende ler o livro por causa do filme é: não há quase nenhuma ligação. Sim, as bases teóricas do livro são encontradas no filme (de maneira bem mais resumida), mas os personagens, o enredo, a história e a forma como ela foi desenvolvida no filme foi uma criação do diretor, uma vez que, o livro é mais um texto acadêmico do que uma narrativa, e esse ponto foi crucial durante a leitura, pois tornou-a um pouco cansativa e não muito fluida.

No geral, o livro é bem interessante. Eu até recomendo para aqueles que querem buscar conhecimento sobre os pontos de vista dos céticos e dos crédulos, mesmo que você não curta muito a ideia, que não se sinta a vontade em discutir coisas relacionadas à Religião, é importante não se privar do conhecimento.

Bem, o autor começa o livro fazendo jus ao título e mostrando evidências de que Deus existe e ele não está morto, como o filósofo Friedrich Nietzsche afirmou. Ele expõe os pontos de vista de ateus famosos, como Richard Dawkins, para contra-argumentar e tentar, no mínimo, fazer o leitor pensar sobre o que é realmente verdade ou não. A primeira parte do livro é basicamente voltada para essa tentativa de provar que Deus existe, ir de encontro a boa parte dos argumentos dos céticos e deixar claro que razão e fé podem andar juntas.

Em grande parte, os argumentos do autor são convincentes, faz o leitor crítico de fato refletir sobre. Contudo, há várias passagens que não passam de falácias e outras que mostram argumentos fortes dos ateus, mas não mostra uma resposta do autor para tais argumentos, uma vez que, o autor rebate, nega tais afirmações, dá vários exemplos que só tiram nossa atenção do ponto central e, no final, as ideias em questão não foram refutadas através de contra-argumentos relevantes e as perguntas não foram respondidas.

Do meio para o fim do livro, eu passei a não entender, de fato, qual era o objetivo principal do autor, se ele pretendia defender a existência de Deus ou a credibilidade do cristianismo, isso porque, ele passou a falar sobre Jesus Cristo, seus feitos, a prova de que ele era a forma humana de Deus na terra, o quanto o cristianismo tem crescido, etc etc. Na verdade, ele fala sobre cristianismo, no geral, mas Rice Broocks deixa bem claro que seu ponto é defender a parte protestante da cristandade.

Enquanto defende suas crenças e sua religião, o autor se contradiz e faz o que ele alega que os ateus costumam fazer: generalizar. Ele costuma apertar sempre na tecla de que os céticos tendem a pegar erros pontuais das religiões para criticar todos os religiosos, entre outras generalizações. Mas, o próprio Rice Broocks generaliza a partir do momento em que ele usa a palavra "ÚNICA" para falar sobre a verdade, salvação e redenção. Ele diz que os ensinamentos de Jesus Cristo são a única fonte de verdade, de certeza e de confiança, e diminui o valor das outras religiões existentes, como do Islamismo, do Budismo, e até mesmo do catolicismo. Na verdade, ele não só diminui o valor de tais religiões, como também se mostra meio intolerante em relação a elas, fazendo, mais uma vez, o uso da generalização, principalmente quando ele cita o ataque de 11 de setembro como um exemplo de que esses "religiosos" não tem uma fé verdadeira, mas uma fé cega.

Portanto, é um livro interessante de se ler, porque o leitor fica a par das discussões que circulam nos contextos acadêmicos entre teístas e não-teístas, porém, antes de iniciar a leitura, é importante estar ciente de que o autor toma uma abordagem bem cristã, que defende a existência de Deus mostrando que as teorias científicas são refutáveis, mas que foca bastante na divulgação da sua própria religião, tomando um posicionamento por vezes um tanto intolerante.
Carlos Patricio 19/10/2015minha estante
ótima resenha, parabens!

Jessy 29/03/2016minha estante
Ótima resenha. Mas olha, parou pra pensar que pra quem segue determinada religião e crença, a sua religião/crença sempre é a única verdade? É assim no cristianismo, budismo, islamismo e etc. Se um pessoa de uma determinada religião disser pra você que não, que ela acha que as outras religiões que creem de forma diferente também é a verdade, só acho que nem essa pessoas crer de verdade na própria crença, no fundo mesmo ela tem dúvidas. Fé em algo ou alguma coisa ou você tem ou não tem, o que não se pode é tentar impor sua crença e obrigar os outros a aceitá-la na marra, eu acredito que todas as religiões podem conviver em harmonia, desde que os seres humanos entendam de verdade algo básico: Respeito as diferenças, sejam religiosas, físicas, sociais...Mas o mundo é grande, e aquilo existem pessoas que sabem coexistir e respeitar crenças diferentes da sua mesmo que pra ela a sua crença seja a única verdadeira e então ela escolhe seguir sua vida em frente como deseja e deixar que os outros sigam a sua como desejam e existem pessoas que não conseguem aceitar que assim como elas são livres para pensar e crer no que quiser ou outros também são e por causa disso temos as guerras políticas, religiosas... e diversos outros problemas na humanidade. Mas vamos ter fé que o homem pode evoluir pra melhor. E sua resenha me fez querer ler o livro, gostei.

debmartiins 12/01/2023

"Deus não está morto"
A partir do segundo capítulo, é q realmente começa a mostrar provas concretas da existência de Deus, a fim de termos maior conhecimento sobre Ele e, tb, argumentos e evidências para o combate ao ceticismo. (Para maior credibilidade, o autor coloca posicionamentos de científicos, filósofos, doutores, etc.) Alguns capítulos são mais cansativos por causa da linguagem mais científica e tals; tirando isso o livro é realmente mt bom!

Cris 19/11/2015

As tais provas que nada provam
Nenhuma leitura é descartável. Porém, um dos livros que menos gostei de ler foi este. A temática é muito boa, a pesquisa foi bem aprofundada, mas pelo que havia na introdução esperava mais do desenvolvimento.
Tratar de um assunto como a existência de Deus é muito delicado e requer grande atenção e cuidado. O autor propõe a exposição de argumentos que provem tal existência, no entanto o que vi em grande parte foram ataques a pensamentos ateus com várias citações onde o autor ridiculariza pensamentos de pessoas que discordam da religião, desconsiderando que estas também tiveram embasamento em pesquisas e afins.
Rice diz "(...) críticas não são argumentos" seria uma pena se este pensamento caísse sobre ele. Por fim, suas provas nada me provaram e continuo com minhas dúvidas e simpatizo com o pensamento de Martha Medeiros na crônica Um Deus Que Sorri: "Eu acredito em Deus. Mas não sei se o Deus em que eu acredito é o mesmo Deus em que acredita o balconista, a professora, o porteiro. (...)"

Aninha.Baptistela 06/01/2021

Deus não está morto
Gostei muito da leitura do livro, em especial as últimas páginas, as quais trazem relatos de ateus ?convertidos? em cristãos! O relato de Augusto Cury foi extremamente emocionante! Um livro que vale muito a pena ler!

Leituras e Reflexões 14/10/2023

Não é a história do filme? É MARAVILHOSO!!!
Depois de muita insistência de uma parceira fiel de leitura, Meglen, resolvi investir meu precioso tempo na leitura dessa obra.
Antes disso, este livro se encontrava na minha estante há um tempão e eu não tinha a mínima vontade de lê-lo. Eu achava que era a história do filme ? #InocenteIgnorância
Mal comecei a ler e já me apaixonei. Demaissssss. Demais mesmo!
É basicamente a compilação de vários estudos científicos comprovados à luz da Bíblia. E várias verdades da Bíblia comprovadas por estudos científicos. Tudo isso de uma maneira fácil de compreender.
Somos levados a pensar de verdade sobre a existência de Deus e Sua grandeza.

SUPER HIPER RECOMENDO!!!

P. S.: Comprei outro exemplar e já dei de presente para uma pessoa amada!

VOCÊS PRECISAM LER ESTE LIVRO!

MEGLEN, OBRIGADA PELO EMPURRÃO!!!!!!!

June 11/07/2021

Argumentos científicos e filosóficos? Onde?
Para um livro que se propõe à "mostrar provas e argumentos da existência de um Deus no mundo moderno" o ensaio se prova o contrário. Tudo que se pode encontrar é preconceito contra todas as religiões não cristãs e um monte de falácias. Durante toda a leitura podemos ver um único e grande "argumento": Os ateus falam que os cristãos são maus, mas os ateus que são maus. É uma patética briga de egos, extremamente infantil. O autor se aproveitou da premissa do livro para destilar seu preconceito contra ateus e outras religiões. Em diversas passagens é possível encontrar opiniões como "não conseguem ver o óbvio, o que está na frente dos seus olhos". Além de defender idéias absurdas, reclamando que as universidades não dão espaço à religião, e pasmem, só são ensinadas ciências nelas, defendendo uma doutrinação ideológica no meio acadêmico. Além disso é notório que o autor generaliza e cria estereótipos sobre os ateus, considerando todos como "alguém revoltado e que possui problemas com Deus, transforma a ciência em sua religião e é intolerante com os pobres cristãos perseguidos". Realmente patético.

Inclusive a frase que dá título à obra, originalmente proferida por Nietzsche "Deus está morto" mostra a compreensão pífia e preconceituosa do autor, a qual não teve nem o mínimo trabalho de pesquisa para tentar entender.
LaraTavares 22/02/2022minha estante
Parece que esse livro é tipo uma resposta ao livro "Deus um delírio", e o deboche e o preconceito que tem em "Deus um delírio" não passa nem perto do livro " Deus não está morto".

Denise 14/09/2022minha estante
Eu não li, nem pretendo ler... caí aqui por acaso e lendo as resenhas, a tua me fez muito sentido na parte em que cita Nietzsche justamente por isso: os leigos não compreendem o que o autor quis dizer com "Deus está morto" e levam no sentido literal, nunca leram suas obras e nem se deram o trabalho de pesquisar.

Hugo 21/11/2020

Livro modorrento, chato.monotemático. Digo: esperava bem mais desse livro.

PaMeirelles 16/03/2022

Leitura decepcionante
Antes de mais nada, considero importante mencionar que sou ateu, visto que esse tipo de viés claramente influencia a leitura. Isso posto, nunca gostei de me envolver em debates religiosos, já que, francamente, nada de bom ou produtivo sai deles. Respeito a crença individual de cada um, e não sinto necessidade de convencer outros a pensar como eu. Decidi ler o livro como uma sugestão do meu pai, na intenção de entender o que o outro lado pensa, e como seria uma construção "racional e intelectual" da fé. A decepção já começa nas primeiras páginas, quando, apesar de mencionar o leitor ateu como um dos possíveis alvos do livro, somos tratados com extrema hostilidade, como um debate político onde a intenção é atacar o outro lado, não promover um debate construtivo. Os pontos altos do livro são a forma como o livro consegue enumerar os principais argumentos teístas, e caso o leitor se interesse em pesquisa-los postumamente, saberá pelo que buscar. Os pontos negativos são a insistência em negar fatos científicos bem estabelecidos, como a teoria da evolução, a intolerância hipócrita com que trata outras religiões ( usa o 11/9 como prova da falha moral do islamismo, mas omite atrocidades semelhantes como as cruzadas ou a inquisição. Além disso, evita por completo temas que poderiam ser polêmicos (homofobia?) e minimiza argumentos ateístas relevantes, como o multiverso. Nesse caso, inclusive, o autor nao parece sequer compreender do que se trata a teoria. Mais para o fim do livro, a coisa sai dos trilhos por completo, a pregação religiosa passa a regar as páginas e você poderia até se esquecer da proposta de "análise intelectualmente satisfatória" em meio a tantos erros de lógica. Estudo numa universidade católica, e acredito que seja perfeitamente possível conciliar a fe e a razão, dadas algumas restrições. Esse livro, no entanto, não o faz de maneira satisfatória.

Nathaniel 26/12/2022

Sinceramente, eu realmente não entendi o motivo que esse livro despreza tantos os ateus. Eles tratam o ateísmo como se fosse um bicho e até mesmo explica que os ateus tem uma "missão de ver a eliminação de toda a fé religiosa" (frase retirada do livro).
Muitas informações do livro são falsas, principalmente as porcentagem. Uma rápida pesquisa no Google você consegue ver a diferença de número.
O livro chama os ateus e comunistas de mãos sangrentas e esquecem que a própria mão também contém sangue!
Achei ridículo a parte de ter um manual de como conviver com um ateu! Já falei e irei repetir, não entendo o motivo desse livro desprezar tanto o ateísmo e tratar como se fosse um bicho destruidor de fé.

Itala 05/03/2020

Ótimo para Cristãos.
Pra quem quer crescer e ter conhecimento para argumentar sobre sua fé esse é um verdadeiro manual. Cheio de argumentos filosóficos, científicos e bíblicos para você acrescer conhecimento e desenvolver a sua fé na existência de Cristo. Um livro inspirador que te mostra o quanto ter fé e crê em Deus é recompensador
Deus não está morto, ele vivi e Reina!

Anna Eloisa 14/06/2021

Com certeza, virou um dos meus favoritos ?
Eu já tinha visto o filme "Deus não está morto" e aí quando uma amiga me emprestou esse livro, achei que seria mais do mesmo, mas eu fui profundamente surpreendida! Nem tenho palavras pra dizer o quanto eu amei esse livro, o quanto aprendi e o quanto Deus falou ao meu coração! Sério, leiam!!! Vale muito a pena! É ótimo poder ver provas da existência e da ação de Deus no mundo tão bem apresentadas!

Lari 04/06/2021

Resenha: Deus não está morto
Eu comprei esse livro pensando que seria pelo menos parecido com o filme, mas não tem nada a ver um com o outro, no filme ele usa fatos, teorias, argumentos...E o livro é baseado nos argumentos da existência de Deus, e também ele responde muitas perguntas que temos em questão a isso.Ele é dividido em 10 capítulos e cada um da argumentos diferentes sobre a fé, o bem e o mal, os propósitos da vida, a origem da vida, e vários outros temas, inclusive no final do livro tem muitos testemunhos de ateus que se converteram ao cristianismo.
Eu gostei do livro, mas não é tudo o que eu esperava, pois pensei que serie como o filme, mas o livro não tem meio que uma "história" ele só apresenta argumentos, mas gostei em geral, mas tem algumas partes que o leitor colocava um ponto de vista que havia Deus no mundo e outro que não, e isso fazia eu cansar de ler em alguns momentos.

1 | 2 | 3 | 4