O Barão de Munchausen

O Barão de Munchausen Rafael Coutinho

Resenhas - As Loucas Aventuras do Barão de Munchausen

Marianna 22/11/2023

Me interessei por ele desde a capa, gostei, é um livro cheio de aventuras exageradas e ilusórias, onde o protagonista diz ter feitos muitos feitos grandiosos até demais! É bem divertido e fluída a leitura, gostaria que fosse mais longo e mais exploradas as suas aventuras, que tudo tivesse mais detalhes.

Sr. Quadros 25/04/2023

Um clássico que não envelheceu tão bem
Título: As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen

As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen é uma obra clássica da literatura que foi escrita por Rudolf Erich Raspe e publicada pela primeira vez em 1785. O livro conta as supostas aventuras do Barão de Munchausen, um nobre alemão conhecido por suas histórias extravagantes e impossíveis.

A história começa com uma série de episódios hilários e absurdos, nos quais o Barão de Munchausen se envolve em aventuras incríveis, como cavalgar um raio, voar em uma bala de canhão e enfrentar animais ferozes com suas habilidades invulneráveis. As descrições detalhadas das proezas do Barão são repletas de humor e sátira, e o leitor é levado em uma jornada de absurdo e fantasia.

No entanto, à medida que a narrativa avança, o encanto inicial do livro começa a desgastar-se. As histórias do Barão de Munchausen tornam-se repetitivas e previsíveis, e a falta de uma trama coerente e personagens bem desenvolvidos faz com que o enredo perca a força. As situações inverossímeis e exageradas que inicialmente pareciam engraçadas e surpreendentes acabam se tornando monótonas e sem graça, deixando o leitor desinteressado e desconectado da narrativa.

Além disso, a escrita pode parecer datada e difícil de acompanhar em certos trechos, com uma linguagem rebuscada e arcaica que pode tornar a leitura cansativa em alguns momentos.

Apesar dessas limitações, As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen ainda é uma obra notável do gênero literário conhecido como "mentiras de viagem", que foi popular no século XVIII. O livro é uma sátira às narrativas de viagens fantásticas da época e é uma obra pioneira no uso do absurdo e da sátira como elementos literários.

Em resumo, As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen começa com situações hilárias e surreais, mas ao longo da narrativa, a trama pode se tornar monótona e sem graça, com uma escrita datada e difícil de acompanhar em alguns momentos. Ainda assim, é uma obra notável em seu gênero e pode ser apreciada por aqueles interessados na literatura satírica do século XVIII.

Nandalvesmeira 17/12/2022

Melhores absurdos
Livro cheio de absurdos e mentiras contadas pelo protagonista de uma forma que me fez acreditar em cada palavra que ele dizia.
Leitura muito boa, leve e divertida.
Todos deveriam ler para voltarem a ser crianças!

Vini Dias 17/11/2022

Cumpre seu papel
Esperava mais, é uma história de fantasia bem bobinha e infantil, mas cumpre seu papel como um livro infantil de comédia.
Porém, chega uma hora que parece que a piada é sempre a mesma e acaba sendo um pouco cansativo.

Marlon Johnes 04/09/2022

Qual Foi o seu primeiro livro lido?
Fala Leitooor, Caros leitores?

Barão de Munchausen foi o primeiro livro q li na vida, e tive o privilégio de encontrar o msm, na biblioteca do centro da minha cidade e...

Loucura, loucura, loucura!!!?

Skoobers, que livro senhoras e senhores, um livro infanto juvenil (estava no 5° ano na época) de bom nível, podendo-se citar sem spoilers severos, lobo do avesso (braba kkk), guerra no sol (essa faz pensar) e machadinha e a lua (a descida, na boa kkkk)

Assim como informado pelo barão sobre suas histórias, saliento que todas são.. 100% verdades verdadeiras, CONFIA ;)

Ótima leitura e que nos encontremos por aí! Tmj

Sallete.Gabrielle 18/08/2022

???
Por mais que eu ame esse livro pela nostalgia ele não e tão bom quanto eu lembrava ou talvez seja por que eu já li tipo umas 7 vezes adoro ele pois me introduziu no mundo da leitura

Patcha 25/07/2022

Uma aventura maluca de séculos atrás
O livro narra as aventuras de uma figura histórica um tanto quanto controversa. Por mais que o barão tenha existido, foi-se criando uma mítica tão grande em cima de seu nome que foi possível criar um volume com aventuras tão extraordinárias.
É divertido ler uma aventura fantástica na forma de relato, como foi comum durante muito tempo. Mas admito que alguns pontos da história soam incômodos aos tempos atuais, tal qual a inversão escravagista.
Recomendo a leitura, caso queira conhecer mais de obras clássicas pouco difundidas no Brasil.

Ricardo.Borges 27/02/2021

Para guardar com amor
Adoro essa história. E essa edição primorosa está realmente linda, para se guardar e ter orgulho!

Angelohfonseca 04/01/2021

Loroteiro
Conheci o Barão num dos episódios do Sítio do Picapau Amarelo. na minha infância.
Encontrei o livro por acaso. A primeira parte é bem divertida e consegue algumas risadas. A segunda é cansativa, mas não chega a ser maçante. Ainda assim, vale a leitura

Helder 02/12/2020

Frustrante
Lembro de ter assistido o filme quando criança e me divertido bastante.
Mas com o livro não foi a mesma experiência.
Fiquei frustrado por não ter os mesmos personagens do filme dentre outros aspectos.

Que pena!

Lel352 06/02/2019

Quando eu era uma criança tinha visto um filme de aventura com um personagem chamado Barão de Munchausen, lembro-me que tinha adorado o filme. Já adulto fiquei surpreso ao saber que o esse Barão vem de um livro. Resolvi ler As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen, a leitura é divertida pois nunca vi um personagem ter incríveis aventuras, quais são narradas por ele em cada capítulo, onde suas proezas e atos são de níveis totalmente inalcançáveis até para o Batman com preparo (hahaha).
Livro é gostoso de ler com histórias mirabolantes e bem surrealistas e contendo algumas críticas a alta nobreza da europa do século XVIII.
O livro dividido em duas partes, tem na primeira histórias originais curtas divertidas contando as proezas do Barão entre a Lua a Terra, agora segunda são capítulos apócrifos, onde neles narra sua viagem a África, sem deixar o surrealismo e Dom Quixote de lado, foram contos com uma leitura arrastada comparando com a primeira parte, mas sem deixar de lado suas críticas a sociedade londrina.

@injoyce_ 02/06/2018

As Loucas Aventuras do Barão de Mu.
No que acreditar a respeito dessa obra? Não acredito nem no nome do escritor (haha)
São pequenos contos clássicos muito engraçados e mentirosos, um livro com poucas páginas que nos trás tanta imaginação e aventuras coloridas, que eu realmente gostaria que tivesse muito mais páginas. Um livro excelente para crianças, principalmente porque são contos pequenos, dando assim, para lê-los tranquilamente.
Concluir esta pequena, maravilhosa e mentirosa obra em menos de 20 minutos, e não estou mentindo a respeito.
Se você quer rir com um barão com a mente cheia de imaginação , leia suas aventuras.

isa.dantas 08/10/2017

A primeira parte é divertidíssima, já a segunda, bastante arrastada!

Henrique 29/12/2016

Esperava mais
A primeira parte do livro é mais divertida em função dos elementos lúdicos, principalmente o último conto desta parte.

Senti falta de personagens apresentados em um filme sobre o Barão que assisti na sessão da tarde quando era criança.

As ilustrações são muito agradáveisaos olhos.

gabi_vargas 10/01/2015

De volta à infância
Um livro deliciosamente absurdo, recheado de mentiras e disparates que ilustram as tais aventuras do Barão. Leitura descompromissada e muito divertida. Um livro que nos leva de volta à infância, rindo da desfaçatez das absurdas lorotas do protagonista. Vale muito. E recomendo procurar pelo filme após a leitura.
Gustavo.Campello 05/07/2017minha estante
Além do filme do Gilliam, tem um filme da Checoslováquia de 1962 traduzido para o Brasil com o título O Barão Fanfarrão onde o diretor Karel Zeman se utiliza de animações para contar a história de Munchausen muito a frente do seu tempo.... fica a dica!