Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Karlla.Daltro 18/02/2023

Pip, meu velho Pip!
Confesso que imaginei que iria me
emocionar mais. Achei o Pip um
pouco previsível em alguns momentos
e um tanto fraco em suas
convicções. Mas acredito que era
exatamente isso que o autor
queria nos passar na narrativa.

Pip teve a grande oportunidade em
sua vida e viu suas grandes
esperanças virarem grandes
expectativas!

Queria mais detalhes do final pouco conclusivo porém, a sensação que ficou foi propositadamente pensada pelo
autor. Gosto de querer mais, de saber mais. Quanto a escrita do Dickens, não há o que se falar. Narrativa que flui e prende.

Recomendo a leitura desse clássico.

Alice1720 17/02/2023

Grandes patuscadas
São poucos os livros que eu já li na vida, mas eu tenho a impressão de que esse vai se destacar para sempre como um dos maiores.
Emanoel.Lucas 01/03/2023minha estante

j.myaki 15/02/2023

Perfeito
Li em algum lugar que as obras de Dickens são precursoras das novelas de televisão. Consigo reconhecer em Grandes Esperanças várias estratégias de roteiro que hoje são presentes nas mais variadas formas de mídia, a ponto de serem consideradas clichês.

Entretanto, um dos apelos desse livro é justamente mostrar como o autor domina essas estratégias, constroi muito bem seus personagens e - algo que teve em mim uma impressão bastante positiva quando li David Copperfield - não deixa nenhuma ponta solta na história. Sabendo disso, é muito envolvente tentar imaginar de que modo será encaminhada a trama, e ter suas ~ esperanças ~ confirmadas ou não ao longo da leitura. Todas as reviravoltas, ainda, são merecidas e nada acontece do nada.

Outro ponto muito forte é ver todas as transformações pelas quais Pip passa, que são sutis e progressivas, mas sempre perceptíveis e cheias de sentido. Seu caráter é bem trabalhado, assim como o dos outros personagens - todos possuem personalidades distintas, intrigantes, mesmo os que aparecem pouco. A principal temática do livro, a redenção, aparece de forma coerente ao longo da obra, tanto para o personagem principal quanto para os que o cercam, sempre de uma maneira tocante, honesta e, novamente, merecida.

A impressão que fica é de que se está lendo um autor extremamente competente, uma obra que trata de temas pertinentes até hoje e que relata a experiência humana de uma forma muito bonita. recomendo muito!!!

Olenik 14/02/2023minha estante
Descrição incrível

Tainá Antunes 05/02/2023

Grandes esperanças é um romance de formação escrito pelo autor Charles Dickens, publicado entre 1860 e 1861. Ambientado na Inglaterra do século 19, que estava em grande desenvolvimento industrial e era brutalmente hierarquizada, a obra retrata a jornada de um menino de origem humilde chamado Pip. Pip possui grandes esperanças acerca da sua ascensão social, que se materializa de maneira inesperada no decorrer da narrativa, mas que também é motivo de culpa e muita tristeza.

Pip é orfão, mas é criado pelo ferreiro Joe, seu cunhado muito amoroso, e pela sua irmã muito mal-humorada e amarga. De início, ele sofre muitos maus-tratos da irmã, mas essa situação apesar de tudo, é colocada de maneira cômica. Um pouco mais para frente no enredo, ele é apresentado à senhora Havisham e começa a frequentar a sua casa. Essa senhora é de classe social muito distinta, o que faz com que Pip comece a observar a sua própria condição social, e também comece a ter vergonha de si, da sua família e da sua casa. Pip é muito afetado pela consciência da sua origem humilde, e na sua ascensão aprende sobre a diferença entre relações genuínas, baseadas em amor e amizade, e de relações por puro interesse.

Importante ressaltar que nesta obra lidamos com o ponto de vista de dois “Pips” distintos: o Pip que está crescendo, personagem da história, e o Pip já maduro, narrador, que apresenta comentários (e as vezes até spoilers) muito afiados sobre as suas experiências naquele período, o que torna o romance ainda mais interessante. A narrativa de Dickens por aqui (e como sempre!!) tem um senso de humor brilhante, riqueza de detalhes e é muitíssimo bem amarrada.

Grandes Esperanças é considerada uma das melhores obras do autor, e é um marco da literatura inglesa. Ainda, foi escrita para as massas da época! Além de apresentar grandes críticas sociais, provoca reflexões sobre a natureza humana, amizade e culpa, entre outras temáticas de bastante relevância até os dias de hoje. Sobretudo, a quebra de expectativas é a temática que permeia todo o enredo, motivo pelo qual essa obra também é considerada um romance de desilusão por muitos críticos.

Joseane 01/02/2023

As aventuras de Pip!
O que mais me chamou atenção do livro é a história de redenção do Pip e como aqueles que mais nos querem bem e em qualquer situação são os que sempre estarão pra nos ajudar em qualquer situação.
Além disso, às vezes, um pequeno ato pode modificar muitas vidas.
Charles Dickens, como sempre, é excelente em mostrar as várias facetas do ser humano.

Marina 15/01/2023

obrigada James pela indicação
a vontade de ler esse clássico se deu ao fato de ser tão mencionado pelo James Herondale. por isso, sempre que eu lia eu lembrava dele... e foi uma experiência interessante.
a escrita do Dickens é boa, assim como em outras novelas dele que já li, mas é cansativa. o melhor de tudo pra mim foi o humor que ele põe na narrativa (eu chegava realmente a gargalhar) e eu me apeguei mt ao Pip e Joe. pra mim, de longe, a melhor relação do livro. no geral, é um clássico válido de conhecer, mas tem que ter resiliência e entender que não vai conseguir devorar em 1 semana rs. to bem animada pra ler Oliver Twist agora e Conto De Duas Cidades, que é indicação do Will!

Vinicius 03/01/2023

Romance doce
Dickens tem um estilo muito próprio de construir seus enredos. Mais uma vez, partindo da história desde a tenra idade do personagem principal, tal qual em David Copperfield, ele perpassa por inúmeros cenários britânicos, apresentados conforme a apresentação dos diferentes extratos sociais. Assim, emocionante e com pitadas novelescas, o romance se desenvolve de forma bem satisfatória com um desfecho contundente e palpável.

Vanessa.Brizola 26/12/2022

Lições de vida e personagens marcantes
Este foi meu terceiro Dickens e como sempre o autor me prende muito com suas lições de vida importantes e atemporais, a comédia inglesa com uma dose de ironia deliciosa, que não subestima nossa inteligência, e claro, seus personagens marcantes com facetas misteriosas e profundas como são todos nós, os seres humanos. Destaque para o Joe e o sr. Wemmick, aqueles personagens queridos que Dickens faz como ninguém e que lemos com um sentimento de carinho como se conhecemos pessoalmente.

Minha nota a leitura é em comparação com outro livro do autor, David Copperfield, que ainda é imbatível para mim como experiência literária. Entretanto, Grandes Esperanças é excelente e deve ser lido por todo mundo que ama clássicos!
Silvestarley Oliveira 28/12/2022minha estante
Eu gostei bastante da leitura. Foi meu segundo livro do Dickens. O próximo será ?David Copperfield?.
Parabéns pela resenha!

Carol 24/12/2022

Dickens ganhou meu coração
Primeiro livro que li do autor, e já foi o suficiente pra me apaixonar por ele. O livro me pegou do início ao fim, leitura leve e fluida. Não se assustem por ser um calhamaço.

Mi_ 08/12/2022

Grandes Esperanças, de Charles Dickens.

Grandes Esperanças, é sem sombra de dúvida, a minha melhor leitura de 2022.
Assim como PIP, na vida, mudamos de opinião frequentemente e muitas vezes sem perceber.
No decorrer da narrativa, é impossível não sentir pelo protagonista uma mistura de sentimentos: amor, raiva, culpa e dó.
Embora o livro tenha sido escrito no século XIX, encontramos no personagem muito do outro e de nós, pois, não somos nada além de seres humanos comuns, que mesmo com a nossa pequenez, somos capazes de amar.
Qual ser humano, assim como PIP não é cheio de incertezas, fraquezas e defeitos? Que olhemos para dentro de nós e tenhamos a plena consciência de que ainda temos muito a evoluir, senão,pelo amor será na dor.
Que sejamos como o bom e velho Joe, que não perde a essência, respeita a sua verdade e é genuíno no acolhimento ao outro.
Da vida, nada se leva e dela somos eternos aprendizes.

#dickens#literaturainglesa#literaturaclassica#

Rubinho.Meneses 27/11/2022

Um dos melhores
Muito bom esse clássico, leitura que começa e você já fica curioso, a cada página você se surpreende mais com a história.
Muito bom!

Silvestarley Oliveira 20/11/2022

Grandes esperanças
Aqui vamos acompanhar a história de Philip Pirip, mais conhecido como Pip. Pip é um garotinho de sete anos, órfão, que é criado pela irmã mais velha e seu marido Joe, o ferreiro. Morando em um pequeno vilarejo, a família, de origem simples, leva uma vida que não chega a ser exatamente miserável mas bem próxima a isso. A comida não falta mas é pouca. Joe passa os dias trabalhando na ferraria para garantir um mínimo de sustento. A irmã mais velha é muito rigorosa com o irmãozinho. A vida de Pip é dura. Ainda assim, apesar das adversidades, o garoto é capaz de sorrir daquele modo que só as crianças sabem. Tudo começa a mudar quando Pip é chamado pela Srta. Havisham para visitar sua mansão. Manor House destoa totalmente do restante da vila. É uma propriedade enorme com sinais de abandono, muito sombria e cercada de mistérios. O jardim está descuidado, há uma cervejaria abandonada dentro de seus muros e todos os seus relógios estão parados exatamente no mesmo horário. Ao adentrar o quarto da Srta. Havisham, o mistério só aumenta. Ela não permite a entrada de luz, as cortinas estão permanentemente fechadas e o ambiente mal é iluminado por velas. Em um cômodo há um buffet completo de casamento coberto de insetos e teia de aranha. A srta. Havisham está sentada em uma cadeira com um vestido de noiva que parece que irá se desmanchar a qualquer momento e está coberto de pó. É nesse ambiente obscuro que Pip conhece Estella, fonte de todas as suas ambições e aflições. Rejeitado pela garota, Pip começa a se sentir mal por ser quem é e pela sua origem humilde e almeja então se tornar um cavalheiro para que seja digno do amor de Estella. Sem grandes expectativas reais de alcançar o seu sonho, o que Pip não imaginava é que sua realização estava muito mais próxima do que ele esperava. Acompanhar a trajetória de Pip levanta muitas discussões, principalmente sobre as questões sociais. Sua ascendência pelos olhos da sociedade, e até pelos de si mesmo enganado por essa outra, não coincide com a iluminação de sua alma e nem com a conquista de sua felicidade. Ao conceber que sua felicidade está atrelada a sua posição social, Pip apenas engana a si mesmo. No fim, o que acontecera de bom em sua vida teve origem humilde. A nobreza pouco lhe trouxe além de alguns momentos de prazer ao preço da perturbação de seu espírito. É genial e ao mesmo tempo assustador pensar que uma crítica social presente em um livro do século XIX ainda se encaixe em nossa sociedade dois séculos depois. Cada vez mais as pessoas vivem de status e buscam a felicidade em bens materiais e posições sociais. Poucos buscam o desenvolvimento interior e a felicidade nas pequenas coisas. Será que os livros clássicos têm uma genialidade que sempre os fazem permanecer atuais?