Grandes Esperanças

Grandes Esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

Livianmassafera 12/09/2024

Grandes esperanças?
Me trouxe reflexões inesperadas, essa jornada de Pip.

É impossível você não se identificar com o personagem, ao menos uma vez, durante a leitura. Ainda que seja um livro muito antigo, tem aquele poder que só os clássicos tem de se encaixar perfeitamente na atualidade, em diversos contextos.

É ter grandes expectativas, grandes sonhos, e perceber que nem sempre isso é viável ou acontece da forma que tanto esperamos. A maior certeza, a maior constância é a mutabilidade do ser. E quem de nós não muda ao longo da vida?

É um romance muito bonito, e conta de forma muito realista, o que todos nós vivemos no amadurecimento, com o passar dos anos.

Mas também é sobre ser falho, entender e reconhecer o que se é, e agir com humildade.

Talvez seja um pouco cedo para uma resenha, ainda estou absorvendo tudo o que li (apesar de ter levado meses para terminar)

Daniela742 02/09/2024

Uau, uma vida!
Assim como foi com David Copperfield saio de Grandes Esperanças com a sensação de que vivi a vida de Pip ao seu lado. Que passei por tanta coisa ao seu lado, que o conheço tão bem.

É admirável e fantástica a habilidade de Dickens em construir romances de formação tão profundos e grandiosos. Me faz sentir tantas coisas, que fico até sem saber como explicar, mas o livro reúne tudo de eu gosto.

Demorei muito para finalizar o livro, e não acho que isso é um problema da história, foi só o meu ritmo de leitura querendo ler outras histórias e voltando para essa quando eu sentia saudade dos personagens. De algum modo isso intensificou meu apego a essa história, que permaneceu tantos meses comigo.

Bruna.Stedile 31/08/2024

Muito interessante
É bem reconfortante acompanhar a jornada de Pip desde sua infância até a idade mais avançada, e torcer e sofrer com o desenrolar de suas ?grandes aventuras?. Muito legal ver os costumes da época e o desenrolar dos acontecimentos. Recomendo

?Não lembrava que me havia feito chorar, então chorei por dentro - o pranto mais doloroso de todos.?

Camila Felicio 20/08/2024

Leitura interessante! O Pip é muito menos unilateral e profundo que o David (Copperfield)... No entanto esta obra ,como um todo, está abaixo da outra!
Gostei? Achei Ok! Não sou grande fã do Dickens, não achei maravilhoso mas tampouco achei terrível...
Vale a leitura para quem curte o autor ou histórias envolvendo crianças órfãs (Descobri que não é minha vibe, minha exceção continuará sendo Jane Eyre).

Paula 16/08/2024

Grandes Esperanças
Na minha opinião, Grandes Esperanças é um livro que tem como tema central a questão das diferenças de classes e como a moral e as instituições sociais são moldadas pela classe dominante. Sobre as instituições, me refiro não só às concretas, como o Estado na concessão de direitos e privilégios, como às abstratas, como o amor e a felicidade. O livro conta a história de Pip, um menino sem recursos abundantes, que estava destinado a seguir a carreira de seu tio, e amigo, Joe, como ferreiro. Pip começa, porém, a se envergonhar da própria posição social e de sua família, quando as enxerga a partir dos olhos da alta sociedade. Além da crítica social, a escrita de Dickens também foi algo que me marcou bastante. Senti que, durante toda a narrativa, a fluidez da escrita dependia das emoções do personagem, mudando radicalmente de volume para volume, a depender da fase em que ele vivia. Um livro que eu recomendaria, sem dúvidas.

Alessandra 15/08/2024

Uma obra primorosa
Levei quase um ano pra ler esse livro, pq sempre me envolvia com outras leituras e deixava ele de lado. É uma obra fantástica, mas bem lenta! Mas eu já esperava por isso. Eu gostei muito de toda a trajetória do Pip, um pouco sofrida, mas no fim dá tudo certo haha.
Tiramos boas lições deste livro, apesar de ter alguns capítulos bem tediosos é uma obra encantadora. Eu amei a última parte do livro, foi bem mais instigante e o final foi meio decepcionante mas gostei mesmo assim.

Luiz Souza 05/08/2024

Pip aprendeu a lição
O romance conta a história do menino Pip , ele é um órfão que vive sob os cuidados de sua irmã estressada.
Ele só conta com a ajuda de Joe para se livrar das maldades de sua irmã.
Joe é o esposo de sua irmã.

Pip vai visitar a Mansão perto de sua casa e conhece a Miss Havisham uma senhora amargurada que depois de sofrer uma desilusão amorosa se fechou pro mundo, ela cria Estela uma menina bem geniosa por sinal.
Havisham ensinou ela a ser cruel com os homens e assim ela fez com Pip que aos poucos foi se apaixonando pela moça.

Alguns anos se passaram Pip já é um jovem trabalhador , ele vai para Londres para aprender boas maneiras com a esperança de se tornar digna do amor de Estela eis aí sua primeira decepção.

Pip segue não sabendo quem lhe pagou seus estudos o famoso bem feitor , pensei que era Miss Havisham mas foi outra pessoa.

O livro tem dois finais , mas prevaleceu o final mais alegre , Dickens tinha escrito o primeiro mas seu amigo lhe advertiu que seria um final muito triste.

Pip depois de tantas provações aprendeu com Joe os valores de uma vida aprazível como Amizade e Solidariedade, ele tirou aqueles pensamentos de que o dinheiro e uma boa classe social era o mais importante na vida , na verdade ele teve que aprender na marra que os valores são Ser e não Ter.

Como dizia Balzac " Por trás de toda fortuna existe um crime "

Otima leitura.

Juliara.Hoffmann 03/08/2024

Sobre emoções extremas...
Dickens tem essa habilidade de nos fazer mergulhar nas emoções de seus personagens. Essa história conta a vida de um menino pobre e com pouco amor ao seu redor e que tem, na fuga de presidiários, acontecimentos que vão mudar o rumo de sua vida.

Achei gostoso de ler, embora a teimosia moral de alguns personagens me canse (como se fossemos uma receita de retidão a ser seguida, sem desvios ou atos isolados de moralidade/imoralidade).

Não achei um enredo super chocante ou dramático, mas não dá pra dizer que não é envolvente! Aliás, fiquei super frustrada quando acabou, gostaria de ler muito mais da história ??

arrobasamara 01/08/2024

Esse livro vai ficar pra sempre comigo por muitos motivos, um deles é que eu fiz essa leitura em um dos momentos mais difíceis da minha vida (inclusive talvez isso tenha feito com que eu não absorvesse tanto a leitura).

O segundo motivo é que teve um acontecimento que me marcou muito; Pip, personagem principal, morava com sua irmã e o marido dela, uma família pobre sem muita perspectiva de futuro, seu destino seria ser aprendiz de ferreiro. Em um momento ele está com a personagem Estella (adotada por uma senhora rica) e ela o humilha, falando de sua pobreza, de suas roupas, suas botas, suas mãos, e dizendo que ele nunca seria um cavalheiro.

Pip até aquele momento nunca tinha pensado em si mesmo dessa forma, a partir daí ele nunca mais foi o mesmo. "...O desprezo de Estella era tão forte que se tornaria infeccioso e contaminou-me".

E eu fiquei pensando em quantas vezes da nossa vida alguém aponta algum "defeito" em nós, coisas que nunca reparamos, nunca pensamos sobre, e aí quando esse "erro" essa "falha" são apontados por um outro, nós também começamos a ver aquilo como algo horrível.

Como é importante trabalharmos com filtros sobre aquilo que dizem de nós e do que dizemos ao próximo, né?

site: https://www.instagram.com/p/C-JYPG2Bqj1/?img_index=1

Fernanda.Caputo 12/07/2024

O melhor do ano!
A narrativa de "Grandes Esperanças" de Charles Dickens é uma jornada inesquecível através da vida de Philip Pirrip, mais conhecido como Pip, que desde a infância até a idade adulta passa por transformações profundas.

Órfão criado por sua irmã e pelo simples ferreiro Joe em uma pacata aldeia do interior da Inglaterra, Pip inicialmente vislumbra um futuro como aprendiz de ferreiro ao lado do amável Joe.

No entanto, seu destino é drasticamente alterado por encontros fortuitos que moldam seu curso para sempre.

Ao socorrer um fugitivo de trabalhos forçados sob ameaças graves de ficar sem o coração e o fígado, Pip mergulha em um mundo desconhecido de segredos.

?Desde aquele tempo, já muito distante agora, com frequência me ocorre o pensamento de que poucas pessoas sabem quantos segredos guardam as crianças sob o impacto do terror?.

Sua visita à mansão sombria da Senhora Havisham introduz Pip à enigmática Estella, cuja beleza e distância o confrontam com sua própria humildade e falta de refinamento. Pela primeira vez se sente vulgar e passa a questionar seu futuro como ferreiro.

Contudo, sua vida sofre uma reviravolta inesperada ao descobrir que é o futuro herdeiro de uma vasta propriedade, abrindo-se caminho para se tornar um verdadeiro cavalheiro. A partir de então, acompanhamos as profundas transformações que se operam na alma e na vida de Pip.

"Grandes Esperanças" é um clássico romance de formação, onde testemunhamos não apenas o crescimento físico de Pip, mas também seu desenvolvimento moral e emocional.

Dickens habilmente nos faz sentir empatia, raiva, desespero e amor através das experiências de Pip, que ecoam profundamente em nossas próprias jornadas pessoais.

Para mim, este livro transcendeu todas as expectativas literárias. Ao virar a última página, fui tomada por uma mistura de emoções, convencida mais uma vez da genialidade de Dickens e da atemporalidade de sua obra.

Gui 03/07/2024

Mais um clássico de Dickens
No presente trabalho, Dickens nos apresenta a vida de Philip Pirrip, que foi de órfão a criado pela irmã e seu marido para um homem de relativo sucesso.
A obra é mais uma das que nos fazem refletir sobre a natureza humana, com suas várias falhas e virtudes.

Luizgustavo 29/06/2024

Joe sempre foi o protagonista.
Esse livro variou entre 3 a 2 estrelas, mas quando foi chegando no plot final explodiu minha cabeça e tive q dar 5 estrelas. Primeiro foi uma ótima leitura, essa edição da pé da letra, está boa e confortável para a leitura, alguns erros de palavras mas nada grave. A primeira parte do do livro é sensacional, nos apresenta esse menino, q vai ter sua mudada por vários motivos. A segunda parte é uma enrolação, todos ficamos com o ódio de pip e da sua arrogância. A terceira parte, q a conclusão de tudo começa a fazer um pouco de sentido, mas é só nas últimas 100 páginas q vamos emocionar de vez com a história do pequeno pip. Mensagem final, valorizem seus amigos e nunca se esqueça de onde vcs vieram, e lembre-se de quem te estendeu a mão ok.

Laira.Santos 22/06/2024

Um livro para pensar e aquecer o coração!
Pip era um menininho pobre que vivia com sua irmã e seu cunhado de uma maneira simples, até que foi convidado para brincar na casa de uma senhora muito rica e um tanto quanto peculiar. A partir daí acompanhamos a evolução ou melhor a degradação da vida desse rapaz. É uma história muito interessante ao mesmo tempo em que triste, é uma retratação de uma realidade que ocorre com muitos que vencem um pouco na vida e acham que tudo está ganho. Gostei muito da leitura, e até chorei em um determinado momento..sem dúvidas irei reler!

De Amendola 16/06/2024

Que livro!
Dickens é perfeito em tudo que escreve. Que livro emocionante, magnífico e ao mesmo tempo triste.
Me apeguei ao Pip, à pobre Estella e ao Joe, que personagens fantástico e que história envolvente.
Estou emocionada, o final acabou comigo!
Por favor, se não leram esse livro ainda, não percam mais tempo!!!!!!

Maria Eduarda 10/06/2024

Para sempre lembrarei com carinho!
Impossível não experimentar na carne as infinidades de sentimentos do protagonista Pip no decorrer da obra, orgulho, negação, vergonha e grandes expectativas. Apesar de ser arrastado na metade e demorar para ter evolução, as reviravoltas garantiram uma leitura sensacional. Sem dar muitos spoilers, trata-se de uma redenção moral de um órfão que recebe herança e renega suas origens. Com grandes esperanças, tenta mudar de vida e lendo é descoberto se as esperanças o levaram para uma vida com grandes feitos ou para uma vida infeliz. Concordo com o dizer "não se pode voltar ao paraíso perdido" de outro usuário. Recomendo muito!