Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens




Resenhas - Grandes Esperanças


389 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Marina 15/01/2023

obrigada James pela indicação
a vontade de ler esse clássico se deu ao fato de ser tão mencionado pelo James Herondale. por isso, sempre que eu lia eu lembrava dele... e foi uma experiência interessante.
a escrita do Dickens é boa, assim como em outras novelas dele que já li, mas é cansativa. o melhor de tudo pra mim foi o humor que ele põe na narrativa (eu chegava realmente a gargalhar) e eu me apeguei mt ao Pip e Joe. pra mim, de longe, a melhor relação do livro. no geral, é um clássico válido de conhecer, mas tem que ter resiliência e entender que não vai conseguir devorar em 1 semana rs. to bem animada pra ler Oliver Twist agora e Conto De Duas Cidades, que é indicação do Will!
comentários(0)comente



Lela Tiemi 14/07/2013

Pip é um menino órfão criado por sua irmã mais velha, Mrs. Gargery e seu marido Joe – um ferreiro simples e humilde. O menino encontrava-se resignado aos passos de Joe, com um futuro como ferreiro até conhecer Miss Havisham e sua filha adotiva Estela, por quem Pip se apaixona.

Miss Havisham, que após ser deixada pelo noivo no dia de seu casamento, vive trancafiada em sua casa onde o tempo parou – os relógios marcam o horário em que seu coração partiu, o bolo e os preparativos da festa e Miss Havisham ainda com seu vestido de noiva, tudo estava como no dia em que sua grande decepção ocorreu. As intenções de rica excêntrica e amargurada senhora não é a das melhores. Ela cria e educa Estela com a cruel intenção de se vingar, para partir o coração de alguém como o seu foi quebrado. Por se sentir rebaixado por Estela por conta da posição social que se encontra, Pip envergonhado por seu futuro como ferreiro, por sua família e seu grande amigo Joe e seu baixo grau de instrução, deseja então em um dia tornar-se um cavalheiro.

Um dia seu sonho é financiado por uma pessoa que prefere manter-se no anonimato e Pip deixa Joe, Biddy, a cidade onde nasceu para se submeter às regras da aristocracia inglesa. Assim, a vida de Pip muda completamente.

Nunca antes degustei tanto um livro. Li sem pressa, deixando-me envolver e transportar para dentro do cenário um tanto melancólico que Dickens magistralmente criou, não desejando que chegasse ao fim. Foram dois meses tentando prolongar a leitura para que não terminasse. "Grandes Esperanças" é uma leitura obrigatória!

Dickens criou personagens incríveis que expressam sentimentos reais, que passam por dores que levam a loucuras; e ansiedades seguidos de receios, sofrimentos; e todo o desalento que a expectativa de uma mudança tão desejada que ocorre com a consequência de deixar para trás pessoas queridas. Nossos heróis, Pip e Estela são cheios de defeitos; tomam decisões erradas. Às vezes por amor, às vezes por orgulho. E, só resta ao leitor perdoá-los, pois nos vemos ali. Os personagens são tao humanos que em algum momento, de alguma forma, nos encontramos na história.

Da metade para o final a história torna-se mais emocionante, e Dickens criou um incrível desfecho ao livro. Chorei e também ri ao acompanhar toda a vida de Pip. Criei diferentes graus de vínculos com cada personagem: Pip, Joe (em especial), Estela, Biddy, Miss Havisham, o condenado Magwitch... Vou sentir falta de todos eles, mas conforta saber que o livro está ali na estante a um braço de distância para quando a saudade apertar.
Carol Frizzera 05/07/2014minha estante
Estou com esse livro aqui há uns meses. Mas após ler sua resenha vai ser o próximo da minha lista!!! Vou curti-lo muito!!!




Arsenio Meira 27/09/2012

Dotado de uma imaginação prodigiosa, este romance é único. Dickens, talvez o primeiro grande escritor que levou à sério a classe média, escreveu sua última obra imerso numa introspecção (algo raro em Dickens) que revela - definitivamente - um escritor que soube criar tipos imortais, com o lirismo peculiar dos mestres.

A trajetória do personagem principal, Pip, demonstra com singular clareza alguns traços universais do caráter humano. Para mim, Dickens despediu-se em grande estilo. E, saindo de cena, o tempo foi incapaz de relegá-lo ao limbo.
comentários(0)comente



Toshiko.Pri 30/04/2023

Maravilhosa
Nem sei o que dizer, haha
Eu esperava um romance arrebatador desse livro, por não conhecer mesmo e ver apenas algumas frases soltas em outro livro, mas o que eu encontrei foi algo totalmente diferente.

Acompanhei Pip desde a infância, eu o amei, me compadeci dele, e de repente, eu quase o odiei, fiquei indignada em muitas vezes, mas acredito muito que de tanto ele ter sido xingado e maltratado de graça, ele se tornou aquilo do que mais o chamavam .

Joe tem todo o meu coração e ele merecia um livro só dele ?

Dickens conseguiu me surpreender muitas vezes com os plots, e não deixou nenhuma ponta solta, gostaria de ter lido outro final para Magwitch, mas tudo bem.

E o final, eu preferiria o primeiro que Dickens havia dado.
Não dá pra expressar aqui o tanto de sentimentos e reflexões que essa obra nos traz, então eu apenas digo, leia, não se arrependerá.
Reginaldo Pereira 30/04/2023minha estante
Que legal que gostou, Pri! É uma baita obra, este livro! Apesar de não ser o protagonista, Joe foi o personagem que mais me encantou (e me fez rir!!!). Saudades dele!!!!!!!


Toshiko.Pri 30/04/2023minha estante
Verdade! Falei pra minha amiga, que o Joe merecia um livro só dele ? e fiquei feliz com o fim que ele teve




André Vedder 09/05/2021

Esperança renovada
Minha primeira leitura de Dickens e ao término dela saio com a alma renovada.
O autor tem uma escrita muito boa e fluída, e a história em si é maravilhosa. Mas para mim o ponto alto do livro são seus personagens, desde o principal aos seus coadjuvantes, pois ninguém ali está por acaso, para criar narrativas paralelas ao enredo, e sim para acrescentar humanidade e brilhantismo à obra.

"Em suma, fui covarde demais para fazer o que eu sabia ser certo, tal como fora covarde demais para evitar fazer o que sabia ser errado."

"Foi para mim um dia memorável, pois ocasionou grandes mudanças em mim. Mas é assim com todas as vidas. Imagine que um determinado dia fosse eliminado de sua vida, e pense em todas as consequências que isso teria sobre o resto dela. Para e pensa, tu que me lês, por um momento, na longa cadeia de ferro ou ouro, de espinhos ou flores, que jamais te teria cingido, não fosse a formação do primeiro elo num dia memorável."
Henrique Fendrich 09/05/2021minha estante
Livro maravilhoso!




Silvestarley Oliveira 20/11/2022

Grandes esperanças
Aqui vamos acompanhar a história de Philip Pirip, mais conhecido como Pip. Pip é um garotinho de sete anos, órfão, que é criado pela irmã mais velha e seu marido Joe, o ferreiro. Morando em um pequeno vilarejo, a família, de origem simples, leva uma vida que não chega a ser exatamente miserável mas bem próxima a isso. A comida não falta mas é pouca. Joe passa os dias trabalhando na ferraria para garantir um mínimo de sustento. A irmã mais velha é muito rigorosa com o irmãozinho. A vida de Pip é dura. Ainda assim, apesar das adversidades, o garoto é capaz de sorrir daquele modo que só as crianças sabem. Tudo começa a mudar quando Pip é chamado pela Srta. Havisham para visitar sua mansão. Manor House destoa totalmente do restante da vila. É uma propriedade enorme com sinais de abandono, muito sombria e cercada de mistérios. O jardim está descuidado, há uma cervejaria abandonada dentro de seus muros e todos os seus relógios estão parados exatamente no mesmo horário. Ao adentrar o quarto da Srta. Havisham, o mistério só aumenta. Ela não permite a entrada de luz, as cortinas estão permanentemente fechadas e o ambiente mal é iluminado por velas. Em um cômodo há um buffet completo de casamento coberto de insetos e teia de aranha. A srta. Havisham está sentada em uma cadeira com um vestido de noiva que parece que irá se desmanchar a qualquer momento e está coberto de pó. É nesse ambiente obscuro que Pip conhece Estella, fonte de todas as suas ambições e aflições. Rejeitado pela garota, Pip começa a se sentir mal por ser quem é e pela sua origem humilde e almeja então se tornar um cavalheiro para que seja digno do amor de Estella. Sem grandes expectativas reais de alcançar o seu sonho, o que Pip não imaginava é que sua realização estava muito mais próxima do que ele esperava. Acompanhar a trajetória de Pip levanta muitas discussões, principalmente sobre as questões sociais. Sua ascendência pelos olhos da sociedade, e até pelos de si mesmo enganado por essa outra, não coincide com a iluminação de sua alma e nem com a conquista de sua felicidade. Ao conceber que sua felicidade está atrelada a sua posição social, Pip apenas engana a si mesmo. No fim, o que acontecera de bom em sua vida teve origem humilde. A nobreza pouco lhe trouxe além de alguns momentos de prazer ao preço da perturbação de seu espírito. É genial e ao mesmo tempo assustador pensar que uma crítica social presente em um livro do século XIX ainda se encaixe em nossa sociedade dois séculos depois. Cada vez mais as pessoas vivem de status e buscam a felicidade em bens materiais e posições sociais. Poucos buscam o desenvolvimento interior e a felicidade nas pequenas coisas. Será que os livros clássicos têm uma genialidade que sempre os fazem permanecer atuais?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



caroline 29/01/2021

A jornada de desventuras em série do pequeno Pip, foi repleta de felicidades passageiras e alguns "valores portáteis". Contudo, sua maior riqueza consistia mesmo em amigos fiéis, que nunca o abandonaram.

Os amores incorrespondidos e rejeitados estão tão atrelados à trama quanto o próprio Handel (Pip). É bem verdade que, pessoas nem sempre deixam marcas positivas e belas lembranças, na vida daqueles que cruzam seu destino...

Os danos que se pode causar no outro - internamente - podem ser severos e irremediáveis. O amor pode ser tão destrutivo quanto riquezas em mãos erradas.

O passado é um quarto escuro empoeirado, com relógios parados. Que nunca nos deixemos aprisionar lá!
comentários(0)comente



Peter.Molina 26/10/2022

Livro que arrebata
Confesso que para mim o livro demorou a engrenar. Não conseguia sentir nenhuma empatia pela personagem principal, e , mesmo sabendo que é um romance de formação, não imaginava o quanto ele podia se modificar. É um livro sobre orgulho, arrogância, vergonha e sobretudo redenção. O final do livro tem cenas tão bem escritas que chegam a arrepiar. O autor transformou tão bem a narrativa que chega a ser comovente. Um clássico que todos devem conhecer.
comentários(0)comente



Jonathas dos Santos Benvindo 24/09/2022

Excelente leitura. Escrita envolvente, história que prende e muito bem desenvolvida! Acho que Dickens pode entrar pra lista dos meus autores favoritos.
comentários(0)comente



Rodrigo 16/11/2021

Sensivelmente lindo!
Protelei tanto essa leitura e quando realizo, fico encantado com a grandiosidade desse, que para mim, já é um dos maiores personagens da literarura, Pip é incrível!!!!
Daniel 18/11/2021minha estante
Estou fazendo isso também. Já o coloquei na minha meta de leitura. Todos que terminam esse livro dizem que foi uma experiência encantadora.


Rodrigo 18/11/2021minha estante
E uma leitura incrível, Daniel!!!!




Carolina.Gomes 22/01/2021

As desventuras de Pip
Esse livro não estava na minha meta de leitura, por enquanto, mas comecei a ler o primeiro parágrafo e não consegui parar. Fiquei curiosa para saber o que ia acontecer com Pip.
Dickens é o rei do novelão e as reviravoltas rocambolescas da narrativa me agradam muito!
Pip é um menino órfão que, ao herdar uma quantia em dinheiro, de um protetor anônimo, começa a meter os pés pelas mãos, esquecendo os amigos verdadeiros e negando suas origens.
Após algumas bordoadas ele vai aprendendo que lealdade, amizade verdadeira e valores morais são muito mais importantes que ter muito dinheiro ou ascender socialmente.
Foi uma leitura muito agradável e eu recomendo!
comentários(0)comente



beleza 01/11/2021

Meu autor preferido
Primeiro foi David coperfield, depois um conto curto: conto de natal e agora, grandes esperanças.

Fica difícil dizer qual dos dois romances gostei mais.

Sem dúvida, meu autor preferido no momento, porque a gente muda?.
Pinheiro.Ana 01/11/2021minha estante
Estou doida para ler esse livro




Bruno Malini 15/11/2020

Bom
Ah não me envolvi. Criei muita expectativa. Sofro desse mal.
comentários(0)comente



Emanuela130 22/04/2021

Sobre culpa e perdão, sobre ser humano.
Um romance de formação que muito me tocou, trouxe a infância contatada com os olhos de Pip adulto, mas que abordou de forma muito clara e bonita a singeleza de ser criança. Com uma vida difícil, solitária e fadada ao erro, é difícil julgar Pip adulto. Livro sobre solidão, ingenuidade, mesquinhez, culpa e perdão.
Gostei da leitura, meu primeiro contato com o autor.
comentários(0)comente



389 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |