Grandes esperanças

Grandes esperanças Charles Dickens

Resenhas - Grandes Esperanças

aarmelim 20/05/2022

Épico espetacular
Uma história sobre muitas das esperanças que cada pessoa lida durante sua vida. Esperança do amor, da amizade, do dinheiro, do trabalho, da aventura, etc. E como cada uma dessas esperanças nos guia e nos encaminha ao longo de nossas vidas, e como elas mudam ao longo do tempo e da maturidade de cada um. Excelente livro. Muito épico e grande.
Camila.Rodrigues 11/06/2022minha estante
Vc poderia me dizer qts capitulos tem o livro

Laetitia 17/05/2022

Uma leitura difícil de esquecer ?
A muito tempo tenho essa obra prima de Dickens na minha lista de leitura, mas por ser um calhamaço adiei meu encontro com ela mais do que deveria.

Qual foi a surpresa ao me deparar com uma leitura fluída, porém densa e cheia de ensinamentos importantes sobre destino, autoconhecimento, o peso do dinheiro na formação de caráter de uma criança humilde que viria se tornar um cavalheiro e as dificuldades de amar quem não reconhece seu amor.

Confesso que relutei pra terminar essa história, porque não estava pronta para abandonar seus personagens, mas foi preciso. O melhor livro do ano e um dos meus favoritos da vida ????
>.< thay >.> 18/05/2022minha estante
Valeu cada página!?

Laetitia 18/05/2022minha estante
Simmmm, mana! Ansiosa pra comentarmos sobre o que achamos da experiência ??

Monica.Fusco 08/05/2022

Grandes Esperanças
Uma história sensível sobre o menino Pip em várias fases da sua vida e seus relacionamentos.
Fala sobre amizades e amor.

Cesar Garcia 22/04/2022

Um épico
A vida de Pip é contada de forma magistral pelo autor, e mostra um processo de aprendizado através de erros, sofrimentos e esperanças.
É um livro belíssimo e tem um final que condiz com as atitudes do protagonista durante a história.
Um clássico que realmente vale muito a pena.

Lorena252 18/04/2022

Grandes esperanças de Dickens
Li grandes esperanças e não fui conectada a história, mas depois de muitas semanas, hoje eu percebo a grandeza da obra e vejo Pip" personagem principal em um pouco de cada um de nós. Pretendo reler em breve, pois sinto que deixei algo passar. ?

Lorena.Mireia 14/04/2022

Uma história de redenção moral
Grandes Esperanças possui aquele enredo digno de uma novela em horário nobre. Com seu tom altamente folhetinesco, o protagonista do romance é quem narra os pormenores de sua vida repleta de reviravoltas e aprendizados.
Pip é um garoto órfão, que vive com sua irmã mais velha, uma mulher megera que inflige ao garoto uma criação rígida e repleta de maus tratos, e o cunhado Joe, o qual se torna seu único ponto de apoio nessa atmosfera hostil.
Crescendo em um ambiente simples, a perspectiva de futuro de Pip se restringe ao trabalho na ferraria do cunhado. Contudo, numa certa ocasião de ser insultado por causa de sua pobreza ? e devido a algoz ser a mulher por quem ele nutre uma paixão avassaladora ? Pip passa a desprezar sua condição social e a almejar as riquezas materiais.
Nesse sentido, o universo parece conspirar a favor de Pip quando ele é agraciado com uma fortuna substancial e recebe a oportunidade de se educar em Londres para se tornar um nobre cavalheiro. Não obstante os novos ventos serem favoráveis, ele desconhece a identidade do seu benfeitor, o qual determina expressamente que só se revelará quando considerar o momento adequado.
Em sua vida nova e confortável, é visto que ele nunca está inteiramente feliz, seja lá por que continua sendo repelido pela bela Estella ou porque fica descontente consigo mesmo ao ver seu caráter ser moldado pelo status a que pertence.
Vimos um personagem muito humano, que sabe onde estão as suas falhas, mas que simultaneamente, dominado por impulsos mais fortes, não consegue evitá-las. O deslumbre da riqueza o faz se distanciar de seu cunhado e querido Joe. Por outro lado, este último de tão puro que é, continua com seu jeito sempre humilde e bonachão.
Usufruindo de sua riqueza, Pip tinha quase como certo de que a solitária e amargurada senhora Havisham fora a responsável de sua prosperidade. Contudo, qual foi o seu choque ao descobrir a verdade sobre o seu benfeitor e, por conseguinte, enfrentar seus preconceitos e rever seus julgamentos.
Uma lição de vida, de gratidão, amizade e uma narrativa sobre os valores que realmente importam. Dickens é magistral em nos fornecer o retrato da hipócrita sociedade de sua época, com sua crítica mordaz e elegantemente sutil.

Felipe 23/03/2022

A esperança pelo melhor
Este foi meu primeiro livro do Dickens e já posso dizer que ele faz por merecer a fama de um dos pilares da literatura inglesa.Muito do que vivi com Pip nesse tempo reflete a minha vida e como lido com minhas ambições, com aqueles que convivo, como sou falho com pessoas importantes e como aprendo a amar quando a vida te dá uma rasteira. Um grande livro, que meu deu grandes esperanças!

Isabelle Lopes 15/03/2022

Um livraço, senhores! Eu sempre o quis ler e nunca concretizava essa intenção.  Hoje, eu percebo que a leitura veio no momento certo.
Uma escrita refinada, um romance (de formação e redenção) cativante e com uma das declarações de amor mais eloquentes que já li. Um deleite!
"(...) a verdade, Handel, é que a oportunidade não vem até nós, e sim nós é que temos que ir até ela ? e foi o que fiz.?

caiohlp 02/03/2022

Não somos todos nós desejosos de grandes esperanças?
Não por acaso, Grandes Esperanças figura e figurará por muito tempo entre os maiores clássicos da literatura, Dickens em sua genialidade e sutileza coloca o leitor na exata posição de nosso jovem protagonista, ele força o leitor a compartilhar suas expectativas e desejos, suas fortunas e insucessos, mas principalmente nos conduz a adotar a visão de alguém que fez descalço uma longa viagem, alguém que valoriza toda brandura e felicidade, alguém que tem marcado na pele o drama que chamamos de vida. Para, enfim, percebermos que em cada página, cada capítulo e cada esperança, grande ou pequena, torcemos não só por Pip, mas por todos aqueles que ainda
guardam esperanças.

Kamilla 31/01/2022

Uma lição de vida
Finalmente li o livro inteiro, já tinha lido uma adaptação na adolescência e visto filmes e séries de TV baseados em ‘Grandes Esperanças’, mas esse é o meu primeiro contato com o texto integral desse clássico.

Nesse livro, Charles Dickens consegue criar personagens extremamente caricatos e exagerados, que mesmo assim não perdem a sua humanidade, lógico que se tratando de um folhetim, em determinados momentos o romance dá voltas e peca pelo excesso, o número de coincidências inexplicáveis chega a ser cômico, mas no coração do livro há uma história de um personagem extremamente humano, que comete erros acertos, realiza os seus sonhos e chega o bem perto de perder a si mesmo graças a isso, até que a tragédia o reconcilie com a parte mais integra de si mesmo.

Pip é um personagem que te encanta, te irrita e as vezes te exaspera, mas a forma como mesmo no ponto mais alto da sua vida ele reconhece as suas falhas e o quanto ele está se tornando vazio e fútil não pode deixar de ser notada, mesmo que a apatia causada pelo padrão de vida confortável faça com que ele não faça nada para mudar a situação que no fundo o incomoda.

A maioria dos leitores tente a recordar mais de Estella e da Srª Havisham, mas no meu coração sempre haverá um lugar especial para Biddy e Joe. Enfim, um livro mágico, que trata de erros e acertos, do processo de crescer e encontrar a si mesmo, descobrir que nem sempre o que você mais quer é necessariamente o que você realmente precisa, um clássico que eu planejo reler diversas vezes.
Jose.Gustavo 13/02/2022minha estante
Poderia me dizer a classificação indicativa deste livro? Desde já agradeço!

Letícia 22/01/2022

Grandes Esperanças é um livro, que de forma genial, nos mostra os desafios de viver em uma sociedade marcada pelas disparidades de classe, assim como os erros e acertos que experienciam aqueles que estão passando pelo processo de amadurecimento. Através de Pip, personagem principal da história e figura de grandes esperanças, aprendemos sobre como as reviravoltas da vida constroem e remodelam nosso caráter. Nem sempre alcançamos as nossas grandes esperanças, nem sempre são as mais nobres das esperanças, mas sempre é possível rever o caminho, fazer novas escolhas.

Thais.Sales 16/01/2022

Desesperadoramente bom!
Essa é a primeira vez que leio Dickens e "Grandes Esperanças" me fez compreender a fama que precede o autor. De fato, um dos melhores romancistas de todos os tempos. Dickens conseguiu impetrar a crítica social aos valores burgueses e a sociedade da época ? a saber os primórdios da Revolução Industrial ? de maneira que não soou meramente panfletária, atingindo o leitor como um verdadeiro soco no estômago ao nos depararmos com alguns dos aspectos mais feios da humanidade; a ganância, a violência, a falta de empatia, a crueldade. Diluídos na narrativa de forma tão orgânica quanto possível. Eu me afeiçoei ao Pip, afinal, vi - o crescer, ascender socialmente e sucumbir a vaidade graças a concepção ilusória de um suposto amor que nutria por Estella. No entanto, ao ferir a si próprio, Pip não foi o único a quem provocou mal. Os amáveis Joe e Biddy, infelizmente, foram tão danificados quanto. Confesso que o desfecho envolvendo esses três personagens me deixou tão desesperada que quase arranquei meus cabelos e, apesar de ter torcido para que o final se desse de maneira diferente, eu compreendo a escolha do autor. O amor é importante, sim, mas sozinho não pode consertar todas as coisas.

Ket 10/01/2022

Meu querido menino
Assim como David Copperfield esse livro me surpreendeu. Ver Pip, personagem principal, crescer, ter as próprias ambições, paixões e suas grandes esperanças é o que faz os "romances de formação" serem únicos (e meu gênero literário favorito).

Nunca vou esquecer da humildade do meu querido Joe, da compaixão que senti pelo Provis e pela curiosidade de saber quem era o benfeitor do Pip.

Esse livro desperta grandes sentimentos, grandes amores e grandes esperanças. Não poderia ter dado menos estrelas!

Vale a pena cada página.
Marcondes 10/01/2022minha estante

heloisa helena 09/01/2022

"Ela me pede com insistência que eu escreva grandes patuscadas."
"Grandes Esperanças" foi o último livro escrito por Charles Dickens, e minha primeira leitura do mesmo. Considerada uma das grandes obras do autor, a obra discute a bondade, a culpa e o desejo. Ler esse livro foi ter uma sensação quase como a de olhar-se em um espelho, que reflete todas nossas petulâncias e ignorâncias, todos nossos sentimentos de ?Pip?s?.
A narrativa conta a história de Philip Pirrip, um órfão criado pela sua irmã e seu cunhado, em um humilde povoado que reside em uma charneca na Inglaterra interiorana. É impossível
não se derreter por Pippi criança: inocente e com um coração bom, o menino quer ajudar à todos.
Aliás, é por conta do bom coração do menino que o primeiro julgamento do livro acontece: Pippi ajuda Abel Magwitch, um fugitivo da prisão, a escapar da polícia nas charnecas. Tempos depois, o menino descobre ser herdeiro de uma grande fortuna, que irá mudar toda sua vida e, principalmente, seu comportamento.
A pitada de humor e ironia, clássica de Dickens, é presente o livro todo, inclusive no título: "Grandes Esperanças", satiriza as iludidas expectativas e idealizações que existem no jovem Pippi. Aliás, Dickens não caçoa apenas do protagonista: caçoa o cerimonioso sistema britânico, a interesseira política, a classista sociedade, a fútil burguesia — como ficar com raiva dos personagens, se eles são um fiel retrato de nossos preconceitos e ignorâncias?
Assim sendo, foi uma leitura que, ora é surpreendente e cheia de reviravoltas, ora é lenta e tediosa. Entretanto, ainda recomendo o livro — faz-se um prato cheio para analisarmos e entendermos não só a sociedade passada, mas também a atual.