O pintassilgo

O pintassilgo Donna Tartt

Resenhas - O Pintassilgo

Akira 13/09/2021

O pintassilgo
Comprei o livro por que queria ver o filme. Confesso que no começo da leitura não estava acostumado com esse tipo de narrativa que a Donna tem, em descrever até os mínimos detalhes do ambiente e do sentimento do personagem. Oque achei um pouco cansativo. Mas ao decorrer da leitura, lá pela vigésima página você se encontra sendo o próprio personagem, a maneira que ela descreve os sentimentos e a mudança dos ambientes tornam a vivência e os impactos do personagens algo muito mais tocante. Nesse livro podemos presenciar um fenômeno muito comum, as relações que surgem ao acaso nos momentos mais inoportunos e inesperados. No caso, a "amizade" de Theo e Boris. Não sei se posso chamar de amizade, pois na minha visão foi algo muito mais profundo, e talvez nem tanto romanticamente. Mas aquelas "almas gêmeas" que você encontra ao longo da sua vida e simplesmente se conectam.
A forma com que o estresse pós traumático foi desenvolvida de forma sutíl deixou a trama muito mais envolvente. Como um acidente mudou totalmente a vida de um garotinho, que de mão em mão só caía na desgraça dos acontecimentos. Esse livro é uma obra prima para poucos!

Dayse.Carla 03/10/2021

Demorei muito para terminar esse livro, provavelmente pelo drama da história é alguns assuntos abordados, além de não ser da minha zona de conforto. Porém, foi muito bem escrito e tem um enredo bastante interessante.

Marina 03/03/2018

Se apaixonar por um livro é questão de sintonia.

O Pintassilgo já habitava minha estante há pelo menos dois anos. Tentei começar a ler pelo menos duas vezes. Só agora nos alinhamos, conversamos e tivemos bons e duros momentos juntos.

Me tornei alma de Theo e Tartt descreveu tantos sentimentos que por este corpo já passaram mas que até então eu nunca soube como descrever que eu me envolvi. Me prendeu, me acolheu e me transformou. E poucas leituras são capazes disso. Engraçado como foi nesse momento solitário da vida que ele pareceu me preencher finalmente.

PS: Vegas sempre será uma tarde de sol abafada, vazia e nostálgica a partir de agora.

Róbson Nunes 17/04/2018

O Pintassilgo - muito barulho por nada
O Pintassilgo, calhamaço de 719 páginas da escritora estadunidense Donna Tartt, vencedor do prêmio Pulitzer de literatura em 2014, chama atenção na prateleira por seu tamanho e por sua capa simplista: entre um rasgão, entrevê-se um pássaro sem nada de extraordinário. Logo nos primeiros capítulos descobre-se se tratar da pintura O Pintassilgo, obra prima de Carel Fabritus, datado de 1654. A pintura está exposta no Metropolitan Museum of Art em Nova York onde o protagonista Theo Decker e sua mãe também estão quando ocorre um atentado terrorista, marcando as suas vidas -- de Theo e da pintura -- para sempre.

O livro é narrado em primeira pessoa por Theo, pelo período de 14 anos. Não é possível falar sobre o enredo sem dar spoilers, e qualquer detalhe, até mesmo os que constam na orelha do livro, comprometem o desenvolvimento da leitura.

Donna Tartt afirmou ter levado 10 anos para concluir o livro, escrito a mão, mas a história flui muito bem. Há uma quantidade excessiva de detalhes, principalmente nos primeiros capítulos, que fazem o leitor questionar a narrativa, mas a leitura não se torna cansativa. Theo é um personagem melancólico e carismático, e a sua vida é repleta de reviravoltas e pequenas surpresas que a autora revela com muita sutileza, em pequenas doses, entre acontecimentos banais e rotineiros. Lembra Faulkner, sendo muito prolixo.

Há palavras curiosas no livro, como "correndinho", não sei se invenção da autora ou da tradutora, mas de péssimo gosto.

Eu gostei do livro, com algumas ressalvas. Donna Tartt consegue passar o recado e levar a reflexão, mas após 700 páginas a 'conclusão' é simplória demais. Simpatizei com os personagens, alguns são muito bem construídos, mas outros chegam a ser caricatos. A narrativa varia entre longas descrições e trechos desnecessários, assuntos são retomados após um intervalo de 200 ou 300 páginas. No entanto, achei um bom livro, moderno e atual, mas podia ter sido encurtado pela metade sem nenhum prejuízo a história.

Vivi 25/04/2018

Um livro pra vida!!
Fimmm... ( triste pq acabou!)

O Pintassilgo - Donna Tartt

Com o coração triste eu digo adeus a esse livro tão rico. Até um dia Theo ( Potter), Boris, Hobie , Pippa e outros . Foram 719 páginas contadas de forma magistral.
Desculpe aos que leram e não gostaram,ano passado li algumas criticas negativas não muitas mas vi. Pensei... nossa comprei tranqueira !!!
Enrolei pra ler mas enfim decidi esse ano leio e grande foi a surpresa pois o livro é incrível!!! É um livro pra vida!
O livro começa com Theo adulto e de repente ele está com 13 anos. Não tem como ler esse livro e toda uma emoção aflorar. Aqui podemos viajar pela arte , conhecer a vida dificil de uma família em que algum membro dela é alcoólatra e sua destruição. O mundo das drogas na vida de uma criança/adolescente/adulto.
A buscar pelo que realmente significa o amor seja ele qual for. O luto, a obsessão por algo tudo porque aquilo tem algum significado para o seu intimo no qual nem você sabe explicar. A solidão monstra que um ser humano pode ter e o medo. Mágoas profundas e também perdão e a sobrevivência. Conhecemos a amizade verdadeira que nos arranca do mais profundo poço. Um livro muito bem detalhado em tudo e todos os personagens.Várias reflexões sobre a vida e a sociedade. Muitas e muitas reviravoltas e um final que toca o mais profundo intimo. Doeu terminar essa maravilha.
" O bem e o mal nunca estão desconectados.Um não pode existir sem o outro.Desde que eu esteja agindo por amor.." Não sinta culpa !

Leiammm... leiam... leiammm!!!!!! COMO EU DISSE... UM LIVRO PRA VIDA!

Fatima.Aparecida 18/05/2018

Excelente!
Um dos melhores que eu já li. Conta uma história de triste, sem ser pesado. Tem uma trama ótima e um ritmo gostoso de ler.

Gabi Rached 17/09/2019

Bom, mas cansativo!
Achei lindo até certo momento, depois ficou extremamente cansativo...foi difícil terminar de ler.
Josie 05/01/2020minha estante
Estou na página 110 e quase desistindo. Muito morno...

Gabi Rached 07/01/2020minha estante
Acho que vale insistir mais um pouco...mas te entendo! rsrs

Josie 07/01/2020minha estante
Melhorou, estou ta página 268.

Margô 18/07/2020minha estante
Eu estou lutando contra o cansaço Literário, é quando, os textos são monlíticos, excessivamente descritivos, ( sem perder o mérito da qualidade da escrita, tem sabedoria), mas , a princípio é entediante...vamos vê no que vai dá!

gabriel 02/10/2021minha estante
Livro é um ataque cardíaco literário (aqueles gráficos que vão subindo e descendo), melhora, piora, piora, melhora... muito irregular.

Neylane Naually 23/09/2019

Preciso que leiam esse livro e gostem o tanto quanto eu gostei
Vencedor do Pulitzer de 2014, "O Pintassilgo" de Donna Tartt é uma obra prima. Com certeza um dos melhores livros que já li, a obra conseguiu me sugar pra dentro dela já no início e fez com qua as assustadoras 720 páginas passassem tão rápido que eu até queria mais. Foi aquele tipo de leitura que quando eu não estava lendo, estava pensando sobre e criando várias teorias do que poderia acontecer, teorias essas que não se concretizaram porque a obra me surpreendeu completamente.

Apesar ter sido uma leitura tão fantástica para mim, alguns leitores talvez não gostem tanto, o que só reforça a ideia de que existem momentos certos para certos livros e eu, por sorte ou destino, estava precisando desse livro, nesse momento.

Quando eu estava em mais ou menos 93% da leitura comecei a me desesperar achando que a história iria ficar com pontas soltas ou uma livre interpretação do final, mas graças aos deuses da literatura a autora soube finalizar de um jeito majestoso, sem efeitos mirabolantes e com um último capítulo maravilhoso, que foi um dos melhores que já li.

A conclusão traz uma mensagem niilista, mas muito condizente com o que o protagonista viveu e sua relação com a morte (principalmente da mãe), a depressão e tristeza profundas, amizades, amor, família e com a pintura que ele rouba. Uma frase me chamou muita atenção, "é uma glória e um privilégio amar o que a Morte não toca", o amar a arte, que é em certo sentido imortal e transcendende os séculos, serve como um consolo ao amor que sentimos por aquilo que não é eterno.
arlete.augusto.1 15/11/2019minha estante
Também é um dos meus favoritos, pena que nem todo mundo conseguiu sentir a profundidade desse livro.

Mari 15/11/2020minha estante
Eu ameiii esse livro também.

bellabihren 11/10/2019

eu nunca tinha lido donna tartt, decidi começar por esse justamente por causa do filme. tenho que admitir que o começo foi difícil, ainda mais porque eu não sabia que a autora era tão descritiva, então até eu pegar num ritmo bom, demorou bastante.

a verdade é que eu não me apeguei muito na história em si (nem nos personagens, e isso acabou tirando um pouco do brilho de tudo pra mim, infelizmente). tinham partes do livro que eu estava super animada e doida pra saber o que ia acontecer (e eram nessas horas que eu não conseguia largar o livro), outros momentos eu me cansava rápido demais do que estava lendo e tinha que ler umas duas ou três vezes.

por ser extremamente descritiva, a riqueza de detalhes é uma das coisas mais incríveis desse livro. eu tive a sensação, as vezes, de estar dentro da cena, ou algo assim. e isso me cativou bastante. eu não sabia nadinha do livro, e isso foi ótimo pois eu fui pega de surpresa em diversos momentos. várias conversas muito boas, inclusive foi um livro que em seus minutos finais me fez repensar em muitas coisas sobre a vida, e eu gosto bastante quando isso acontece.

ana 25/06/2023

Num todo, achei o livro bem lento e arrastado. foi difícil eu me manter concentrada e instigada a continuar a história.
o enredo possui alguns pontos relevantes e interessantes, como o tema do luto, mas, assim como o final, foi uma história bem mediana.

??????

deborafv 23/03/2020

Ótima história (sem o protagonista)
Quis ler este livro em um primeiro momento por ser ganhador do Pulitzer de ficção em 2014, porém, quando tive a oportunidade, vi que a história não fluía e abandonei o livro por diversas vezes ao longo de três anos até chegar a concluí-lo em jan/20.

Eu percebi que se mudássemos a história para o ângulo de qualquer outra pessoa que não fosse o personagem principal, Theo Decker, a história seria bem melhor e acredito que seria perfeita se o Boris fosse o protagonista.

É incrível a capacidade da Donna Tartt de criar personagens com tanta profundidade a ponto de você entender o lado de Larry e Audrey, pai e mãe do Theo, que tiveram uma separação conflituosa. Mas o que achei admirável mesmo é a capacidade da autora para falar de arte em suas diversas formas e o impacto dela em nossa vida. Eu me senti muito tocada por este lado do livro e acabei buscando estudar mais sobre o assunto (e para mim, só isso já vale ter insistido tanto para finalizar a leitura).

Aline.Cristina 04/05/2021

Pesado, mas longo
Descritivo, tocante, bonito mas exaustivamente longo. Amei os detalhes sobre as relações, a delicadeza com que retrata as pessoas e os ambientes, mas confesso que pulei algumas páginas que falavam insistentemente sobre a perna de uma mesa.
Vale a pena ler inteiro, mas é cansativo.

Sah 15/05/2021

p e r f e i t o
eu li depois de assistir o filme e meu deus, o livro é tão superior em todos os sentidos. a história é fenomenal, traz muitos pontos para se pensar, a escrita é perfeita e eu amo o theo, sou apaixonada por esse livro.

Valéria Medeiros 28/05/2021

"A vida é uma coisa incrível e gratificante!"
A escrita é muito fluída! O livro vai tratar muito de como o trauma muda a vida de algumas pessoas de maneiras assustadoras e tristes! Trabalha bem sobre o luto,depressão,tristeza e melancolia! E fala muito sobre arte! (Até fiz marcações e vou pesquisar sobre) o final é muito bonito e genial! Mereceu muito o Pulitzer!!!