Pequeno Oratório de Santa Clara, Romance de Santa Cecília, Oratório de Santa Maria Egipcíaca

Pequeno Oratório de Santa Clara, Romance de Santa Cecília, Oratório de Santa Maria Egipcíaca Cecília Meireles




Resenhas - Pequeno Oratório de Santa Clara, Romance de Santa Cecília, Oratório de Santa Maria Egipcíaca


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Everton Vidal 30/03/2021

São três livros em um. Os dois primeiros, Pequeno Oratório de Santa Clara (1955) e o Romance de Santa Cecília (1957) foram lançados de forma artesanal, com poucas tiragens. O terceiro, ao parecer também é de 1957, mas foi lançado postumamente. Juntos formam a chamada trilogia das santas.

PEQUENO ORATÓRIO DE SANTA CLARA
A palavra "oratório" tem dois significados no contexto do livro: primeiramente se refere ao pequeno armário de madeira que protege um santo, e logo, ao estilo de composição musical religioso de caráter narrativo. O livro foi escrito em comemoração ao sétimo centenário da morte da santa, em uma publicação onde também participou Manuel Bandeira. Clara de Assis tem uma linda e inspiradora história que nesses treze poemas é cantada de uma forma muito bela.

ROMANCE DE SANTA CECÍLIA
A vida de Santa Cecilia, padroeira dos músicos e cantores sagrados, cantada em forma de romance (composição poética). É interessante o embate feminino x masculino existente no poema, onde a santa aparece como um arquétipo da luta das mulheres pela sobrevivência numa sociedade nos moldes patriarcais, e essa "guerra" se reveste do sagrado e a "fragilidade feminina" é sinônimo de sabedoria e fortaleza.

ORATÓRIO DE SANTA MARIA EGIPCÍACA
Maria do Egito, hoje patrona das mulheres penitentes, foi uma asceta que se retirou para o deserto após uma vida de prostituição. Ela fugiu da família, quando adolescente, para viver os prazeres de Alexandria. A poeta narra o seu processo de conversão, apresentando-a como uma mulher plena e consciente dos seus desejos, que de certa forma cultiva a sua condição feminina. Sua conversão, portanto, vem de uma compreensão profunda da necessidade de conhecer o amor divino imortal, tanto quanto ela conheceu o amor dos mortais. O poema é uma composição coral, que provavelmente estava acompanhada de uma partitura musical.
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