Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

Paty 08/08/2021

Nostálgico
Mano, Monteiro Lobato é encantador. Não é à toa que é um dos autores brasileiros mais influentes. Que dom, que talento!
Eu amava assistir "O sítio do Pica pau amarelo" e a leitura não desapontou! Após tanto anos me causou aquela nostalgia gostosa e me fez dar risada. Encantador.
Leitura obrigatória para meus futuros e fictícios pequenos rs

Nidy 09/06/2021

Muito divertido, mas...
São histórias muito divertidas. As crianças vão adorar as aventuras de Narizinho, Emília e Pedrinho.
Conhecemos o reino das águas claras e muitos personagens das histórias infantis tradicionais.
A tia Anastácia é uma graça, muito divertida.
A Emília é muito engraçada, atrevida, esperta e teimosa. É a verdadeira estrela do livro.
A parte ruim fica por parte do grande racismo contra a tia Anastácia, é muito triste e revoltante.
Acho que quando for ler aos meus filhos, pularei essas partes...

Andre24 14/05/2021

Um pouco decepcionado. Nada de Saci, Cuca, Brasil... Em vez disso só versões sem Copyright das princesas e... astros de cinema dos anos 20(!?) Mas foi uma boa experiência pra saber pq o Lobato foi cancelado.

Vitória 04/05/2021

Marmelada de banana, bananada de goiaba...
Comecei pensando que a história da Narizinho tinha muito de Alice no País das Maravilhas e, terminei percebendo que não é nada disso. O Sítio de dona Benta me pareceu muito mais real e encantador do que o país criado por L.C.
Em vários momentos fiquei questionando como a tia Nástacia conseguia colocar mais enchimento na Emília sendo que ela é uma boneca tão esperta e teimosa, quase me esquecendo do principal, a Emília é uma boneca! A personalidade da condessa de Três Estrelinhas é fruto da muito fértil imaginação de Narizinho.
Mas conforme os capítulos vão passando esqueci disso, esperando ansiosa mais uma visita de Narizinho ao Reino das Águas Claras.

Leitura muito gostosa, que me fez entender por que esse Sítio se tornou um clássico. Quero ler as outras aventuras também.

(Em todo momento que tia Nástacia apareceu ou fizeram referência a ela, quis que essa personagem não existisse, já que ela está lá só pra ser chamada de negra beiçuda)

priscilaschust 22/02/2021

Sempre foi o meu sonho ler esse livro na infância. Decidi me atrever a ler ele mesmo adulta. É óbvio que a linguagem mudou muito, o livro contém coisas que hoje em dia eu mudaria, mas não deixa de passar uma certa magia e nostalgia da pureza que tínhamos quando criança. Esse livro encheu meu coração de lembranças e saudades da melhor época da minha vida.

Francyelen 16/02/2021

Eu ri muito com a Emília, ??? o livro deveria se chamar: Reinações de Emília. Todos os personagens são legais, interessantes e engraçados. realmente Monteiro Lobato arrasou nesse livro!!! Recomendo muito e não se esqueça de abrir sua imaginação!.

Bia 22/01/2021

Monteiro e seu dom de nos fazer voltar a infância.
Amei a leitura.

Se você quer reviver sua infância, leia Reinações de Narizinho.

Monteiro Lobato com certeza possui a habilidade de nos fazer voltar o tempo, faz a gente questionar também e ver o quanto mudou, o quanto precisa mudar.
Sobretudo, essa obra, em especial, tem a Emília e a Narizinho, nos fazendo entender e questionar os termos e situações racistas da época, que infelizmente, até hoje, reproduzem...

Cada capítulo uma história diferente.

Imaginações e aventuras.

Supeer recomendo!

Mirelabrih 19/01/2021

Clássico com sabor de infância.
A biblioteca era o único passeio que eu podia dar quando tinha meus 8 para 9 anos, pois ficava na mesma rua da casa da minha avó. Com isso, o gosto pela leitura foi cada vez mais firmado em mim. Li não só "Reinações de Narizinho" mas todos os outros clássicos da coleção do Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato. "Reinações de Narizinho" sem dúvida alguma é o meu favorito, pois é o início de tudo. É o livro que fez eu me apaixonar pela marquesa de Rabicó e querer ter a sua petulância e esperteza. O livro nos traz ensinamentos e nos remete a um mundo de sonhos, de esperança que as coisas sempre dão certo no final. Reli a pouco tempo na Universidade e todo o encantamento desse livro foi retomado nos meus dias atuais. Ele sempre terá o sabor de minha infância, porém a cada releitura encontro coisas novas que não percebi na anterior, e essa é a beleza dos clássicos.
Recomendo muito, para crianças com o objetivo de introduzi-las ao mundo da leitura, mas também para os adultos que querem permanecer com a doçura das crianças.

Ana 28/12/2020

Primeiro livro que li na vida, aos sete aninhos. Narizinho marcou minha infância. Com certeza vou ler para meus filhos no futuro.

Luciana.Zagalo 16/10/2020

foi uma sensação muito gostosa de ler, tendo em vista que cresci assistindo sítio do pica-pau amarelo. mas o racismo de monteiro lobato me deixou com raiva e me perguntei várias vezes pq não publicam uma edição nova, tirando os termos racistas, visto que é um livro infantil

Nanda 22/09/2020

Monteiro Lobato sempre grandioso
Os livros de Monteiro Lobato tem o incrível poder de nos transportar para nossa infância. Como é bom. Eu sou suspeita pra falar, sempre fui apaixonada pelo Sitio do Pica Pau Amarelo. O ponto negativo é que infelizmente encontramos alguns traços racistas trazendo a tona como os negros eram vistos e tratados na época em que a obra foi escrita.
Elizinha23 01/10/2023minha estante
Isso é pura verdade é até um pouco triste pra quem é negro

Leiturasdarich 11/09/2020

Quando eu era criança adorava assistir ao Sítio do Picapau Amarelo, por causa disso resolvi ler o livro "Reinações de Narizinho" para o meu irmãozinho. O livro é divertido, mas a forma como o autor se refere a tia Nastácia no livro me causava desconforto e eu optei por omitir essas partes enquanto lia para o meu irmão.

site: www.instagram.com/leiturasdarich

Rafael.Tadeu 23/07/2020

É preciso levar em conta o ano em que a obra foi escrita para conseguir terminar de ler o livro sem querer botar fogo

Monteiro Lobato era extremamente racista e inúmeras vzs durante os vários contos do Livro faz questão de mostrar esse racismo

Agora tentando ignorar isso, escolhi essa leitura para poder conhecer fantasias dessa época, conhecer a escrita do autor e pela nostalgia

Admito que outro fator alem do racismo me incomodou,a crueldade em algumas ações das personagens do livro,o que me levou a questionar se era algo também normal para época,ou algo criado para dar "personalidade" as personagens

De forma geral foi uma leitura ok,me lembrou um pouco Alice,no sentido de coisa totalmente fora da realidade acontecer e a gnt achar algo comum,consegui ser levado para dentro do Sítio,a escrita também é fluida,mas admito que dá metade do livro pra frente ficou cansativo, justamente por serem contos e os contos serem bem parecidos um com os outros