Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

Paula823 16/08/2023

Resenha dos ??Sitio do PicaPau Amarelo? do Autor Monteiro Lobato.

A trama traz os primos Pedrinho e Narizinho, que estão de passagem pelo Sítio de sua avó, Dona Benta, lá a boneca Emília toma uma pílula falante, e a partir de então desata a falar, como também se mostra muito esperta e inteligente. O grupo com a companhia de outros personagens, que juntos percorrem por inúmeras jornadas ousadas e corajosas.

O Sítio do PicaPau Amarelo é uma coletânea incrível, que apesar de antiga, traz o lúdico como ferramenta de ensino, perpassando pela aritmética, pela gramática, pela mitologia grega, entre muitas outras formas de aprendizado. Com as aventuras e peripécias do nosso grupinho único e excepcional, somos agraciados com diversas histórias repletas de diversão e ponderações de aspectos da vida. Com uma gama de elementos variados e muito bem misturados, o que deixa as histórias incrivelmente atrativas, onde vislumbramos entre as linhas alguns aspectos interessantes a qual perpassava o autor da época, assim como a valorização da simplicidade e da cultura brasileira.

? Sou Viviane Ferraz, uma leitora voraz, Licencianda em Letras e escritora.

? Se gostou do conteúdo saiba mais em: https://linklist.bio/Viviferraz

Gleice.Kelly 08/07/2023

Nostalgia
Conheci o "Sítio do pica-pau amarelo " através da série da Globo e sempre tive curiosidade pra ler a história original.
O livro é capaz de despertar esse sentimento de nostalgia. Ele é dividido em diversas aventuras e vamos acompanhando Narizinho, Pedrinho e Emília por elas.
A linguagem, no início foi um pouco travada pra mim, mas depois me acostumei e flui bem.
O cenário criado por Monteiro Lobato é incrível, ele faz o leitor viajar por diversos cenários. Apresenta diversos personagens e histórias, o que achei muito interessante, pois isso instiga ao leitor procurar por essas outras histórias.
Em alguns momentos achei algumas situações um pouco adultas demais. Como por exemplo o incidente com a peixinha(kkkkkk). Mas me peguei rindo em alguns momentos.
Porém toda a problemática que envolve a Tia Anastácia, quebrou um pouco o encantamento que essa história tinha pra mim. O racismo com o qual ela é tratada e representada não é algo que se consegue ou se deve evitar. Me senti muito desconfortável com alguns diálogos que a envolviam. E apesar de ser um clássico brasileiro, hoje, eu não teria coragem de presentear uma criança com esse livro, infelizmente.

anatms 16/06/2023

Reinações de narizinho
Tenho este livro há anos e nunca tive vontade de ler, mas resolvi ler agora...
achei o livro bem sem sentido na verdadekkkk, apesar da escrita ser boa não gostei muito das histórias
acho que é um livro que foca mais nas crianças, pois usa muita imaginação

eduarda 11/06/2023

Nhe
É uma leitura infantil, não tem muito o que comentar sobre.
Alguns trechos já eram familiares e nestes casos foi gostoso reler, as ilustrações são uma Graça.

GiuBeretta 31/05/2023

Se eu pudesse resumir o Sítio do Pica-Pau Amarelo em uma palavra diria apaixonante .
O primeiro livro " grande " que eu li, e o meu primeiro livro do Monteiro Lobato . Faz parte da minha memória da minha infância ... apaixonante

Luana.Nantes 11/05/2023

Reinações de Narizinho!!!
Não lembro de muita coisa da leitura…
Li este livro na minha adolescência em 1995, nessa edição antiga e belíssima…
Pretendo fazer uma releitura em uma edição atual…

Sou fã do sítio do Pica Pau Amarelo das telinhas…

Três sentimentos/sensações que a leitura me trouxe:
#saudade

"REINAÇÕES DE NARIZINHO", de Monteiro Lobato. O que foi isso
LIVRO ?: Reinações de Narizinho
AUTOR(A) ?: Monteiro Lobato
FAIXA ETÁRIA ?: Livre Para Todos os Públicos
GATILHOS ?: Linguagem Insultiva e Violência Fantástica.
NOTA ?: ???1/2

O livro se trata das aventuras das pessoas que moram no Sítio do Picapau Amarelo, onde eles se metem em várias confusões (não sou o locutor da Sessão da Tarde) e se divertem muito com várias coisas.
       Monteiro Lobato é indispensável para aprender mais sobre a leitura nacional, já que ele marcou a infância de todos presentes. Mas meu medo é que ele envelheça mal, porque essa leitura é meio problemática.
Vamos começar pelas inúmeras frases racistas contra a personagem "Tia Nastácia". O público reclama do livro "Caçadas de Pedrinho", que possui menos frases ofensivas do que esse (mesmo que algumas sejam mais impactantes). Simplesmente usar "Negra", "Criada" e palavras assim é despresível. Tudo bem, tudo bem, esse livro foi feito em 1928, um ano meio perto desde a abolição da escravidão no Brasil, mas essa versão precisa ser editada para essa nova geração, pois pode não dar certo para algumas pessoas.
Não só de frases racistas tenho de reclamar, como algumas atitudes horríveis que personagens cometem. Personagens que não precisavam, por exemplo, sacrificar alguns personagens pela sua sobrevivência, ou até mesmo um casamento forçado. E ainda crianças fazem isso, especialmente, adivinha quem? Narizinho! No começo passei raiva com ela, mas algo aconteceu que elevou a leitura.
O TANTO de referências à personagens famosos, como Tom Mix e o Gato Félix, como também referências à Contos de Fadas, Mil e Uma Noites... a partir daí, a leitura se eleva. Também como a leitura, por mais antiga que pareça, é fluída, é muito surpreendente, e cada cenário descrevido por Lobato nos leva a despertar a nossa imaginação, desde o "Reino das Águas Claras" como o próprio "Sítio do Picapau Amarelo".
Se você pretende ler isso para sua criança, ou você ler por diversão, fique à vontade! Se você pretende ser divertir, esse é o livro certo para você. Mas algumas coisas presentes na história e o racismo presente em diversas falas podem afetar sua leitura, e talvez surjam polêmicas em frente desse livro.

Fernando 02/04/2023

A magia do Sitio sempre atual.
A turma do Sitio do Picapau Amarelo neste início da obra clássica infantil por Monteiro Lobato.
A fantasia é o melhor disso tudo.

Tamy 29/03/2023

Nostalgia! ??
Que história encantadora e cheia de nostalgia. Uma obra que consegue resumir tudo aquilo que o famoso ?Sítio do picapau amarelo? é; as travessuras das crianças, a imaginação, a alegria, os prazeres de simplesmente poderem ser crianças e ter esse espaço - a casa da avó - que permite tudo isso.

A cada página, lembrei da minha própria infância, de acreditar que tudo ali no Sítio realmente ?falava de verdade? e de como não era preciso muito para se divertir. Com os olhos de hoje, vejo quão lindo é a infância, a imaginação, a criatividade e a importância de proporcionarmos um espaço que permita que a criança seja simplesmente criança.

edisik 26/03/2023

Esse primeiro livro que engloba diversas aventuras passadas no sítio do PicaPau Amarelo são incríveis.

Liv 25/03/2023

Poderia ser incrível mas não é
É uma leitura que faz você passar raiva...apesar da história fantasiosa e cheia de magia que engloba vários personagens como bela (da bela adormecida), cinderela, a capinha vermelha (chapeuzinho vermelho), Pinóquio, Peter pan, Aladdin, Branca de Neve,Polegarzinho, entre outros personagens mas os personagens principais são irritantes, Pedrinho é muito orgulhoso, Emília no começo era legal mas ficou chata e explosiva, e a narizinho é a pior de todas, literalmente nariz em pé, sem coração, chata e várias outras coisas.
E também tem as piores problemáticas como o racismo absurdo no livro, a narizinho querendo forçar uma boneca a se casar?? A própria Lúcia se casando com um peixe, ela falando pro rabicó (o porco amigo) que seria bom ele virar comida, o descaso com o visconde que deixam ele largado e enfim, odiei o livro, só o que salva é a magia dos personagens de contos de fada que aparecem muitas vzs

Marlisom 22/03/2023

O livro "Reinações de Narizinho" é um clássico da literatura infantojuvenil brasileira, escrito por Monteiro Lobato.
A história se passa no Sítio do Picapau Amarelo, onde as crianças são levadas para viver aventuras fantásticas e aprender lições valiosas sobre a vida.

No lado positivo, o livro encanta pelos personagens carismáticos e pelas histórias divertidas e imaginativas.
As crianças podem se identificar com a protagonista Narizinho, uma menina corajosa e curiosa, e aprender sobre valores como a importância da amizade e da família.

Porém, no lado negativo, o livro é criticado por retratar estereótipos machistas e racistas.
Personagens como Tia Nastácia e Visconde de Sabugosa são apresentados de forma pejorativa e caricata, reforçando preconceitos raciais e de classe social.

Apesar dessas críticas, é importante ressaltar que o livro foi escrito em uma época em que esses estereótipos eram comuns na sociedade, e que a obra também representa uma valorização da cultura brasileira e da imaginação infantil.

Em suma, "Reinações de Narizinho" é uma obra que, embora tenha seus pontos negativos, continua a encantar gerações de leitores e deve ser lida com um olhar crítico e reflexivo.

Karina.Alves 22/03/2023

De volta à infância
Conhecido como a locomotiva do comboio da saga do Picapau Amarelo, Reinações de Narizinho reúne as onze histórias que Lobato começou escrevendo em 1920. Surgem ali Narizinho, Pedrinho, o Visconde, Rabicó, Tia Nastácia, e, claro, Emília, que comanda todas as travessuras em um misto de realidade e fantasia, trazendo à cena personagens clássicos da literatura infantil mundial, como Cinderela, Branca de Neve, o Gato Félix, todos ilustres convidados de cada uma das festas.

Cléia 18/01/2023

Quando li "Felicidade Clandestina", me bateu uma vontade enorme de ler "Reinações de Narizinho". Finalmente tive a oportunidade de lê-lo e só posso concordar com Clarice.
Este livro é um encanto. ??
Eu gostaria muito de tê-lo lido na infância, pois tenho certeza de que, assim como no programa de TV, eu certamente teria acreditado em cada uma das aventuras tal qual os personagens.
Já minha percepção como adulta é a de que todo o livro é uma linda fantasia das crianças. Acho que é assim mesmo que deve ser e é essa a beleza da obra.
Monteiro Lobato possuía essa mente brilhante que conseguiu chegar à fase adulta sem jamais perder a magia da infância.
Os personagens e suas aventuras são velhos conhecidos de quem, assim como eu e meus irmãos, acordava cedinho, se enrolava no lençol e sentava em frente à TV para assistir ao "Sítio do Pica-pau Amarelo" (ouço até a música). Inclusive, estou lendo a obra completa e até o momento estou achando o programa bem fiel aos livros.
Por fim, deixo aqui a polêmica envolvendo a acusação de racismo contra Monteiro Lobato.
Sim! Evidente Tia Nastácia é retratada de forma muito racista: a ênfase constante em seu tom de pele; a comparação da sua cor de pele; a visão dos demais personagens para com Tia Nastácia; a forma como a personagem se expressa e o quanto demonstra ser ignorante ao ponto de crer e temer todos os eventos misteriosos do sítio; a sobrecarga de trabalho sobre ela, apesar de ser mais velha do que Dona Benta; a vergonha que ela sente por ser negra e a tentativa de Narizinho de justificar o fenótipo da pele de Nastácia perante as princesas; e, até mesmo as ofensas de Emília para com a bondosa senhora.
Manifestadamente, esse é um retrato da sociedade da época que nos lembra que o racismo deve sempre ser rechaçado.

Mariana 15/01/2023

amo desde pequena 😭 li dnv e continuo amando, me ajudou muito a ampliar o meu vocabulário, Monteiro Lobato me marcou muiiito.