Reinações de Narizinho

Reinações de Narizinho Monteiro Lobato

Resenhas - Reinações de Narizinho

Ellen Macedo 30/04/2016

Faça uma criança feliz lendo este livro
Leitura essencial para qualquer criança. Li para meu filho e foi um momento muito especial ver ele se encantar pela turma do Sítio do Pica Pau Amarelo, como aconteceu comigo.

Bismak 18/03/2016

Melhor Infância
Que livro mais lindo e com ilustrações tão interessantes. Lobato consegue criar um mundo mágico e reformular histórias já conhecidas de maneira muito peculiar, muitos termos aparentam ser um tanto quando pouco conhecidos enquanto outros são de uma atualidade impressionante. Sou apaixonado por suas obras.

Valnikson 26/02/2016

1001 Livros Brasileiros Para Ler Antes de Morrer: Reinações de Narizinho
O autor sempre se preocupou em debater questões ambientais e de cunho político-nacionalista em seus livros. Sendo um dos primeiros empreendedores da indústria editorial no país, publicou cerca de vinte e seis obras voltadas ao público infantil, algumas delas verdadeiros clássicos que até hoje atravessam gerações. 'Reinações de Narizinho' reúne várias histórias escritas por Lobato a partir de 1920, inaugurando a série protagonizada pela famosa turma do Sítio do Picapau Amarelo. (Leia mais no link)

site: https://1001livrosbrasileirosparalerantesdemorrer.wordpress.com/2014/03/30/25-reinacoes-de-narizinho/

Ana 30/12/2015

Meu primeiro livro!
O que dizer do meu primeiro livro?Eu tinha sete anos quando ganhei esse livro do meu pai e (eu amei a capa dura) aprendi a ler com 5 e em casa (valeu mãe!!!) Mas foi meu Pai e Monteiro Lobato que me fascinaram por esse mundo magico e prazeroso da leitura, a primeira vez que li descobri um mundo magico onde ate a boneca de pano ganhava vida e falava com sua dona,naquele momento então decidi que queria viver nesse mundo e não nesse chato aqui por isso decidi ler a maior quantidade de livros possíveis, decidi isso com sete anos de idade e até hoje faço de tudo para manter essa promessa.
marcinha 30/12/2015minha estante
peguei esse livro na biblioteca da escola no ensino fundamental

Cilmara Lopes 08/10/2015

O Primeiro livro que li
Pelo que me recordo este foi o livro responsável por despertar esta paixão que tenho pelas letras.

Jéssica Sanoli 01/10/2015

Ao ler Reinações de Narizinho, deparei-me com aquela estimada “brincadeira da linguagem” que acompanhou Monteiro Lobato em suas empreitadas pela literatura, especialmente na literatura infanto-juvenil – culpada primordial de sua consagração como um grande autor no Brasil do século XX.
Reinações de Narizinho é uma coleção das histórias que Lobato escreveu por cerca de
dez anos e que, ao regressar ao Brasil após residir alguns anos nos EUA, resolveu reunir numa só obra para consolidação definitiva da turma do Sítio do Pica Pau Amarelo. Lê-la é
mergulhar nas Águas Claras; é dar um passeio com Fedro e La Fontaine; é dialogar com o
gato Félix, as princesas encantadas e o Peter Pan; é saborear os bolinhos da Tia Nastácia,
ouvir a doce e sábia voz da Dona Benta e até molhar-se com a torneirinha de asneiras da
Emília – por que não?
Meu encontro pessoal com a obra foi prazeroso por poder observar, à medida que ia tornando-me mais íntima das personagens, o amplo uso de recursos linguísticos criativos que Lobato usa para tornar mais próximos leitor e texto.

Marques 09/06/2015

Li esse livro pela primeira vez foi quando muito novo e sei que as aventuras e as artes da capa e dentro do livro me fascinaram pela fantasia. Pena saber sobre o posicionamento do autor acerca dos afrodescendentes, pois isso acaba por distanciar o leitor e as aventuras do Sítio são fantásticas para mente dos infantes.

Evandro 21/07/2014

Resenha de “Reinações de narizinho 1” – O casamento de Narizinho
Sempre Narizinho ia dar comida para os peixes no lago perto do Sítio do Pica-pau Amarelo. Um dia, um peixe e Narizinho se apaixonaram. Ele era um príncipe.
O peixe príncipe a leva ao palácio e Dona Aranha faz um vestido lindo para Narizinho ir à festa Eles dançam, encontram tesouros, pérolas, etc.
Depois de várias aventuras, Dona Benta e Tia Nastácia se transformam em animais. Emília quase perde a perna e se casa com Rabicó.
Narizinho se casa com o príncipe, ele vai ao sítio por alguns dias e fica com medo dos animais do sítio, principalmente da vaca. O tempo passa e quando ele volta à água não consegue respirar e afunda. Será que ele morreu? Narizinho fica preocupada, mas acha que ele se salvou.
A parte que eu mais gostei é a parte que eles se casam. Muito legal, indico este livro para todos meus colegas. Agora estou lendo “Reinações de Narizinho 2”. Tenho certeza que vou gostar muito também.
Rafa Samara 13/11/2014minha estante
É isso aí! Gostei da resenha! :D

Júnia 15/01/2014

Toda a coleção
Tanto os livros quanto o programa de TV da década de 70 ( do século passado) fizeram parte da minha infância.

Nana 19/11/2013

Adorei, adorei. Mesmo sendo uma marmanja de quase 18 anos, parecia uma boba dando risada com as asneiras de Emília. A criança que lê esse livro certamente tem coisas malucas e maravilhosas na cabeça. Lobato não subestimava a inteligencia dos pequenos.
Conforme lia fui assistindo alguns episódios da série da Globo e fiquei maravilhada com a fidelidade.
Só tirei meia estrela porque me apaixonei pelo Príncipe Escamado e senti falta dele depois de um tempo que ele foi reinar seu mar (que fica no riacho). A outra metade da estrela foi pelo racismo que percebi, especialmente contra Tia Nastácia. Cada preconceito besta foi uma broxada. Não foi nada engraçado.

Grazi 17/10/2013

Livro indispensável para todas as idades
Um livro que deve com certeza ser lido! Indispensável, pois, contribui para ampliar nossa imaginação.

O livro-mãe da saga do Sítio do Picapau Amarelo, composto de várias pequenas histórias. Aparecem Narizinho, Emília - a boneca que fala,Nastácia,Dona Benta, o Visconde-o sabugo de milho que é um sábio, Rabicó, entre outros...
São muitas aventuras, onde a fantasia se mistura com a realidade de uma maneira muito bem escrita.

Apesar de ser uma obra muito criticada por algumas pessoas por ter uma linguagem antiga, e uma abordagem preconceituosa dada a uma personagem negra, Tia Nastácia. O livro é de grande fantasia e criatividade imensa. Exemplo de grande criatividade na minha opinião é a personagem Dona Aranha Costureira, - A costureira mais procurada do Reino das Águas Claras. Uma aranha de Páris, já costurou para princesas como Branca de Neve e Cinderela.
Acredito que as crianças devem conhecer a obra do autor, e com boa dose de informação saberão distinguir os pontos positivos da obra.

Nyck 15/10/2013

Reinações da narizinho
é simplesmente ótimo um dos melhores livros que eu já li,muito bom pois tem uma linguagem fácil tem muitas aventuras mexe bastante com a imaginação. XD

Ana Carolina 23/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada
Quando criança, não tive vontade de ler "Reinações de Narizinho". Somente agora minha curiosidade despertou para esse livro. Li a edição da Editora Globo, em dois volumes, e achei as ilustrações de Paulo Borges muito bonitas. O primeiro volume conta com 155 páginas e o segundo, 131.
A turminha do Sítio do Picapau Amarelo, já no imaginário coletivo dos brasileiros, surpreende e diverte com este livro dividido em pequenas histórias. Ao todo, são 11 histórias que seguem uma linha cronológica. Ao longo da trama, conhecemos Narizinho, Emília ganha personalidade, Pedrinho chega ao sítio e ainda surgem diversos personagens para animar as brincadeiras: o Rabicó, o Visconde de Sabugosa, o Príncipe Escamado...

Apesar da polêmica existente em torno das obras de Monteiro Lobato, com relação aos comentários preconceituosos existentes em seus livros infantis, acredito que O Sítio do Picapau Amarelo é riquíssimo em cultura e diversão para as crianças. É importante explicar para os pequenos o contexto da época em que Monteiro Lobato viveu, ressaltando que ele era fruto de uma criação preconceituosa. As crianças com certeza entenderão e não serão incentivadas a pensar do mesmo modo.

site: http://palavrasonhada.blogspot.com.br/2012/12/reinacoes-de-narizinho-monteiro-lobato.html

Ana Carolina 23/07/2013

Resenha originalmente publicada no blog Palavra Sonhada

Débora Muniz 13/04/2013

Perfeito!
Ele é o primeiro livro da turma do sítio, a Narizinho vai para o reino das águas claras, para se casar, e a Emília comeca a falar! Perfeito!