A Erva do Diabo

A Erva do Diabo Carlos Castaneda

Resenhas - A Erva do Diabo

Biblioteca Álvaro Guerra 20/02/2024

Em algum lugar perto da fronteira dos Estados Unidos com o México , o mestrando em antropologia Carlos Castañeda se depara com Juan Matus ,provavelmente o pseudônimo de um xamã mexicano e uma simples entrevista para sua tese sobre plantas medicinais vira o embrião de uma revolução pessoal, literária e científica .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788576846598

Grazi.Pinheiro 24/07/2023

Uma leitura para quem não tem pressa
Leitura indicada para quem gosta de experiências detalhadas, no caso, o livro detalha até demais, tornando um tanto denso e cansativo. É um livro descritivo, em formato de diário e, também, metodológico. Nisso, não indicaria para pessoas que querem uma leitura mais relaxante, pois não é. É uma leitura completa, metódica, rica em conhecimentos, porém, pede por uma compreensão dedicada. Valeu muito a leitura, pois me complementou insights tanto pessoais quanto vindo de outras leituras. Mais uma vez: não é uma leitura tão fluida assim. Saiba aproveitar.

kaio cosmopolita 02/07/2023

Uma experiência etnobotânica documentada
Trata-se de uma verdadeira experiência xamânica etnobotânica centrada no estudo do uso ritualístico de plantas psicoativas (mandrágora, cogumelos e peiote) dentro de um contexto das civilizações indígenas do México.
Nesta obra, Carlos Castaneda nos desvela, dentro de uma visão romântica, em primeiro momento, e científica em segundo, o caminhar de um buscador que procura conhecer e desvendar os mistérios dos feiticeiros indígenas mexicanos que trabalham sua magia a partir de conexão com seres elementais que manifestam-se a partir da egrégora do uso ritualistico de plantas e fungos enteógenos do México.
Muito embora a linguagem do escritor seja simples e de fácil leitura, o livro só se torna menos empolgante no final, já que o autor dividiu a obra em duas partes. A primeira conta toda a história a partir de um olhar de mistério e suspense enquanto a segunda consiste em uma explicação científica de todos os acontecimentos da primeira parte.

Manezera 05/03/2023

Na decada de 60 o jovem Carlos Castaneda vai viver junto há um velho nativo, visando aprender sobre as plantas alucinógenas e os estados alterados de realidade não comum. O livro narra suas experiências como brujo, seu aprendizado e conhecimento com os aliados, passados a ele por Don Juan.

Taynan 23/01/2023

Esperava mais ensinamentos e não tanto processo prático.
Logo no início esses processos já ficam muito repetitivos.
Cansativo. Mas aa lições, os ensinamentos são interessantes e o conhecimento sobre essa cultura também.

caiocorrea_art 05/01/2023

Ficção ou realidade?
A Erva do Diabo é, certamente, um dos meus livros preferidos.
Uma saga onde o antropólogo Carlos Castaneda sai em busca de um estudo científico sobre os povos Yaqui e volta com uma nova percepção sobre a vida.
Um livro que muda paradigmas, que transforma a forma de pensar.
Don Juan, xamã que vira o mestre guerreiro de Castaneda, apresenta não apenas uma nova forma de enxergar o mundo, mas uma maneira diferente de encarar a vida.
Esse é o primeiro livro de uma série de 11. Eu li todos eles e digo, vale muito a pena.
O que é o medo, o que é a percepção, o que é o sonho, o que é realidade?
Um quebra-cabeça revigorante sem resolução clara.
Na verdade, como insinua Don Juan, existe resolução clara?
Aguce os sentidos, viva a realidade mesmo que esta lhe pareça irreal. Passado e futuro existem?? O que é o agora??
O que é ser um guerreiro??
Onde devemos buscar as respostas??
O que é a natureza??
Mergulhe na Erva e descubra o que o Diabo tem a lhe contar.
Depois me diz o que achou.
Livre-se

Miguel 31/12/2022

Muito louco
Percebemos o quanto o autor se entrega a sua pesquisa etnográfica, o que se propôs a passar, usar e refletir, como também as consequências que tivera com a própria família.

Marcio 09/11/2022

Alucinante... ???
Um história muita boa de ler, bem empolgante. Mas na conclusões finais achei meio massante demais.
Muita explicação, acho que fui me perdendo e fiquei sem entender. ?????

Flôr 23/10/2022

Introdutório
Para mim, que não sabia nada de nada sobre o tema foi ótimo! Entretanto dado o número de volumes seguintes e os questionamentos que ficam em aberto, sinto ser um volume introdutório.

Michele Alberton 17/09/2022

“A Erva Do Diabo” contém o relato de Carlos Castaneda enquanto estudante de Antropologia, sendo guiado no aprendizado sobre o uso de ervas sagradas, guiado pelo índio yaqui Dom Juan. Resumidamente é sobre isso…

Mas pra mim foi muito, muito mais do que isso.

Li algumas resenhas e enquanto uns acham esse livro uma baita viagem nas drogas, outros dizem que transforma vidas. Bom, sinto que transformou minha vida por causa das drogas. Explico: como é difícil quebrar preconceitos!!! Eu me peguei achando aquelas experiências bizarras como puras viagens psicodélicas do mundo dos cogumelos e ervinhas… e aí enquanto eu estava pensando assim, vinha algum ensinamento profundo de Dom Juan, ou um questionamento inesperado de Carlos… e meu preconceito foi se espatifando. Não, não pretendo experimentar os alucinógenos, mas não pude deixar de pensar que existem milhares de formas de se encontrar o “sagrado” e que não sou ninguém para definir qual é melhor ou não.

Ler sobre uma cultura e hábitos tão, mas tão diferentes dos meus próprios me tirou de um ponto de acomodação mental que me fez apenas suspirar e dizer para mim mesma: que livro! Quantas culturas e costumes existem por aí! Que mundão grande! Quanta coisa fascinante para se ler e talvez até aprofundar a respeito!

Se o livro é um relato real ou uma ficção pouco me importa agora (talvez já não importasse antes, enfim). É bem escrito, dinâmico e com uma temática tão cativante que já estou indo para o segundo (de 12): Uma Estranha Realidade. Eu só quero ler mais a respeito dos ensinamentos do Dom Juan…

”- Mas como saberei ao certo se um caminho tem ou não coração?
- Qualquer pessoa sabe isso. O problema é que ninguém faz a pergunta, e quando o homem afinal descobre que tomou um caminho sem coração, o caminho está pronto para matá-lo. Nesse ponto muito poucos homens conseguem parar para pensar e deixar o caminho.”

Like a Sir 12/08/2022

Um BAITA livro
Não acreditem nas resenhas com baixa classificação.

Com toda a CERTEZA, foram dadas por pessoas com baixa evolução espiritual, "crentes" à La Igreja Universal (só que da ciência) que não admitem que possa haver algo fora do mundo material e, portanto, fora da ciência.

Ou, no mesmo nível de "pioridade", de conservocrentes, do mesmo nível de quem deu o título em português para o livro.

No original, não tem NADA A VER com "Erva do Diabo".

Deram esse nome como uma forma de censura, pois não queriam, à época da ditadura (e, a bem da verdade, até hoje) que as pessoas evoluíssem espiritualmente.

Esse livro foi e é um marco da contracultura, que foi apropriado pelo movimento hippie.

Mas não é simplesmente ouvir rock e utilizar drogas sem nenhum sentido, é se aproximar e conhecer mais de si mesmo.

Faz um excelente combo com O Alquimista, do Paulo Coelho.

Sensacional.
Saulo.Zanella 16/09/2022minha estante
Excelente resenha, concordo simplesmente em tudo o que disse!

Like a Sir 16/09/2022minha estante
Boa! Infelizmente alguns ainda tentam afastar essa obra de arte das pessoas.

Andrya 09/02/2022

A vida pós Carlos Castañeda
Acredito que todos tenhamos gatilhos para mudar algo na nossa vida. Há um tempo obtive algumas experiências ?longe? de ser como as de Castañeda porém, tão despertadoras quanto.

Querer ser um homem de conhecimento leva-nos a uma viagem mágica, conhecer um pouco mais sobre o xamanismo como arte, ritual e ideias me foi muito revelador.. como descendente direta de índios me senti tão ligada a Don Juan quanto o próprio autor e como foi difícil me despedir..

Acho que ?A erva do diabo? me trouxe a certeza de que estou no caminho certo é que não devo deixar nada me parar.
Obrigada, Carlos. Obrigada

PS: já estou em busca de outros títulos dele para completar a coleção.

ninobaldo 30/01/2022

Sureal
Impressionante como ele consegue montar uma narrativa tão interessante a respeito dessas experiências psicodélicas.

Armando.Roberto 28/11/2021

Sinceramente precisarei reler este livro mais uma ou duas vezes pra ter um entendimento sincero de tudo o que foi abordado. Notei um rico acervo cultural, espiritual, moral e social nesta obra, um tanto complexa, mas de grande empoderamento. Os ensinamentos, lições, contestações e júbilos demonstrados pelo mestre Don Juan nos mostra o quanto a espiritualidade e crença não pertencem a uma parte separada de nós, de nosso corpo e mente, e sim apenas uma extensão.
Uma obra muito excêntrica e cativante, de uma riqueza que abrange tanto noções do cotidiano como em coisas que sabemos, mas de uma forma única fingimos não saber.

Thaisliz 17/11/2021

As plantas de poder fazem parte dos mistérios da vida. Acompanhar Carlos Castaneda na sua jornada rumo ao conhecimento foi uma experiência bastante enriquecedora.