Os três mosqueteiros

Os três mosqueteiros Alexandre Dumas

Resenhas - Os três mosqueteiros

z..... 25/03/2020

HQ Quadrinhos Cia Editora Nacional
Quadrinização no estilo resumão, com frases em síntese apresentadas no rodapé de uma ilustração. A aventura mistura ficção e realidade;

Na real, os mosqueteiros parecem fantoches, seguindo interesses escusos dos governantes a quem servem. D'Artagnan é o destaque, não por ser o mais habilidoso espadachim, mas pela luta em ideais românticos, sendo esta uma aventura de buscas e conquistas em seus objetivos. Um herói, meio palerma, mas herói.
Os outros não tem heroísmo algum e são esnobes com mania de superioridade.

Personagem por personagem, acho mais interessante a vilã Milady de Winter, que se impõem apenas pela astúcia. Não estou valorizando o mal, mas a engenhosidade em seus propósitos, dessa forma tendo grande destaque e impacto no contexto. Se tivesse habilidade como a dos mosqueteiros não teria para ninguém na obra. Ah, e quem disse que é a única do time da vilania... Mas centralizou tanta coisa, que pagou o pato como punição do mal. Mas só ela. Imagino que se fizessem filme no modismo atual de misturar clássicos da literatura com terror, seria a protagonista. Quem sabe, de repente, uma vampirona de respeito...

Não curto o clássico, que acho chato em seus desdobramentos de lutas para satisfação dos governantes interesseiros e nada carismáticos. É cardeal manipulador, rainha adúltera, mosqueteiros manobrados.... Por menos não gostei da quadrinização, que sequer retratou decentemente o famoso lema em apoteótica cena: "um por todos, todos por um!",

Os anexos com informações gerais são atrativos que valorizo na coleção. No retrato das inspirações para as personagens, nada citaram de Milady de Winter e fiquei intrigado se foi apenas criação de Dumas.

Lido nos dias de isolamento do mundo Walking Dead imposto pelo Coronavírus.
z..... 26/03/2020minha estante
O anexo trouxe informação de filme mudo de 1921, em que o ator Douglas Fairbanks, no papel de D'artagnan, realiza proeza que ficou famosa: um inusitado salto mortal na luta com espada. Tipo de informação que instigou-me e tinha que conferir, o que foi satisfeito através do YouTube. Foi realmente belo salto.
Em linhas gerais, em duelo entre grupos, quando um adversário está estendido ao chão, apesar de ferido saca arma e quando está prestes a acertar um dos mosqueteiros amigos, Fairbanks (D'artagnan) corre segurando espada e punhal em cada mão e dá um salto sobre o sujeito, cravando-lhe no ato o punhal em pleno ar, com uma das mãos, caindo em posição de combate contra outro. Para a época foi dinâmica sensacional e não conseguiria realizar.