Vida de Cinema

Vida de Cinema Cacá Diegues

Resenhas - Vida de Cinema

jota 16/07/2016

Longa-metragem...
Livro excessivamente longo (são 696 páginas, verdade que algumas sem texto, apenas com fotos e legendas) mas necessário para se conhecer a história não somente do diretor Cacá Diegues como também do cinema nacional, notadamente do Cinema Novo, do qual foi um dos fundadores. De quebra também tem muita coisa sobre cinema de um modo geral.

Diretor de dois excelentes filmes, Xica da Silva (1976) e Bye, Bye, Brasil (1980), e de outros bastante interessantes, como Joanna Francesa (1973), Tieta do Agreste (1996) ou Deus é Brasileiro (2002), Cacá Diegues parece que ganhou mais respeito fora do Brasil (especialmente na França e EUA) do que aqui mesmo.

Ele não se limita a falar apenas de cinema; relaciona cada episódio de sua vida (e de seus filmes, claro) à história do país, então o livro vale igualmente, guardadas determinadas medidas, como uma aula de história do Brasil, ainda que com certo viés esquerdista. Ele é o criador da famosa expressão "patrulha ideológica", lançada em 1978, que andou meio esquecida e parece ter voltado à moda com os últimos acontecimentos na política (p. e., se você não disser que o impeachment de Dilma é um golpe, é malvisto pelos petistas e seus seguidores, hmm...).

Lido entre 02 e 16/07/2016. Minha nota: 4,7.

Nathalia 01/11/2014

Assistindo a um programa em uma madrugada dessas, meu pai e eu ficamos sabendo do livro, na mesma semana meu pai o adquiriu, sabendo do meu gosto por biografias e devo admitir que esta é uma das melhores que já li. O livro traz um mergulho na história do Brasil e do cinema, passando pela história de vida do autor, é claro. Despertou em mim o mais legítimo interesse pelo Cinema Nacional com o qual simpatizada mas muito pouco sabia. A narrativa, além de inteligente é inspiradora e demonstra o quanto vale a pena a paixão pelo que se faz.