Tokyo Babylon #1

Tokyo Babylon #1 Clamp

Resenhas - Tokyo Babylon #1

Júlio Sandes 01/03/2012

Tiro no escuro
Não li "X/1999" e sei do que o mangá se trata bem por alto. Li esse volume por sugestão de uma amiga e até gostei. Não me sinto seguro para julgar apenas pelo primeiro número, mas me parece um yaoi suave e que aborda bem alguns problemas contemporâneos. O fato de, pelo menos nesse número, o motivo de atormentação dos espíritos estarem sempre relacionados a males do mundo contemporâneo (consumismo, necessidade de vencer em tudo, etc) me cativou. Embora não seja adepto do posicionamento do Seishiro sobre as coisas (uma misantropia contemporânea moderada que tende a culpar os "novos tempos" por tudo de ruim e a incentivar o conformismo diante de alguns problemas sociais, bem na pegada do "shit happens"estadunidense), acho particularmente interessante a forma como essa mensagem se faz presente no mangá e, de modo geral, na cultura pop japonesa da década de 90. Vou atrás do resto do mangá :)