Mafuá do Malungo

Mafuá do Malungo Manuel Bandeira

Resenhas - Mafuá do Malungo

Lene Colaço 06/02/2017

Um bom livro para conhecer os amigos do Manuel Bandeira
Lançado originalmente em 1948, Mafuá do Malungo parece ser algo bem intimo, feito para poucos. É dividido em quatro partes (Jogos Onomásticos, Lira do Brigadeiro, Outros Poemas e A Maneira De...), e vou tentar descrever da forma mais breve possível o que eu vi nas 120 paginas. Mas antes vamos ver o significado do titulo, que, pelo menos pra mim, era incompreensível.

Mafuá do Malungo: Mafuá - feira popular de diversão. Malungo - 1. camarada, companheiro, parceiro. 2. forma como se tratavam escravos africanos vindos da África na mesma embarcação. Sendo assim, temos um livro com base na amizade, visando distribuir afeto.

Precisei pesquisar "onomásticos" também, e descobri que é o estudo de nomes próprios. E é isso que Bandeira faz em boa parte do livro, poemas onomásticos, versos inspirados em nomes de amigos, pessoas que ele admirava, em datas especiais como aniversários, nascimentos, e também em dedicatórias de livros. Nunca li nada de Bandeira além de trechos soltos pela internet, mas mesmo assim percebo um contraste entre o que li por aí e esse livro. As rimas são simples, bobas, e nos dá a impressão de um poeta amador. O que pretendia Manuel Bandeira ao se mostrar dessa forma? Rir do leitor ou rir de si mesmo?

Resenha completa no blog Bala de Limão.

site: http://baladelimao.blogspot.com.br/2017/02/livro-de-quinta-mafua-do-malungo-de.html