O caminho da França

O caminho da França Júlio Verne

Resenhas - O caminho da França

Myy 11/07/2021

Uma escrita bem simples e atrativa.
Verne sempre nos faz mergulhar no seu próprio universo de uma maneira que nem percebemos. Foi bem assim que me senti ao ler esse livro. Uma obra incrível!

FEbbem 10/10/2012

Caminho da França (J. Verne)

Dentre tantos conhecidos; Caminho da França não é um dos mais citados da vasta biografia de Julio Verne; não tem uma posição de destaque mas nem por isso deixa de ser tão majestoso, e sem sombras de duvida é mais um que pontua a favor da literatura francesa.

Em suas poucas páginas, (são apenas 199), o autor relata os percalços em que um grupo de amigos sofre ao ter que fazer travessia da fronteira entre Alemanha e França, tendo como pano de fundo os acontecimentos dos dias antecedentes a guerra franco-prussiana.

O melhor a ser feito, é ler a obra, acompanhado com um bom mapa datado da época, para acompanhar a natureza européia da época, e memorizar lagos, rios e morros alemães de nomes tão pitorescos

Com personagens cheios de vivacidade tendo cada qual a sua motivação na vida, sendo vilões ou mocinhos; Julio Verne faz uso de uma ferramenta muito comum, usa o protagonista Natalio, como bode expiatório e assim enfatiza a personalidade alemã, denotando suas piores qualidades em que a frieza ganha papel massacrante.

A narrativa é tranqüila e tem uma linguagem simples e atrativa; como toda boa obra francesa.