Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa




Resenhas - Mensagem


558 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


carol_lp 30/03/2023

Mensagem
Sinceramente surpresa! Li para o vestibular e achava que não ia gostar, mas o livro é muito bom. A forma como Pessoa conta a história de Portugal e todos os seus mitos e heróis é muito interessante!
comentários(0)comente



Lacet0 30/03/2023

Emocionante
Fernando Pessoa escreve como ninguém, trouxe toda uma emoção para o leitor que te deixa de queixo caído
comentários(0)comente



Mano-chan 29/03/2023

Desapontada
Li pois estava a muito tempo querendo conhecer o autor, o famoso e renovado Fernando pessoa, quando meu amigo ainda me enviou um poema dele sobre a natureza (que gostei muito), achei que fosse gostar dessa obra.

Mas odiei, essa unida estrela é apenas por uns três poemas que achei +ou-.
Começa pelo fato que senti uma puta romantização da época colonial, trazendo a visão heroica, corajosa e altruísta dos portugueses, das quais discordei o livro inteiro, não sou perita em história, mas tenho certeza que colocar Deus como seu guia em vários poemas e dizer que Deus guiava Portugal a se aventurar (escravizar, estuprar, roubar, agredir e muito mais) por países que foram obrigados a aderir crenças e costumes que nunca foram seus, apenas para continuarem existindo.
Não tenho raiva de portugueses, mas fingir q nada disso aconteceu e trazer uma voz de heróis desbravadores, foi algo q me incomodou em toda leitura.
Provavelmente eu só escolhi o heterônimo errado para ler sobre o autor, o próximo q vou ler vai ser Alberto Caeiro, esse eu acho que vou gostar.
comentários(0)comente



giovanna1824 21/03/2023

Mensagem
Admiro Fernando Pessoa demais e adoro suas obras. Como essa era leitura obrigatória para o vestibular e escola, acabou não sendo tão proveitosa :(
comentários(0)comente



Laura 20/03/2023

?Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!?
Poemas sobre a história de Portugal. Aborda principalmente a aventura lusitana na época das grandes navegações com um tom patriótico.
comentários(0)comente



Davi 12/03/2023

Tudo vale a pena se a alma não é pequena
Se fosse pra descrever o que o Fernando Pessoa fez com esse livro uma palavra, único seria. O autor tem um estilo próprio tão marcante, é uma sensação de explodir a mente, se o objetivo dele era competir com Os Lusíadas do Camões, então ele conseguiu.

Da pra perceber o amor que o Pessoa tem por Portugal, ao mesmo tempo que é possível ver uma postura crítica, exaltação junto projeto.

Ler algumas poemas do livro foi uma experiência exotérica, como se não fosse o Davi lendo, mas sim o Fernando me contando. Poemas como; O Dos Castelos, O Das Quinas, Quina: D. Sebastião, Padrão, O Mostrego, Fernão de Magalhães, Mar Português, O Quinto Império, Os Avisos: Terceiro

Alguns versos incríveis como

"Sem loucura o que é o homem mais que a besta saida, cadáver adiado que procria?"

"Tudo vale a pena Se a alma não é pequena, quem quer passar além do Bojador tem que passar além da dor"

Fernando Pessoa está na lista dos 100 maiores escritores do mundo, isso não é atoa
comentários(0)comente



Maria 11/03/2023

??
????????????????????????????????????????????????????
ana juh 11/03/2023minha estante
reação:


PneuRemix 11/03/2023minha estante
Amei a review




Deborah.Genovese 10/03/2023

Específico e confuso
Para quem sabe da história de Portugal, talvez seja um ótimo livro. Mas por se tratar de um livro de poesias para vestibular, devia se tratar de algo que todos entendam, e não que precisem pesquisar cada linha para entender os motivos da escrita do autor.

Não critico o autor, afinal são poesias lindas, e as partes que pesquisei, entendi e gostei, mas na minha percepção, não foi algo confortável por ter precisado pesquisar uma cultura desconhecida por mim para não me sentir no espaço.
comentários(0)comente



emily 09/03/2023

essa não foi a escolha certa para iniciar Fernando Pessoa e apesar de terem poemas profundos, o tema central é nacionalista, patriota e religioso. Quem sabe na próxima obra...

"Às vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido."

"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
comentários(0)comente



LucasPc20 02/03/2023

Saudade
Fernando Pessoa é, nesse livro, bem saudosista com relação à Portugal dos tempos áureos (séculos XV e XVI). Deve-se ler o livro várias vezes para formar uma linha de raciocínio completa sobre o livro, a qual é única para cada um que lê

Recomendo a leitura
comentários(0)comente



Isabeli 17/02/2023

Foi mais um livro pra escola estão eu não sou fã de poemas antigos mas até que me chamou um pouco de atenção
Porém não leria de novo
comentários(0)comente



Carol 16/02/2023

Quase uma epopeia, Pessoa conta a história de Portugal através do seu lirismo e nacionalismo, mostrando os herois portugueses que entraram em guerras brancas, que desbravaram os mares e encontraram novas terras.

Alguns, como D. Sebastião que era uma figura política portuguesa, se tornam lenda e quase que Jesus Cristo (acreditam que ele volta pra salvar o povo).

Pessoa coloca também a expansão portuguesa superior à dos gregos e romanos.
Enfim, nem parece muito com o Fernando Pessoa que eu estou acostumada.
comentários(0)comente



Julia 12/02/2023

"Tudo vale a pena se a alma não é pequena"
Um conjunto de poemas que exaltam Portugal, uma mistura entre o Épico e o Lírico, com exaltação dos heróis e conquistas portuguesas, referências as grandes navegações e um vislumbre do futura da nação. Tudo isso com fortes influencias místicas e religiosas. Um clássico modernista.
comentários(0)comente



Mari Fourquet 11/02/2023

Fernando Pessoa e sua poesia
Fernando Pessoa, autor de,, talvez um dos poemas mais famosos daa língua portuguesa: Autopsicografia, cujo primeiro verso resume de forma exuberante toda sua obra "O poeta é um fingidor"...

O que mais Fernando Pessoa fez foi fingir, com um número quase infinito de heterônimos, que carrega um número infinito de estilos e personalidades. Um dos maiores poetas da língua portuguesa.
comentários(0)comente



Rafahcasti 06/02/2023

"Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal!"
Muito interessante como o autor conta a história de Portugal em meio a alegorias, esperanças, imaginação e fatos concretos. Curiosamente, enquanto lia sentia como se fosse um enredo de carnaval temático. Ótimo!

site: https://twitter.com/rafahcasti/status/1622732203800117250
comentários(0)comente



558 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR