Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Julia 31/05/2021

Resenha própria, no ig literário: @lia_livros_

Fernando Pessoa, um dos maiores escritores do século XX, teve “Mensagem” como, em língua portuguesa, seu único livro publicado de poemas. Inicialmente chamava-se “Portugal”, mas por sugerir uma impressão nacionalista em demasiado, por sugestão de um amigo, Pessoa mudou seu título para o atual.

O livro narra a história épica de Portugal, construindo de forma própria, sob uma perspectiva histórica e esotérica os feitos do país.

Outro fator interessante é a separação dos poemas em três partes, baseados em mitos - o de Dom Sebastião, a força de vontade para descobrimentos marítimos e sobre Ulisses (místico fundador de Lisboa). Além disso, contém forte simbolismo da Rosa Cruz.

Essa edição da L&PM vem com explicações ao fim de cada poema para melhorar o entendimento do todo, especialmente pela complexidade simbólica dos textos; também consta uma introdutória sobre o livro.

💭Com certeza foi um livro interessante de se ler e ver a construção dos poemas - que achei muito bem escritos. No entanto, não fiquei tão presa ao livro (o assunto não me cativou por completo), por isso até gostei de ter sido uma leitura rápida. Recomendo que leiam, e espero que algum dia eu consiga reler com mais vontade.

(outras resenhas no insta!!)
Letícia 31/05/2021minha estante
julia a maior hater de fernando pessoa. digo, maior hater com propriedade!

USHSISJJS tlgd

Julia 31/05/2021minha estante
a Vic me ensinou bem a argumentar ??

Letícia 31/05/2021minha estante
grande vic fazendo todos nós prosperarmos

exatamente

Evellyn.Souza 22/03/2021

Eu admiro muito o autor, acredito que a obra em si seja excelente, mas como precisei ler para o vestibular acaba perdendo a magia. Espero ter a oportunidade de ler novamente, sem todo estresse das provas.
Bia 06/03/2022minha estante
Eu tbm vou precisar ler para minha prova de Port

Naty566 16/01/2023minha estante
Eu adorei o livro,mesmo que precisei ler para o vestibular

joao.cvre 25/05/2023minha estante
fernando pessoa é monstruoso!

Pablo39 31/10/2023minha estante
Eu tenho me divertido muito lendo pro vestibular, acho que é a única parte que é divertida mesmo nesse processo todo

Michaely1 13/09/2021

A cruz que encobriu o amor
Antes de qualquer coisa, caso queira ler minha análise sobre esse livro, analisando cada poema, segue o link: https://likeblack962194152.wordpress.com/2021/09/13/example-post-3/

Esse livro foi um tanto quanto difícil de ler incialmente. Não necessariamente fosse pelo vocabulário ou a jogada de palavras, mas pelas referências que eu não sabia dizer quais eram.

O livro é dividido em 3 partes: Brasão, Mar Português e Encoberto.

O objetivo, inicialmente, parece contar a história de Portugal, mas, no final, me parece um convite ao resgate da nação que era ousada e de alma vasta, mas tornou-se em um nevoeiro.

Tive que ler cada poema e pesquisar durante a leitura o nome das pessoas que eram dedicadas cada poema, pesquisar cada palavra que me parecia necessária e, ao fim, fazia uma análise do que lia. Foi difícil, confesso. Me cansei muitas vezes visto que eram tantas referências que, por um momento, pensei ter ficado louca.

Contudo, sua mente explode múltiplas vezes quando embarca verdadeiramente na leitura. A minha cabeça explodiu e não foi pelo cansaço, mas pelas descobertas e associações que fazia.

Fernando Pessoa é um ilustre poeta e, lendo essa obra, me dei conta disso. Sua habilidade em absorver todo o seu conhecimento e manipulá-lo perfeitamente em versos decassílabos de rima pobre ou rica me fez perceber o quão talentoso um ser humano pode ser.

Contudo, confesso ter um pequeno receio ao que se refere à romantização de personagens. Fernando Pessoa não chega a criticar alguém de fato (pelo menos eu não encarei algo como crítica, mas lamentação). Isso talvez seja um problema para você, mas, para mim, foi algo que deu para relevar tendo em vista a primazia com que tinha sua escrita.

Ao final do livro, eu já estava com a mente muito mais hábil para interpretar poemas e identificar referências. Esse livro moldou a minha mente e, como disse uma vez Einstein, ?a mente que se abre a uma nova ideia nunca voltará à mesma forma?.

site: https://likeblack962194152.wordpress.com/2021/09/13/example-post-3/
Pedro 13/09/2021minha estante
Excelente resenha, Michaely.
Esse livro será uma das minhas próximas leituras.

Michaely1 14/09/2021minha estante
@Pedro, bom, se você gosta de livros com referências e relações diversas, acho que vale a pena. Só se lembre de que o livro tem bastante referência às mitologias e misticismo, caso não goste.

Pedro 14/09/2021minha estante
Não sou fã de misticismo, mas gosto muito de mitologia. Espero gostar da obra do Pessoa.

Capitu 16/07/2022

Fuvest
Fiz estudo desse livro para a fuvest. Achei impressionante a divisão que Fernando Pessoa fez da história portuguesa e as referências neurológicas, além dos reinados português.
Pessoa nessa obra se refere a muito a Camões, e a nova ascensão portuguesa por meio da cultura, se referindo a chegada de um novo poeta: ele mesmo!
giovanna 16/07/2022minha estante
o supra Camões!

giovanna 16/07/2022minha estante
faço letras na usp e tive um semestre sobre Fernando Pessoa, se vc quiser posso te passar alguns textos que trabalhamos

Capitu 16/07/2022minha estante
Mandei mensagem pra vc

julia3518 13/07/2021

se eu falasse q gostei, estaria mentindo. porém, é rapidinho de ler e entendi a proposta do Pessoa q era mobilizar os portugueses para tirá-los do pessimismo inátivo.
lio 13/07/2021minha estante
menine, te acho inteligente. só queria dizer isso mesmo.

julia3518 13/07/2021minha estante
KKKKKKKKK amg sou nada eu só me esforço pq eh obra de vestibular

lio 13/07/2021minha estante
KKKKKKKKK

Janaína Oliveira 21/01/2021

Com a obra "Mensagem" não seria diferente. Fernando Pessoa é incrível no que faz!
Lucas.Feitosa 21/01/2021minha estante
E é curtinho, né?! Acho que vou adicionar na minha lista.

Janaína Oliveira 26/01/2021minha estante
É sim! Dá pra ler rapidinho

Cassi 24/01/2023

E o nosso ouro?
Esse definitivamente não é um livro pra se ler em uma fila ou com tanta pressa pq é cheio de referências históricas. O Fernando fala com bastante saudosismo sobre o passado de Portugal e faz uma crítica a ( no seu ponto de vista) decadência que o país estava inserido, tenho que reconhecer que ele fez isso de forma bem inteligente e cheia de referências(ele é brilhante), mas na real não me cativou exatamente pelo fato de eu não ter todo esse apreço por Portugal.
Por isso achei bem maçante ler, eu só quero saber cadê o nosso ouro rsrs
Luísa 24/01/2023minha estante
Sim, cadê? ? estamos precisando dele

Annygabis 24/01/2023minha estante
Cadê nosso ouro ?

Alegria 30/10/2020

A mensagem de Pessoa
O escritor Fernando Pessoa publicou somente 1 livro em vida, lançado em 1934. O livro foi baseado por poemas em homenagem à sua pátria, sendo Pessoa considerado o maior escritor português.
Em suas poesias demonstrava seu amor por sua nação, sua história, sua mitologia e suas navegações.
O livro apresenta a história de Portugal em 3 partes: "Brasão", "Mar Português" e "O encoberto".
Em "Brasão" retrata a história de suas monarquias, mitologias e realeza, como por exemplo: "D. João o primeiro" em que o autor exalta o imperador e conta sobre sua fama eterna, já na poesia "Ulisses" conta a história do nascimento de Portugal e de como foi fecundado e em "Viriato" conta a história da formação de Portugal.
"Mar Português" conta aventuras, dificuldades em realizar a travessia do oceano, por exemplo: "Horizonte" é marcado pelas conquistas de suas navegações e belezas, já em "Padrão" é caracterizado por um amor imenso pelo mar, o autor também comenta seu sentimento de pertencimento do mar português desde os tempos gregos e romanos.
"O encoberto" descreve sobre as amarguras vividas, a morte, a guerra, a doença, como por exemplo: "Terceiro" em que o autor suas mágoas e dor, seus olhos cheios de lágrimas quentes e suas súplicas a Deus, e em "Noite" relata sobre a febre e a amargura, a morte de um rei herói.
Pessoa retratou sua visão nacionalista em tópicos através de metáforas poéticas complexas, o que retrata sua inteligência e seu amor tanto por Portugal, quanto por escrever.
Esthela.Lopes 30/10/2020minha estante
A próxima escritora do Br

Alegria 03/11/2020minha estante
Ain paraaaa kkkk

LuaTeresa 09/10/2022

Não tenho costume de ler poemas e esse gênero não é um dos meus favoritos* (Não me julguem, por favor).
Li esse livro por conta de um clube de leitura que estou participando.
Fernando Pessoa é famosíssimo e um dos melhores autores de poesias. Pretendo ler mais obras dele.
*Aceito indicações de livros
haylla.with.an.h 11/10/2022minha estante
Livro do desassossego, dizem que é ótimo

LuaTeresa 11/10/2022minha estante
Obrigada pela indicação

13marcioricardo 25/03/2022

História Lusitana.
Mensagem é um livro de poemas de Fernando Pessoa. Confesso que esperava mais, porque Pessoa é um dos grandes gênios da literatura de língua portuguesa.

Ainda assim, é bem fácil de subentender uma erudição no autor, uma classe superior.

O livro trata essencialmente de Portugal. Do país, das suas gentes e do seu espírito, mas principalmente, de suas personalidades, heróis e história. Fala de seus feitos e anuncia seu futuro não muito animador...

Apesar de tudo, podemos encontrar alguns versos eternos, tais como;

Tudo vale a pena se a alma não é pequena.

Deus quer, o homem sonha e a obra nasce.

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente,
Que chega a fingir que é dor,
A dor que deveras sente.

Além desse poema;

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

...

Para os portugueses este livro tem um sabor especial, que só eles entendem. Para os outros, é uma oportunidade de conhecer melhor o espírito e alma portuguesa .
@oikrystyan 25/03/2022minha estante
O título original da obra era justamente "Portugal", o que eu creio que seria mais justo, mas os editores mudaram por achar o título muito genérico. Um grande erro!

13marcioricardo 26/03/2022minha estante
Nem sabia disso.. obrigado!

Maria 11/03/2023

PneuRemix 11/03/2023minha estante
Amei a review

Gonçalez_ 24/02/2021

Odeio poesia KKKKKKK
Tentei vários livros já, mas esse gênero n vai! O livro n é ruim só n é bom jkkkkkkkk No geral fala sobre Portugal, religião e navegação
Ricardo 01/03/2021minha estante
kkkk

malu_peres 25/09/2021

Ainda que seja um clássico e tenha um baita valor histórico, o caráter nacionalista que Fernando Pessoa coloca nessa coleção de poemas me cansa. Como não sei nada de Portugal, a leitura foi exaustiva e só continuei pela fuvest e pelo fato de eu ter comprado essa edição comentada que dava o contexto histórico dos poemas. Enfim, embora eu reconheça o talento do autor, não consegui aproveitar bem suas poesias. Não recomendo caso você não vá prestar fuvest.
Eduardo 25/09/2021minha estante
eu amo a poesia do Fernando Pessoa, mas esse livro achei bem cansativo tbm ?

Alegria 03/11/2020minha estante
Me inspirei na sua resenha gata rs

Thay 13/06/2021

Só a Fuvest mesmo para me fazer ler esse tipo de livro. Sei que Fernando Pessoa foi um autor excelentíssimo, no entanto, poemas nunca foram a minha praia.

A leitura foi rápida, mas a compreensão de certos trechos fugiu para bem longe. A última parte até que foi interessante, mas por ser uma leitura obrigatória e não fazer muito meu estilo, não foi de grande apreciação.
Fran Reis 13/06/2021minha estante
Procura aquelas versões antigas da Folha de SP que tem comentários e resumos dos livros literários mais famosos. Talvez te ajude. É muito sacal ter que ler algo que a gente não curte muito por causa de necessidades!