Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Daniel263 21/10/2009

Coração luso
É a obra da vida de Pessoa. Você enxerga durante os simbolismos e jogos de palavras a verdadeira paixão do poeta pela sua pátria.

Apesar de seu constante desassossego e de se referirem a ele como "estrangeiro aqui, como em qualquer outro lugar", Pessoa dá um show de poesia, história, misticismo e patriotismo. Durante todos a obra você nota os batimentos de seu coração português.

Vinícius 27/09/2010

Clássico
Muita gente que leu "Mensagem" achou-o chato e logo o largou. Porém eu achei o livro um modelo de inspiração ao nacionalismo que falta ao brasileiro. Fernando Pessoa era claramente apaixonado por sua pátria e deixa isso bem claro no livro. A introdução de elementos míticos deixa a história mais comovente e interessante. Eu me torno também meio suspeito para falar, porque adoro a terra portuguesa e tudo que está ligado à ela.

Uma boa dica para conhecer a história do nosso país irmão: Portugal.

Bianca 01/11/2010

Gosto muito da obra do Fernando Pessoa. Bastante mesmo.

Esse livro não me encantou tanto pela sua temática. É todo sobre Portugal e sobre a época das navegações e tudo mais. Acho que se eu fosse estudante (por hobbie ou profissionalmente) da história dos nossos colonizadores, talvez gostasse muito mais. Mas, achei o livro somente bom. Pela ótima utilização das palavras, como sempre. Não esperava diferente vindo dele.

Aninha 15/01/2011

Tudo vale a pena...
"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena..." (página 66 - Mar Português)

Quem não conhece esse trecho de Pessoa?
Mensagem foi o único livro em língua portuguesa publicado em vida por Pessoa. E tudo indica que ele escreveu ao longo de vários anos, entre 1913 e 1934.
Aqui ele celebra o nacionalismo português, as viagens pelo mar afora, as conquistas, as perdas...
Há muito simbolismo e alusão à grandes reis, por isso o rodapé desta edição torna-se precioso e indispensável para um bom entendimento.

Para quem só conhecia os heterônimos de Álvaro de Campos, Alberto Caieiro e Ricardo Reis, vale a pena conhecer esse Fernando (que, aliás, criou 72 heterônimos!) nacionalista e cheio de ideais.

"Deus quer, o homem sonha, a obra nasce" (página 55)

Simples assim?
Para um mestre como ele, sim...

Boa leitura!

AmandaRabelom 29/10/2013

Portugal
^
Ele falou sobre Portugal em TODOS os poemas. Mesmo assim, gostei. São poemas bem escritos e uma ou outra estrofe falam de outros assuntos. Um poema por dia, ás vezes dois, raramente três e eu li o livro.
As três estrelas são realmente por causa de Portugal.

site: Instagram : @deusasdaleitura

I. Pestana 25/12/2013

Uma das melhores coletânias de poesias épicas sobre um povo
Aqui Pessoa se esmerou. Sem dúvida uma das grandes obras da lingua portuguesa, e o brilhantismo com o qual transforma a história e mitologia portuguesa em poesia é sublime. De cortar o folego!

Mirian 05/06/2014

Mensagem
Único título publicado em português por Fernando Pessoa em vida, Mensagem é sem dúvida um dos poemas mais importantes do século XX, ao lado de Waste Land, de T. S. Eliot, dos Cantos, de Ezra Pound e das Elegias, de Rilke, entre outros. Cada um dos 44 poemas escritos ao longo da vida podem ser lidos independentemente ou em conjunto. O conjunto, considerado um único poema, foi dividido pelo autor em três partes: ?Brasão?, ?Mar português? e "O Encoberto", assim como é mostrado na parte final da introdução no esquema gráfico do poema. A edição ora apresentada amplia o horizonte do poema por seus aparatos. Além da apresentação cuidadosa de Caio Gagliardi, há o intertexto do poema camoniano, Os lusíadas, e um glossário com explicações dos personagens históricos, mitológicos, epígrafes e lendas, também a datação dos poemas. De modo que atende tanto ao estudante iniciante quanto ao professor mais cioso.

italo 02/04/2015

O livro Mensagens de Fernando Pessoa, é uma coletânea de poemas sobre os grandes personagens históricos portugueses. Na obra, Pessoa expressa em outras palavras a necessidade de provocar, de lutar contra as adversidades, de não ter medo de ir em frente contra todos e de defender o que se acha justo e perfeito.
Ao analisar friamente cada palavra, que por sinal não é das mais fáceis, vê-se que há muitas mensagens ocultas por traz de cada uma, fato este que, para meu perfil de leitor, é muito interessante.
O livro dispõe de 44 poemas cada um mais interessante que o outro, e outro fato importante para se citar é que Mensagens foi publicado um ano antes da morte de seu autor, Fernando Pessoa, que deixa mistérios para cada leitor seu, desvendar!

AriAri0 22/10/2019

Fernando Pessoa é uma gracinha!
Amo e me identifico muito com Alberto Caeiro!

Estive lendo a caminho na faculdade, no ônibus, foi bem gostosinho!

Ktonium 07/09/2016

Poesia de verdade
Não sei definir Poesia, mas sei quando a encontro por aí. E Fernando Pessoa produziu alguns dos mais belos exemplares de poesia que conheço. Esta edição do livro Mensagem está muito boa porque, além dos estudos feitos pela organizadora, foi preparada a partir dos originais e de correções feitas a mão pelo poeta. E mantém a ortografia original, também, observando que Pessoa nunca abandonou a ortografia portuguesa em que foi alfabetizado, opondo-se veementemente à Reforma Ortográfica de 1911. Imagine-se então o quanto ele reclamaria da Reforma Ortográfica de 1990...

Gu Henri 03/02/2018

Anotei esta versão da L&PM aqui como a lida porque há a mesma quantidade de páginas. Porém li em PDF a primeira versão do livro (que não há cadastro aqui) de 1934, contendo ainda a ortogragia vigente à época da publicação, tendo como auxílio mais outras 3 publicações.

E notei, que há nas versões posteriores, revisadas de acordo com a nova ortografia que, umas de domínio público, onde há a atualização das palavras, e há também empobrecimento da poesia, como a mudança da rima original. Como usei mais 3 versões mais modernas, pude notar que em quase todas elas há palavras que foram atualizadas e escritas erradas, numa, houve acréscimo de consoante, que faz mudar o sentido da oração, em uma vi que o tempo verbal de algumas palavras foram confundidos, e assim, atualizaram equivocadamente. São as versão que estão para download em domínio público.

Quando se trata de poesia escrita em outros tempos que não desta nossa ortografia vigente, é quase sempre preciso ter em mãos outras edições para consultas. Assim a leitura se torna mais rica, podemos perceber possíveis erros, e ainda ver a forma original.

Por Mensagem ser um livro bem fácil de se encontrar muitas edições na internet para baixar, é fácil também obter várias edições para consulta. Coisa não tão fácil é ao se tentar o mesmo com outros poetas...

No mais, sobre a poesia, não estou à altura de poder falar nada sobre Pessoa. Não há como elevar nem mais nem menos o que ele escreveu.

Há algo muito interessante, na temática: este desejo ardente nacionalista, que para poder pensar num Portugal futuro como potência que fora no passado, enaltece mitificando os feitos, cantando a glória, mas, como todos bem sabemos, da fuga da família real portuguesa para o Brasil, onde abandonando Portugal, deixa naquele país um vácuo, um sentimento de abandon.

Ao cantar a glória, só o digno de ser lembrado, e a fuga da família não é lembrada. Há o vácuo deixado, há aquele sentimento de decadência, e para o resgate desta glória, para reerguer o reino, e sobrepujar este vácuo, é necessário certo misticismo: o sebastianismo cai muito bem. Ele representa mais que um lado religioso, mas também um lado político nacionalista. O sebastianismo é a crença no reerguimento do império português, pois é somente nessa crença supersticiosa que se encontra a possibilidade dele reerguer-se.

Amanda 10/04/2018

Uma aula de português!!
Incrível a forma que Fernando Pessoa expressa seu patriotismo por Portugal nesta obra. Nas três parte que compusera esta edição, cada uma apresenta um deleite de patriotismo em seu único livro escrito em português. Estou apaixonada, se não fosse a existência do gênio Luís de Camões, certamente seria o meu escritor e poeta preferido.

Danilo Vicente 17/06/2018

Obra-prima de Pessoa
Obra-prima da literatura em português. Direto de Lisboa. Mensagem é obrigatório para conhecer Fernando Pessoa e todo o mundo cheio de heterônimos que construiu. Instiga a curiosidade pelo autor e suas obras.

Dani Ramos 14/09/2018

Excelente.
Há muito tempo que gostaria de ler Fernando Pessoa. Tenho algumas ?falhas literárias? que corresponde simplesmente em não ter lidos vários autores e obras ?importantes? na nossa era contemporânea. E isso, me deixa um pouco frustada. Mas sei que aos poucos vou colocando essa leituras ? obrigatórias para mim ? em dia! E uma delas foi: Mensagem.
Se você não leu, pelo menos já deve ter ouvido falar sobre esse livro do Pessoa. Uma coletânea de poemas e poesias que foi publicado ainda em vida do autor (a única obra na verdade). Nela, conhecemos em versos simples e outros mais complexos, a história heroica e eterna das vitórias de Portugal, assim como menções aos reis portugueses, viagens em mares desconhecidos e a coragem do povo português para conquistar o além.
O livro é curto e em minutos podemos fazer a leitura de uma das maiores obras de Pessoa. Particularmente, achei excelentes a forma de escrita e como o autor conseguiu em poucas palavras trazer tanta importância e força. Não são todos escritores que conseguem fazer em singelas estrofes, versos tão profundos e dignos. Com efeito, quero ter mais contato com outras publicações de Pessoa e conhecer melhor sua história através da escrita.

Dani 16/06/2019

Aula de Literatura Portuguesa
Nunca vou esquecer essa obra. A conheci por causa da disciplina de Literatura Portuguesa na Universidade. Meu professor fez toda uma descrição e contextualização histórica. Livro maravilhoso!