Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Lívia 03/03/2021

Acho até q o livro pode ser bom, mas não foi escrito pra mim, então foi difícil aproveitar. O livro retrata a história de Portugal como desbravador do mar, de forma bem nacionalista. Deve ser considerado um ótimo livro para os portugueses, mas tudo que eu consegui pensar foi ?devolve nosso ouro? kkkk

luana 05/03/2021

Acredito que se conhecesse mais os personagens que ele cita talvez gostasse mais dos poemas ou pelo menos entenderia... mas não foi o caso!

Esther 06/03/2021

Sou capaz de passar minha vida inteira lendo apenas Pessoa. Amo tanto! Gostei das poesias e do jeito que Portugal foi retratado.

andyelivros 14/03/2021

Uma ode a Portugal!!
Os poemas exaltam o estilo camoniano, maior representante das letras de Portugal, e símbolos históricos como o mítico Dom Sebastião e o Infante Dom Henrique.
A primeira parte, Brasão, trata dos heróis lendários e históricos.
A segunda, Mar Português, relembra as aventuras e conquistas do império.
Por fim, O Encoberto é uma afirmação do sebastianismo - a crença no retorno do antigo rei como um messias salvador.

DTK 17/03/2021

Gostei bastante dos poemas, mas me faltou muita capacidade interpretativa. Como leiga na área, senti falta de comentários e notas que auxiliassem e orientassem a leitura, coisa inexistente na edição que usei.
Enfim, o livro é um clássico e a escrita de Fernando Pessoa é uma delícia, sugiro a leitura ainda que seja apenas para conhecimento superficial da obra.

Leonardo.Broinizi 20/03/2021

Obra de gênio.
Estava receoso de adentrar o universo da poesia por um livro sobre as glórias de Portugal. Eu gosto de história, mas não sei se me daria bem com poesias sobre esse tema. Mas foi muito bom! Lendo com atenção, pesquisando algumas palavras e contextos de certos poemas, aproveitei muito a leitura. Imagino que ler um livro como o Livro do Desassossego será ainda melhor.

bizis 11/04/2021

Leitura feita para vestibular
Começo dizendo que só li esse livro por obrigação, e penei pra tentar gostar, mas simplesmente não foi. Minha nota é muito mais pela escrita e uns poucos poemas fantásticos, não aguento saudosismo a colonizador não.

Eva 11/04/2021

Único livro publicado em vida por Fernando Pessoa é um copilado(não sei se é certo definir dessa forma) de poemas sobre Portugal.

Particularmente, não gostei porque não entendi quase nada, apesar de a edição ser rica em notas explicativas, gostei muito mais de ler as notas que os poemas em si.

lauratamanaha 15/04/2021

Fernando Pessoa é um dos autores q vi na escola e realmente me interessei. Achei mt bom, msm q tenha lido pra vestibular

fermata.literaria 16/04/2021

Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.
Já tentei ler vários poemas de Fernando pessoa, mas em "Mensagem", fui totalmente arrebatada. Este é o poeta que fala à alma.

Fla :) 16/04/2021

Mensagem, Fernando pessoa
por ser um livro obrigatório de vestibular, li apenas por isso mesmo. achei o livro chato, cansativo e demorado. Sempre ouvi muito bem de Fernando, mas sei lá, eu esperava bem mais. Talvez eu venha a reler ele, mas não sei.
Ainda que eu não tenha gostado tanto, teve vários versos que eu achei lindos e marquei.

Elisa.Aguiar 17/04/2021

Essa é uma obra sem dúvidas maravilhosa, porém como foi escrita à muito tempo tem uma escrita um pouco difícil de se entender.

Beatriz2029 17/05/2024

Não curti muito, achei chato, além de falar de Portugal como se fosse algo ótimo eles terem sido exploradores e colonizadores. Mas li pq veio junto com o livro do desassossego que quero ler.