Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Vitor 10/10/2021

Aí de mim...
Que chance tenho eu ao ser posto à frente de um dos maiores poetas de todos os tempos ?
Certamente fui rendido pela grandiosidade de sua escrita.
Um dos primeiros poemas que lembro do tempo da escola, Mar Português, e só agora posso compreender melhor sua carga de significado - claro que não totalmente - pois o livro em si é cheio de significados que estão escondidos e precisam ser decifrados. Ordens secretas, profecias sebastianistas, quanta coisa encoberta.
Uma exaltação épica-lírica da história de Portugal e o esperar do retorno do país à sua antiga glória.

bibs 12/10/2021

curtii
o livro é bem curtinho e tranquilo de ler, consegui aproveitar mais dele depois de ter tido aula sobre o livro
curti a obra

Mick 12/10/2021

outro pra vestibular !!!! oh saco de ficar lendo poesia portuguesa. Grande escritor? Grande escritor, mas já avisei a todos aqui, a FUVEST ta estragando clássico pra mim. (menos "Angústia" szszszszszszszszsz ).

Gabi Gonçalves 18/10/2021

Ver Fernando falando de Portugal é incrível, que poeta maravilhoso. Que escrita bela, fiquei encantada com a leitura

Vinícius 29/10/2021

Pessoa de Portugal para o Brasil
Introdução com 53 páginas com histórico do poeta que foi um dos grandes que viveu em terras brasileiras e segue-se com suas poesias que falam de sua terra natal e seus reis e paisagens da época.

Leiturasd.flor 03/11/2021

Livro curtinho e leitura rápida.
Achei alguns poemas bem xonxo e sem graça, alguns poemas eu achava um pouco repetido... Mas tbm teve poemas que eu gostei! ?

Carol 09/11/2021

Além do horizonte
O livro se trata de um grupo real da Europa indo para Portugal.
Eles vão de barco e com isso a narrativa é desenrola

Le 16/11/2021

eu juro que não entendi muita coisa. os poemas são legais e até q faceis de ler mas o conteúdo é mt especifico da coroa portuguesa, preciso pesquisar mais pra entender

hammezita 19/11/2021

Nenhuma conexão
Honestamente, teve apenas um poema que gostei; os outros apenas me pareceram tão xoxos, sabe? Não sei se é a temática patriótica, se é a escrita meio rebuscada para falar apenas sobre Portugal, ou se apenas não foi pra mim. Mas tá aí lido meu último livro pra Fuvest.

Lia 25/11/2021

História de Portugal
Livro denso que requere mais estudo, li para a prova da fuvest e quis (precisei) ler artigos e ouvir podcasts porque a compreensão é difícil.

Karina.Loureiro 29/11/2021

Poemas interessantes
Não é o melhor livro de Pessoa que já li, mas tive que ler para o vestibular. Resgata bastante aquela ideia do português como desbravador dos mares e trata até do desaparecimento de D. Sebastião, que resultou no surgimento do sebastianismo em Portugal. A temática não me agrada muito, gosto mais dos poemas que tratam de assuntos mais pessoais e metafísicos, principalmente os do heterônimo Álvaro de Campos, mas os poemas de "A mensagem" também são muito bem construídos.

Camilly 03/12/2021

Eu só li para fazer vestibular e só posso dizer que não entende absolutamente nada. Mas achei gostosa a sensação de leitura extremamente rápida

(Releitura depois de quase 1 ano)
Hoje lendo com mais calma e apreciando mais, entendi um pouco mais a fundo a obra. Pessoa traz diversas referências históricas que deixam tudo melhor. Uma escrita de fácil compreensão e bem tranquila.

Juli 05/12/2021

Um pouco sobre Portugal
Essa foi a primeira obra que li do autor português Fernando Pessoa, gostei muito de como ele escreve essa coletânea de poemas, todos são interligados e interessantes de ler.
Conhecemos sobre a ótica do autor os prós e contras na história do país europeu, uma mensagem passada com delicadeza, enaltecendo e também denunciando o passado não tão distante das navegações.
Gostei e indico para maiores de 14 anos por conter uma linguagem mais difícil.

Julia 07/12/2021

Mensagem
Meu primeiro livro do Pessoa e acho que não fiz uma boa escolha pq não gostei. Pra quem gosta de escritas bem patriotas, esse é o livro perfeito. Gostei de apenas dois poemas desse livro, mas não tô desistindo do escritor.