Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Val | Perdida em Letras 08/12/2021

Leitura interessante.
Gosto muito de Fernando Pessoa e seus heterônimos.
Precisei ler para um trabalho da faculdade.
Nesse livro, Fernando aborda a história de Portugal e reverencia o povo português, além de explicitar sua crença no Sebastianismo.

Ste 12/12/2021

Coletânea de uma vida
Patriota e polêmico - o livro é uma homenagem de Pessoa para Portugal, país em que nasceu.

Edição interessante, por conter também a história do autor e contexto da obra.
Visivelmente bem construído, foi a única obra que Pessoa publicou em português ainda em vida. De acordo com as datas disponíveis nesta edição, trata-se de uma reunião de poesias que o autor produziu em diferentes momentos ao longo da vida (não em ordem cronológica, mas segundo a lógica construída para homenagear diferentes pessoas e elementos da história de Portugal).

Não gostei muito (por questões ideológicas), mas não é um tempo perdido. Descobri, por exemplo, qual o contexto da famosa frase "tudo vale a pena se a alma não é pequena". A quem interessar, está na poesia com título "Mar português" (p. 66).

Indie.girlx 13/12/2021

Apesar de ser uma obra modernista, contém poemas compostos por versos regulares, isto é, com métrica e rimas. Sua principal característica é o nacionalismo, que leva o eu lírico a ressaltar o heroísmo e a grandeza de Portugal, é bastante evidente seu patriotismo pelo seu país.

Lari Lopes 16/12/2021

Não tenho muito o que falar desse livro, eu li só porque a escola mandou mas tem uns poemas muito bons e uns que eu já devo ter lido/escutado umas 9273910 vezes

Geo 16/12/2021

Fernando pessoa sempre é bom de ler né, quando você conhece o context de Portugal etc a leitura fica melhor ...

Rachel Bgs 27/12/2021

Nacionalismo português modernista
Li pela Fuvest. O problema é que depois que você se envolve na interpretação da obra, é difícil não acabar gostando. Só acho que pelo caráter nacionalista português, eu não consigo gostar tanto assim. Por isso, 4 estrelas. O livro é dividido em 3 partes, Brasão, que conta a história da formação de Portugal, Mar Português, que conta a história das Grandes Navegações e da glória portuguesa, e O Encoberto, que fala sobre o mito do Sebastianismo e sobre os tempos de humilhação de Portugal, contemporâneos à obra. Bem curtinho, recomendo.

Bruna 29/12/2021

Tive que fazer muitas pesquisas pra entender cada história por trás dos poemas. De resto, é Fernando Pessoa, não tem mais o que dizer!

feehbmb 03/01/2022

"O esforço é grande e o homem é pequeno."
Além da perfeição com as palavras e toda harmonia poética, Fernando Pessoa faz uma explanação da história do reino de Portugal.
De forma velada, em um livro de belíssimas poesias, Pessoa trata questões universais e atemporais, fruto de sua genialidade e pensamento muito à frente do seu tempo.
Indico para todos que assim como eu, buscam conhecer um pouco das obras de Fernando Pessoa.

Alberto 05/01/2022

Ode a Portugal
Apesar de serem poemas para exaltar Portugal, não são enfadonhos e repetitivos, e tem muito apelo a Deus e à fé. Também gostei de ver frases conhecidas, como a que eu citei no histórico e "Tudo vale a pena quando a alma não é pequena".

thais 10/01/2022

li só pq é obrigatório da fuvest mas a escrita dele e muito boa apesar de me incomodar com a romantização da colonização

bellaisachaves 13/01/2022

Ainda que você não tenha conhecimento específico de prosa poética, métrica e toda a teoria técnica, Pessoa te dá dicas pra vida.
É a primeira obra que eu leio dele e curti muito! As notas de rodapé ajudam um pouco pra contextualizar, mas dá pra extrair mais do que apenas contexto e conteúdo histórico que o poeta se refere em casa poesia.

Leonardo.Rodrigues 15/01/2022

Excelente!
Um livro extreme te interessante para quem deseja sentir na pele os sentimentos e anseios por um português que reflete sobre as fases de Portugal!!

Ana Magiero 16/01/2022

Fernando Pessoa nunca nos decepciona. Um livro para saudar os velhos tempos de Portugal e ao mesmo tempo trazer a mensagem que Portugal não é mais o mesmo, que ele sento saudade do que fora.