Mensagem

Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Elisa.Aguiar 17/04/2021

Essa é uma obra sem dúvidas maravilhosa, porém como foi escrita à muito tempo tem uma escrita um pouco difícil de se entender.

Ana Heloísa 23/04/2021

4/9 das obras obrigatórias da FUVEST
Eu gostei dos poemas. Achei uma versão 2.0 de Os Lusíadas, mas ainda acho a primeira obra melhor. Tem uma linguagem acessível e popular, além de ser bem fácil de entender.

Sah 06/05/2021

Homenagem a história portuguesa
Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal

Belíssimos poemas, porém acredito que por não conhecer profundamente a história de Portugal acabei não aproveitando tanto como gostaria. Pretendo reler após adquirir mais conhecimento sobre o assunto.

renata1004 10/05/2021

Leitura para a faculdade. Não foi a minha favorita até agora, mas não é ruim, e há muitas alusões a mitos importantes da cultura portuguesa. No entanto, não é de tão fácil compreensão se o leitor não souber o contexto histórico e a organização dos poemas.

Belle Piai 12/05/2021

Fefe escreve demais
Uma coletânea de poemas maravilhosamente bem escrita! Fernando Pessoa tem um dom de transformar absolutamente QUALQUER coisa em algo admirável!
Em Mensagem, lemos a história de Portugal contada por um Modernista! Confesso que no começo achei que seria tipo uma epopeia, na pegada de Lusíadas, mas Fernandinho, modernista nato, não iria puxar algo do Classicismo
QUANDO DO NADA, na terceira parte, Pessoa destroça PortugalKKKK o poema Nevoeiro é LINDO, mas nuuuu eu sairia chorando se fosse Portugal

Bia 13/05/2021

Mais um livro da fuvest cheeeck
Eu nunca gostei de poema porque simplesmente não entendo, mas esse livro não é taooo difícil (já vi piores cof cof gregorio de matos) e li ele junto com uma análise pra melhorar a interpretação. Apesar de difícil compreensão aí vai uns versos favoritos:

?A vida é breve, a alma é vasta:
Ter é tardar.?

?Pois, venha o que vier, nunca será
Maior do que a minha alma.?

?Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.?

?Tudo é incerto e derradeiro
Tudo é disperso, nada é inteiro.?

É a hora!

Maria Lago 16/05/2021

MENSAGEM
Não tenho nada a dizer nem a declarar, ainda estou absorvendo os aprendizados. O livro é incrível, nada de novo por ser um Fernando Pessoa. O que aprendi com o livro acredito ser bem particular, assim como todos os livros de poesia, cada um tem uma vivência diferente a partir de suas experiências, apenas declaro que é um livro que vale a pena a leitura (afinal, "tudo vale a pena, se a alma não é pequena" rsrsrs)

Teve vários versos que me chamaram a atenção e vou deixar aqui uma das estrofes:
"Ninguém sabe o que quer
Ninguém sabe a alma que tem
Nem o que é mal nem o que é bem.(..)
Tudo é incerto e derradeiro.
Tudo é disperso, nada é inteiro"

Fabiana 17/05/2021

Livro de rápida leitura, afinal, contém apenas 17 páginas. Meu primeiro contato com Fernando Pessoa e achei interessante... Acredito que preciso me acostumar um pouco mais com o estilo de escrita do autor.

sofiaa 23/05/2021

fuvest eu te odeio
gosto de outros trabalhos do autor mas esses poemas são péssimos odiei só falava de guerra mar portugal etc eu lá quero saber de portugal

Franciele143 24/05/2021

Um grande poeta, nessa obra ele enaltece a nossa história fruto dos portuguêses e seus feitos marítimos, sem dúvida uma parte da nossa essência. "Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal!"

Caique 25/05/2021

História em versos
Interessante como esse conjunto de poemas remonta a história de uma nação, no caso a portuguesa, e clama por uma esperança, suplica por uma visão para um futuro através de um retrospectiva ao passado... É através da navegação na memória, de vitórias e derrotas do seu povo, que Fernando Pessoa tenta, e diria que consegue, acender um imenso farol de esperança.

Raquel 02/06/2021

Em "Mensagem", Fernando Pessoa exalta a grandeza de Portugal enaltecendo seu passado, mas vislumbrando um futuro glorioso.

Amandinha_almi 05/06/2021

Mais um pra FUVEST
Segundo livro da FUVEST lido com sucesso.

Eu não gosto de poemas e eu sei que grande parte do motivo é porque eu simplesmente não entendo eles.
Mas -incrivelmente- esses eu entendi.

O livro é legal, eu não gostei muito da primeira parte dele mas eu achei a segunda e a terceira interessante.

É livro super rápido de ler.

Leticia2513 10/06/2021

muito bom
fernando pessoa é incrível. acredito que pra eu ter a experiência completa, tenho que assistir análises críticas.