Mensagem Fernando Pessoa

Resenhas - Mensagem

Leticia2513 10/06/2021

muito bom
fernando pessoa é incrível. acredito que pra eu ter a experiência completa, tenho que assistir análises críticas.

Isabela.Araujo 11/06/2021

Razoável
O único livro que Fernando Pessoa publicou em vida não é de longe seu melhor trabalho. Mesmo com uma escrita impecável e com uma construção poética incrível, o livro tenta ser um Lusíadas. Não há problema em parodiar uma obra, o que acredito que poderia ter sido feito é acrescentar alguma originalidade. O livro parece em muitos momentos uma ode ao País do que uma crítica, que era a intensão do autor. Acho um livro bom, mas não me conquistou.

Ju 14/06/2021

É, tenho minhas dúvidas
Li ele para um trabalho da faculdade, o que pode ter influenciado um pouco sobre como me senti. Não sou fã de poemas e nem da história de Portugal, então exigiu certo sacrifício de minha parte.

Alguns versos são muito bons, porém, algumas palavras teoricamente deveriam rimar pela escrita, mas na hora da pronúncia não rola. E como eu estava recitando cada um, não curti essa quebra (especialmente porque o objetivo dele era que tudo rimasse). Enfim.

bivecchia 17/06/2021

nao foi tao ruim assim
eu não sou mt fã de poema.. inclusive foi o primeiro livro de poema que eu li. a edição que eu li não foi essa amarela.. foi uma da editora ftd, nela tem algumas explicações de cada poema oq me fez compreender melhor

o meu poema favorito foi definitivamente o mar português. alguns poemas memoráveis são: d. Sebastião, rei de Portugal e Ulisses. Todo esse livro foi bem planejado.. os poemas se completam muito interessante!! além disso eu li esse livro em 3 noites praticamente.. mt facil de devorar em uma tarde.

booksdalaus 17/06/2021

resenha mensagem
Mensagem' foi o único livro de poemas em português publicado durante a vida de Fernando Pessoa (1888-1935) e inclui algumas das poesias mais intrigantes de sua autoria. Foi lançado em dezembro de 1934, a menos de um ano da morte do poeta, e seus poemas foram redigidos entre julho 1913 e março de 1934. 'Mensagem' é uma homenagem do maior poeta moderno em língua portuguesa à sua pátria. Nele, Pessoa revê a história do seu país, passando pelo período da mitológica fundação de Lisboa por Ulisses, pela época das navegações, os diversos monarcas e figuras da corte, pelo mito do Sebastianismo e do Quinto Império, e urge Portugal a ir de encontro ao glorioso futuro que, segundo ele, lhe estava reservado. Recheado por símbolos e signos místicos e esotéricos - até mesmo na sua estrutura, que respeita os números importantes para o esoterismo -, 'Mensagem' revisita a forma épica, dando-lhe contornos e tratamentos especiais (a estrutura dos versos, por exemplo, é completamente modernista) e revela uma visão de mundo muito particular do próprio poeta, sendo o mar um dos personagens principais.

Maciel 21/06/2021

Livro bom. Não tiver nenhuma dificuldade em ler. O interessante desse livro é saber sobre o rei Dom Sebastião.

camillys 29/06/2021

li esse livro por ser uma leitura obrigatória pra vestibular e até que não achei a linguagem TÃO difícil, mas eu sempre lia os poemaa ja vendo tbm alguma análise.

Isabella Barretto 02/07/2021

Interpretação poética e mítica da história portuguesa
Fernando Pessoa retrata o passado glorioso, o presente decadente e o anseio por um futuro próspero de Portugal.

Resgata a história da nação portuguesa, envolvendo-a de mitos, esperança e veneração.

"Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena"

Jadina 03/07/2021

Mensagem
Fiz essa leitura para um trabalho da faculdade. Não é o tipo de livro que estou habituada a ler, mas ainda assim foi interessante.

A edição que eu li tinha toda a contextualização histórica, o que facilitou muito a leitura. De outro modo, confesso que não teria feito muito sentido para mim.

Pessoa retrata em sua poesia o passado glorioso de Portugal, enquanto demonstra ambições para o futuro. No geral, me entreti com a leitura, mesmo não sendo fã de poesia.

rsntl_ 04/07/2021

fuvest do céu, o que eu não faço por você?

sophiaaa 07/07/2021

Extremamente difícil de entender sem pegar um vídeo sobre. Mas, após ver, a leitura se torna extremamente prazerosa e faz muito sentido!

Ninasg 10/07/2021

Mensagem
Embora Fernando Pessoa seja incrível, não há nada que me faça gostar de literatura portuguesa. Não sei se ainda não li autores suficientes, mas por enquanto, tem sido difícil gostar de uma leitura.

mari 11/07/2021

Gostei da escrita de Pessoa, mas é aquele negócio, por se tratar de uma leitura obrigatória para vestibular, acabou perdendo um pouco do encanto, apesar de ter gostado de suas poesias.

Milena.Miyazaki 12/07/2021

bem rápido de ler, vale a pena começar pelas considerações da obra no final para entender melhor o contexto da obra.

Malu.Vilalta 13/07/2021

KKKKKKK só o vestibular pra me fazer ler poesia... entendi nada

mas tenho certeza que dps q eu estudar a obra eu vou gostar mais