A ecologia de Marx

A ecologia de Marx John Bellamy Foster

Resenhas - A Ecologia de Marx

Yejjjz53 19/04/2024

Perfeito para iniciantes no pensamento marxista
Após alguns anos sendo comunista, percebo que há uma dificuldade geral sobre como iniciar a leitura de pensadores de esquerda. Neste sentido, "A Ecologia de Marx" foi uma surpresa muito positiva! John Foster não se contém em falar apenas de Marx, ele busca o repertório que ajudou o próprio Marx a construir seu pensamento, busca falar do contexto social vivido na Europa do século XVII/XIX e como foi construída nossa visão (ocidental) de ciência e história. Desde a revolta sobre os direitos acerca da madeira morta em que Marx critica publicamente pela primeira vez a ideia de propriedade privada e direito do povo, até Darwin, que posterga a publicação de sua maior obra ao máximo por medo de perder seus privilégios enquanto membro da burguesia. Enquanto marxista e cientista, acredito que é fundamental entender a nossa relação enquanto seres humanos e o meio-ambiente, não é possível compreender as ciências naturais estando alheio ao que a sustenta, a natureza. O conceito de sustentabilidade foi deturpado pela mídia burguesa nos últimos par de anos, hoje é apenas mais uma palavra esvaziada de significado, mais um selo que pode ser comprado por indústrias especializadas no marketing, o que é um atraso na luta ambientalista. Foster traz em sua livro a leitura acerca da exploração de recursos ambientais nos primórdios da ecologia, a primeira crítica ao modo em que a Revolução Industrial foi "tocada", a falta de saneamento básico, a falta de planejamento público acerca de dejetos humanos, a indústria de fertilizantes e a criação de seu monopólio, Foster também relembra a primeira morte por intoxicação por chumbo em uma fábrica, um pobre operário que precisava trabalhar e patrões que, definitivamente, sabiam que chumbo é tóxico. Tudo em uma linguagem sutil, culta e muito didática, há citações e a síntese do pensamento de diferentes filósofos, tal como Epicuro, Hegel, Malthus, Lucrécio, Adam Smith e Bukharin. Absolutamente recomendo a leitura, para todo marxista e, em especial, para aqueles que estão começando a ter contato com a esquerda socialista e possui curiosidade acerca do trabalho de tantos filósofos, mas pouca paciência para lê-los, ainda mais no vocabulário do século passado.

"Assim, a cada passo, somos lembrados de que nós absolutamente não governamos a natureza como um conquistador governa um povo estrangeiro, como alguém postado fora da natureza — mas que nós, com a carne, o sangue e o cérebro, pertencemos à natureza e existimos no seu meio, e que todo o nosso domínio dela consiste no fato de que nós estamos em vantagem em relação a todas as demais criaturas por [somente] poder aprender as suas leis e aplicá-las corretamente."