O Barão Vermelho

O Barão Vermelho J. Eduardo Caamaño Justo

Resenhas - O Barão Vermelho

Comenta Livros 21/11/2023

Uma biografia bem completa deste piloto focado em ajudar seu país que deixou um significado importante descrito por um escritor que soube passar bem toda a sua vida. Gostei.

site: https://comentalivros.com/o-barao-vermelho-manfred-von-richthofen-j-eduardo-caamano/

Wes Janson 17/04/2021

Mais que uma biografia, um tratado completo!!!
Manfred von Richthofen talvez não seja um nome tão conhecido assim, mas Barão Vermelho é universalmente reconhecido. Podem não saber quem é, dizer que uma banda de rock, mas o nome reconhecem imediatamente. E este livro faz jus ao homem que se tornou uma lenda.
Mais do que tratar de cada detalhe da vida e carreira de von Richthofen, aprendemos sobre os primórdios da aviação militar, os diferentes aviões, táticas de combate, avanços tecnológicos e sobre a I Grande Guerra em si. Vale ressaltar que muitas das táticas da guerra aérea desenvolvidas nesse conflito continuam sendo usadas mais 100 anos depois, e provavelmente continuarão por muito tempo. O autor ampliou muito o escopo para também discorrer sobre os companheiros do Barão e mesmo os pilotos aliados.
Capítulo importante é sobre a grande dúvida, até hoje não resolvida, de quem foi o responsável por abater o triplano de Richthofen, um estudo completo com diversas fontes, onde o autor não se furta a dar sua opinião.
Entre os exemplos do nível de detalhamento da obra, temos a lista completa das vitórias do Barão, com seu registro pessoal e nas referências bibliográficas temos a coordenada geográfica de cada uma delas, o que ocorreu com a tripulação abatida e onde estão enterrados.
Uma obra definitiva sobre essa icônica figura histórica, essencial para quem se interessa por História, guerras e aviação!!

Pedro.Povoa 06/10/2016

Excelente
Para quem gosta de história militar e aviação, este livro é imperdível!
Ruzell 09/04/2020minha estante
Boa noite! Onde conseguiu esse livro?