Sofia e Mônica

Sofia e Mônica Leonardo Brasiliense

Resenhas - Sofia e Mônica

Barbara Miho 20/01/2021

Resenha completa no Instagram: @livrosdamiho
É uma história fofa, simples.
Todos nós já passamos pela adolescência e tivemos aquela amiga em que éramos inseparáveis.

Sofia e Mônica também eram assim, inseparáveis, uma dormia na casa da outra, no colégio só andavam juntas.

Como toda amizade, tiveram suas diferenças e desentendimentos. Ambas com 14 anos, o autor narra a época mais gostosa das nossas vidas, a adolescência (E nós só nos damos conta disso depois que chegamos na fase adulta) RS.

Onde uma briga com uma amiga é praticamente o fim do mundo.

Uma leitura gostosa e fluida, tinha planejado ler ele em 2 dias mas acabei lendo em menos de 1 hora rsrs.

O autor tem esse incrível talento de transformar coisas simples, histórias do cotidiano em algo interessante. Amo isso na escrita dele!

Simeia Silva 26/08/2014

Muito fofo, até onde uma amizade suporta?
O livro é narrado por Sofia e Mônica, a narrativa se divide, e a cada página, uma conta seus pensamentos, você se envolve na narrativa como se estivesse lendo dois diários, com pensamentos secretos e algumas confidências.

Uma hora pensamentos carinhosos, outra hora, pensamentos rancorosos, enraivecidos. Notei que o livro foi escrito com a intenção de demostrar mesmo os sentimentos vividos e contados pelas protagonistas. Os sentimentos demostrados no livro eram quase palpáveis.

Sofia e Mônica se conheceram no corredor do supermercado, Sofia em dúvida entre os absorventes, e Mônica indo pegar batatas.

Depois desse dia, nunca mais se separaram, afinal, as duas tinham 10 anos e nenhuma amiga... bem, até aquele momento.

No mês das férias do colégio, os pais de Sofia resolvem viajar e ela fica na casa de Mônica, já podem imaginar a bagunça né?

Em uma noite, as duas resolvem fazer um pacto de sangue, aquele em que vemos em alguns filmes ou livros, onde as duas pessoas furam o dedo e encostam os dedos machucados um no outro. A partir desse dia, juram que seriam irmãs também de sangue, já se consideravam irmãs antes, por se parecerem muito, agora então, seriam inseparáveis.

" Desde que nos encontramos a Mônica foi isto para mim: um espelho. Se eu tivesse uma irmã gêmea, acho que is odiar. Tenho certeza. Mas com a Mônica estou falando de outra coisa. Nem sei dizer. É outra coisa." Palavras de Sofia

As duas passaram uma semana das duas que passariam juntas, as mil maravilhas, entre risadas, comida, confidências, mais risadas e mais risadas.

Maaaas, como nem tudo são flores, um belo dia toda esse amizade inseparável, selada pelo pacto de sangue nos dedinhos, foi abalada... e esse fenômeno que abalou essa amizade tinha um nome : PEDRO, um garoto de cabelo um pouco grande, franja no rosto,olhos verdes e uniforme verde, era o garoto que veio entregar o gás e que sem saber (Ou será que ele teve a intenção? ), mexeu com as duas garotas.

"Se ela tivesse mais coragem, parava de me criticar e ia á luta." Escreve Sofia em seu notebook

Depois do dia dessa entrega de gás, o clima pesou, e a convivência das duas ficou insuportável na casa de Mônica, principalmente, quando em uma noite , Sofia descobriu nas atualizações do seu face, que Mônica tinha feito amizade com Pedro e não tinha contado nada. Depois desse dia, cada uma ficava em seu canto, sem puxar papo uma com a outra.

Uma noite, as duas resolvem pedir um xis-tudo, pediram, alguns minutos depois a campainha toca, quem foi atender? Sofia. E quem estava na porta com o xis na mão? Pedro ( o filho da mãe trabalhava em tudo que era lugar?Raios.) .

Sofia então faz a maior burrada que ela poderia:

"_ O xis está na pia da cozinha. Já volto... Mas vai comendo."

Já imaginam no que isso vai dar né? Eu na hora fiquei com uma tremenda raiva de Sofia, como assim ela colocar uma carinha que ela nem conhecia no meio das duas? Tudo bem que horas antes ela tinha visto nas atualizações do face dela, que a Mônica tinha aceitado Pedro como amigo e nem tinha falado nada pra ela. Mas, não sei...

E aí? Ficaram curiosos quanto ao desfecho dessa história? Ainda tem a Amanda. Que Amanda? Quem é Amanda, e o que ela tem haver com toda essa história? Será que essa amizade de 4 anos entre Sofia e Mônica, que já fora inabalável, irá desmoronar? O que acontecerá no colégio que deixará as duas amigas de boca aberta?

OBS: Eu fiquei de boca aberta, e no final fiquei com uma vontade louca de bater nas duas.

Aí vocês terão que ler o livro pra descobrir.

**********************************************************

Minhas Impressões

Eu vou muito pela capa, se a capa é diva e me chama a atenção, logo quero saber mais sobre a história.

Com esse livro não foi diferente, amei a capa e quando li a sinopse, fiquei curiosíssima.

O bom de tudo é que não me arrependi, a trama contada no livro, não deixou ponta solta, ficou tudo muito bem explicadinho, dava para perceber direitinho quais sentimentos era de quem, qual das duas estavam falando ou escrevendo tal pensamento. Ficou tudo muito bem trabalhado, as personagens e a história contada no livro, foi muito bem trabalhada.

Então por que você deu 4 estrelinhas Simeia?

O motivo é bem simples, como a história é muito bem trabalhada, prende o leitor, é gostosa de se ler, e é um livro juvenil, bem o tipo de livro que curto mais, eu gostaria que o autor tivesse trabalhado mais no livro, fazendo com que a história ficasse mais extensa e o livro com mais páginas.

Daria para o autor se aprofundar mais na história contando mais pra gente sem medo. Mas no resto, o livro é muito gostosinho de se ler, uma história interessante e que prende bem o leitor, super indicado, li rapidinho, em 30 minutos.

Quanto a diagramação, só posso parabenizar novamente a Editora Edelbra, fez um ótimo trabalho. Erros de ortografia no livro só achei um.

Obrigado Edelbra, por ter disponibilizado o exemplar para resenha no blog.

E aí meus amores, curtiram? Ótimo presente para dar a uma adolescente em?

Beijokas e até a próxima resenha.

site: ateliedoslivros.blogspot.com.br

Vanessa Meiser 20/09/2014

balaiodelivros.blogspot.com.br
O livro nos conta a história de duas adolescentes de quatorze anos que se conhecem desde os 10 e são melhores amigas desde então. Esta é a fase das descobertas, dos primeiros amores, dos muitos prós e contras de ser adolescente, dos dilemas, conflitos e disputas que existem não só na amizade, mas na própria casa e principalmente na escola.
Sofia e Mônica é narrado pelas protagonistas, ora por uma, ora por outra como se fosse um diário. Em cada página, os pensamentos, as ações, os devaneios e as confidências destas duas amigas que se descobrem apaixonadas pelo mesmo rapaz.
Nas férias da escola, Sofia vai passar duas semanas na casa de Mônica pois, seus pais foram viajar. Acontece que por conta de um entregador de xis e de gás, esta amizade inabalável é posta à prova e pode ser que ela não resista pois, nem sempre é possível optar por aquilo que realmente vale mais ou vale menos, ainda mais no caso de duas jovens que estão apenas dando seus passos iniciais em relação ao amor.
Pedro é o responsável pelas desavenças entre as amigas. Um jovem de olhos verdes, cabelo mais comprido do que curto, um pouco mais velho, que já trabalha, anda de moto e bebe cerveja. O clima pesou e a convivência já não é mais a mesma

" Desde que nos encontramos a Mônica foi isto para mim: um espelho. Se eu tivesse uma irmã gêmea, acho que is odiar. Tenho certeza. Mas com a Mônica estou falando de outra coisa. Nem sei dizer. É outra coisa." Sofia.

O autor mostra o quão delicada é a relação da amizade, ainda mais quando envolve amor, paixão, como é difícil compartilhar a vida e as experiências desta fase. Porém, me surpreendi ao me deparar com uma juventude um tanto quanto avançada, comparada com a que tive há alguns anos atrás, e o que me deixou mais impressionada, por assim dizer, é o fato de eu ser mãe de duas meninas pequenas e que quando chegarem aos 13/14 anos eu espero que o retrô esteja na moda e que os costumes tenham voltado à sua originalidade e normalidade!
O livro é atual, fala de facebook, notebook, bebida, drogas...
Eu já havia ouvido falar muito bem do autor e iniciei a leitura já imaginando que o livro iria me agradar muito, fiquei muito impressionada com a sensibilidade que o Leonardo possui para trabalhar o tema, fazendo deste, um livro muito cativante e que você não consegue largar. A trama ficou toda casadinha, bem explicada, ficando claro os sentimentos que envolveram nossas protagonistas do decorrer da leitura. Enfim, encerro esta resenha com gostinho de quero mais, espero ter novamente a oportunidade de conferir outros trabalhos deste ótimo autor!

Anny128 07/10/2014

Ao ler a sinopse de Sofia e Mônica, da editora Edelbra, senti uma certa identificação com a história: afinal, como as personagens-título também tive minha melhor amiga aos 14 anos (que, por sinal, ocupa o posto até hoje), com a qual compartilhei muito de minha vida e das experiências nem sempre fáceis dessa fase.
Porém, ao me enredar mais profundamente na trama, percebi que as semelhanças paravam por aí. E, com isso, começaram também as minhas dúvidas e os sustos com a adolescência atual que já não parece mais com a que eu tive.
O autor Leonardo Brasiliense retrata o fenômeno, cada vez mais comum e alarmante, da descoberta precoce da sexualidade. Relata a independência de ideias e atitudes, procurada cada vez mais cedo entre os nossos jovens. Tudo isso enlaçado com a importância que uma amizade possui quando estamos nos descobrindo e passando por um período tão cheio de mudanças bruscas.
Agora, corro o risco de parecer puritana ou velha demais (talvez os dois!), mas os interesses das duas meninas-mulheres diferem tanto dos meus com a mesma idade que isso provocou uma reflexão que não esperava vir de um livro do gênero. Não estarão os jovens deixando de aproveitar essa fase de maneira mais saudável? Será que falta aos pais de hoje um pulso mais firme na orientação de seus filhos? Como a sociedade pode inserir o diálogo aberto na relação com seus jovens?
Muitas perguntas oriundas não do enredo do título, mas sim do panorama que ele traz. Um retrato que era ignorado por mim, mas que merece ser discutido e repensado, não só pelos pais, mas pelos tios, professores, amigos...todos que convivam com pelo menos um adolescente.

site: http://www.leioeu.com.br/2014/07/sofia-e-monica.html

Déborah - @lisossomos.lisos 31/10/2014

#ResenhaDeby - Sofia e Mônica

O livro é muito fofo, acho que por ser tão curtinho.
Você lê de uma sentada só, mas devo dizer que achei ele um pouquinho confuso.

Tudo bem que o livro trata de como é difícil manter uma amizade, ainda mais quando se é adolescente e sempre há algo que pode atrapalhar ou até mesmo acabar com uma amizade que parece ser forte e inquebrável, mas no livro vemos que não é bem assim.

O livro é tão rápido que quando percebemos já acabou e o final foi meio sem sentido, na minha opinião, pois podia ter dito o que aconteceu e como ficou a amizade das duas.

É muito interessante como mostra a amizade de alguns anos das adolescentes Sofia e Mônica, cujo mundo era apenas uma e a outra, mudar de uma hora para a outra por causa de um entregador.
Elas ficam confusas, percebem que pode ser algo mais além delas, mas fica em aberto o final. Foi isso que eu senti falta.

Amei as fotos feitas pelo autor representando as várias Sofias e Mônicas, como elas podem ter várias caras. Afinal na adolescência somos todos muito parecidos. Gostei dos tons em cinza e não encontrei nenhum erro de revisão.

É um livro gostoso para uma tarde de sábado sem nada para fazer, só relaxar. Fica a dica!

Rotina Agridoce 02/12/2015

É um livro que além de contar, de forma incrível a linda historia de amizade entre Sofia e Mônica, contêm belas fotografias todas feitas pelo próprio autor, deixando o livro ainda mais especial. “Sofia e Mônica” fala de amizade, das coisas incríveis que vivenciamos com nossos amigos.
A narrativa é dividida e a cada página, uma conta seus diferentes pensamentos. É como se estivéssemos lendo dois diários. Confissões, segredos, pensamentos, medos, angústias.

Sofia e Mônica se conheceram aos 10 anos de idade em um supermercado e desde então ficaram inseparáveis. Além de se parecerem muito fisicamente e psicologicamente, elas se entendem, se completam.

Porém como toda amizade há também os momentos de brigas, de raiva e isso não poderia ser diferente com ambas. Quem nunca brigou com a melhor amiga por causa de um cara e não final das contas acabou descobrindo que ele não valia a pena?

Esse é aquele tipo de livro rapidinho que você lê em um dia, mas que mexe com você. Te traz recordações de momentos parecidos que aconteceram em algum momento da sua vida. Te traz emoções e até saudade.
Me vi em vários momentos com as minhas antigas amizades e enquanto as personagens se descabelavam, eu dava risada pensando no quão boba fui um dia por ter agido igual/ou pior.
O autor escreve super bem e para quem gosta do gênero ou gostou da resenha eu super recomendo o livro.

Não tem como falar muito sobre o livro, ele é bem pequeno e se entrar em muitos detalhes conto ele inteiro aqui. Apenas digo que as últimas páginas são bem bacanas e fiquei com aquele gostinho de “Por favor! Tragam o volume II!!” hahaha
leia: http://www.lostgirlygirl.com/2015/12/resenha-696-sofia-e-monica-leonardo.html

site: http://www.lostgirlygirl.com/2015/12/resenha-696-sofia-e-monica-leonardo.html