Le comte de Monte-Cristo 3

Le comte de Monte-Cristo 3 Alexandre Dumas

Resenhas - Le Comte de Monte - Cristo

Leila.Cavalcante 08/04/2020

O terceiro volume traz o desfecho da saga do Conde de Monte-Cristo (muitas páginas de desfecho, aliás). Foi a parte que eu mais gostei do livro, porque tudo que o conde tinha planejado antes vai acontecendo e a vingança tanto esperada vai se realizando. Cada cena aparentemente sem razão que aconteceu nos livros precedentes, veio fazer sentido aqui, e cada vez que Monte-Cristo revelava sua identidade a um dos seus inimigos era incrível. O que eu mais gostei foi o sangue frio que ele teve pra levar tudo até o final. Acho que o Edmond é um dos personagens mais interessantes da literatura, eu fiquei sempre pensando na maneira como ele consegue ser bom e ruim ao mesmo tempo, e como a pessoa se pega torcendo por ele mesmo quando ele está fazendo coisas que não são exatamente corretas, porque vamos combinar, ele engana, manipula, mente a seu bel prazer, com o propósito único de se vingar. Não dá pra dizer que ele tá errado, porque Villefort, Danglars e Morcef acabaram com a vida dele por motivos egoístas; também não dá pra dizer que ele tá certo porque, bem, muita das ações dele são moralmente duvidosas. Se por um lado ele não mede esforços para concretizar sua vingança, por outro, ele também não economiza quando decide ajudar alguém. Em resumo, eu adorei o livro, o final foi surpreendente porque foi muito mais tranquilo do que eu estava esperando.