Por uma pedagogia da pergunta

Por uma pedagogia da pergunta Paulo Freire

Resenhas - POR UMA PEDAGOGIA DA PERGUNTA

Rafa 06/05/2024

Enfadonho mas profundo
Talvez tenha sido o fato de ter sido minha primeira leitura de Paulo Freire, mas a narrativa em forma de conversa entre dois amigos incrivelmente cultos, não fluiu na cadência natural de leitura.

Foi uma leitura arrastada, principalmente pois o título da obra, é vagamente mencionado.
Digamos que o diálogo entre Paulo e Antônio foi amplo demais, passaram por temáticas pedagógicas, mas também permearam em aspectos sócio-culturais e políticos.

Fui com uma expectativa muito elevada em realmente de se debruçar sobre o método de potencializar o ensino, mas fui presenteado com uma obra riquíssima e culta, porém que me entregou pouco sobre o ponto específico no qual mirei.

rute_bina 12/06/2023

Paulo Freire acerta novamente
Esse livro é fantástico, uma conversa entre Paulo Freire e Antonio Faundez extremamente necessária a qualquer ser humano. Eu me senti privilegiada de poder ler esse diálogo.

Letícia 26/07/2022

revolução-menina
O fecho do livro é especialmente bonito e tocante. Paulo e Antonio finalizam o diálogo apontando que a revolução precisa ser menina, com toda sua curiosidade, espanto diante do mundo, e impulso vital de transformar a realidade que se impõe. É também imprescindível que a revolução-menina siga, sem permitir que o próprio amadurecimento gere seu envelhecimento e até mesmo sua morte. Isso tudo me lembra Deborah Duprat, que disse: "virá uma revolução e virá pelas mãos das mulheres, porque ela não pode ser patriarcal."

Léo 07/02/2022

"De qualquer maneira, porém, me parece incontestável que, na constituição ou na gestação do sonho possível, por cuja realização nos batemos, já tenhamos um mínimo perfil do sonho. Por outro lado, o sonho só será possível na medida em que se repouse numa compreensão rigorosa do presente que, em sendo profundamente modificado, viabiliza a concretização do sonho.
O sonho é sonho porque, realisticamente ancorado no presente concreto, aponta o futuro, que só se constitui na e pela transformação do presente." (FREIRE, 2021, p. 104)

Linara.Chaves 02/12/2021

Pedagogia da pergunta
Nesse livro, Paulo Freire dialoga com Antônio, a respeito de uma pedagogia da pergunta, em que ambos estabelecem uma conversa que é transcrita de maneira fidedigna e que desperta a nossa atenção, tendo em vista que acabamos tendo a sensação de estarmos presenciado uma cena real, em que nós também nos encontramos em diálogo com eles dois.

Erikcsen 28/10/2021

Um diálogo entre histórias
As experiências vividas por Freire e Faundes entre e e pós exílio político são costuradas de modo primoroso neste livro. Sem capítulos ou seções, os dois autores conversam entre si sobre suas práxis educadoras tanto no país de origem quanto, especialmente nos países de africanos em processo de independência. Uma história de resistência das massas populares frente ao colonialismo e, principalmente, de busca e compreensão política de uma educação libertadora.

Faela 24/07/2021

Maravilhoso
Aquela conversa em que você gostaria de participar e de algum modo nos sentimos nela. Paulo e Antônio (já me sinto íntima) num diálogo caloroso, encantador sobre as experiências no exílio que nos levam para diferentes cantos desse mundo sem deixar de olhar para o nosso país. Experiências e reflexões carregado de afetividade e clareza.