A-LII

A-LII Ana Macedo

Resenhas - A-LII

Aline 11/07/2023

A-LII
Distopía em um mundo pós-guerra, sem detalhes porque sou contra revelações antecipadas.
Nossos narradores são a clone A-LII e Will, um rapaz que vive no subúrbio de uma Londres destruída. A vida dos dois se entrelaça mais ao final da narrativa, o que causa uma sensação de que o livro tem páginas de menos.
Algumas perguntas são "indagaveis", mas a autora não abre essa lacuna, até porque elas não serão fechadas.
A leitura é fluida, e para aqueles que gostam do gênero, cada detalhe da mais sabor a experiência. O mundo é bem construído e as motivações expostas com louvor.
O livro é bem feito e a leitura foi super confortável!

Vanessa 30/05/2023

Eu estava com altas expectativas para esse livro, já que era uma escritora brasileira e um cenário distópico. Confesso que fiquei um pouco decepcionada porque a história se passa em Londres? esperava que fosse no Brasil.
Fora isso, é um bom livro.

LisboaPB 22/01/2023

A mensagem da história é interessante e tudo e tal. Mas o que foi isso??? Romantização de um molestador??? Que negócio é esse???

Sério, isso me deu um nojo muito grande. Não posso aceitar isso.

A autora escreve muito bem. Mas isso é inadimissível.

E o final ficou meio sem "capricho" com as coisas indo muito rápido.
samarinha 20/02/2023minha estante
Sim mano!!!!!?!#! Fiquei o livro inteiro pensando se era eu que tinha entendido errado ou se era isso mesmo, pq não é possível!!!??

Maria14065 07/10/2022

Eu tô gostando bastante de que mesmo com poucas leituras eu tenha conseguido inserir uma quantidade boa de autores brasileiros esse ano. A história é uma distopia bem construída e os personagens são bons de acompanhar, fiquei um pouco perdida em alguns pontos mas no geral gostei da história.

Dilla.Martins 29/05/2022

Não deixem que nos calem
É uma distopia que te prende até o fim. Existem muitos escritores brasileiros com livros muito legais que vale a pena ler.

beatriz3345 09/01/2022

não deixem que nos calem
acho cruel quando um livro chega ao fim e, com isso, as palavras se fazem inexistentes ao tentar explicá-lo. foi exatamente o que aconteceu nessa leitura. que viagem maluca, que história surpreendente e que enredo encantador! é, de fato, uma distopia muito bem construída e desenvolvida, apesar de conter cenas fortes e angustiantes (parei ao menos três vezes para recuperar o fôlego). são dois pontos de vista ao mesmo tempo que, por fim, resultam num pesadíssimo choque de realidade. é um exemplo divino do quão preciosa é a literatura brasileira. sensacionalllll

LaAs171 14/12/2021

Incrível
Uma perfeita demonstração de como a literatura brasileira pode ser incrível e de enorme significado emocional. Que te prende e te faz refletir

Luleal 02/11/2021

A história merecia mais
Fala sobre dois personagens muito sofridos e que questionam frequentemente sua existência: uma clone usada para realização de testes químicos (e mais algumas merdas) e um menino comum com uma família completamente em caos. Essa história está contextualizada no pós Quarta Guerra Mundial, em que o mundo é governado pela Voz , uma ditadura opressora. Em meio a isso, existe uma rebelião na qual esses personagens farão grande diferença.
Então, o enredo é incrível e tinha tudo p ser uma série perfeita. Mas faltou desenvolvimento, não fica claro como a Voz age e seus objetivos e nem a rebelião, o que poderia ser muito melhor explorado.
Todavia, o livro é bom , a leitura é muito fluída ( terminei em duas tardes) e a autora sabe explorar muito bem os sentimentos e pensamentos dos personagens . De forma que , embora a política do conflito não seja tão bem detalhada, a história não perde seu brilho e recomendo a leitura.

Obs: o livro tem muito gatilho , com cenas de violência física e sexual.

Gordo 27/10/2021

Acho que me apaixonei por distopias hahahah dps que li 1985-George Orwell,sabia que seria uma boa ler essa distopia.
Curti DMS o livro,queria uma continuação mas enfim...

Tissiane.Santos 03/09/2021

Não deixem que nos calem
Não deixem que nos calem, levantem e lutem, não deixem que nos calem.
Livro sensacional, que nos mostra uma realidade distópica, muito bem escrito e pensado.
Me recorda distopias famosas, como 1984, Farenheit 451 e Admirável mundo novo.
Os personagens são muito bem trabalhados e a história é emocionante. E nos traz a mensagem de que não deixemos de lutar, pelo que acreditamos, pelo que amamos e que principalmente jamais esqueçamos pelo que lutamos.

jamili.sampaio 06/07/2021

Não deixem que nos calem.
Bom esse livro me surpreendeu de formas bem interessante a começar pela idéia da história, eu estava amando tudo até lá pela metade do livro. Tem umas coisinhas que coisa que me deixram muito decepcionada, gente não tem uma passagem de tempo estabelecida você se perde brincando. Eu senti como se o meu livro viesse com páginas faltando, me senti confusa entre as passagens de tempo e eventos ocorridos, não fazia sentido tal personagem está em um ambiente e aparecer em outro, ou o personagem citar ou fazer algo mirabolante sendo que um capítulo antes estava passando por uma situação parecida e não sabia o que fazer.(???) Numa hora sabe lutar e derrubar vários soldados e em outro momento não sabe nada.

O livro possui falhas na descrição dos ambientes e personagens, personagens são citados varias vezes para depois simplesmente sumir...foi com Deus, ninguém sabe ninguém viu... e aí ? Quer dizer que esse fulano aqui foi citado várias vezes pra no final não significar nada ??? O final foi corrido, o plot mal formulado e a deixa para uma continuação ficou sem emoção.

E mesmo assim tu deu 4 estrelas ? SIM. A história é única, tem qualidade e trás referências maravilhosas, não possui vícios ou maneirismos que vejo em muitos livros Br ( uso de gírias nacionais mesmo o livro não se passando no Brasil ou os personagens sendo daqui). Acho que é tipo um diamante, só precisa de uma boa lapidação.

Ana Macedo tem muito a oferecer.

ruane 27/02/2021

???
O livro tinha tudo pra ser perfeito, o plot é incrível, mas eu senti que a autora desenvolveu a história MUITO MUITO mal. Os sentimentos dos personagens são uma confusão, eu fiquei sem saber o que tava acontecendo em vários trechos só por isso.
A Allie tem síndrome de estolcomo ou eu entendi muito mal?? uma hora ela ta odiando o Alec, ele bate e abusa dela, depois tá só flores e ela fica apaixonada??? sem falar que em duas páginas ela e o Will já estão apaixonados? É como se realmente tivesse faltando várias páginas do livro.
A história em si passa um mensagem muito boa, mas a construção é péssima. As coisas só começaram a acontecer nos últimos 15 capítulos, e nenhuma questão respondida, ou seja, quando você acha que começou a entender, na verdade não entendeu nada!!
Pra mim essa Voz é uma incógnita, além de ser completamente incoerente, ela não mostra ter nenhum objetivo real. Outra coisa insuportável foi o fato de eu ter esperado uma distopia nacional, o máximo que eu recebi foi uma menção ao Rio de Janeiro.

Carla Paraense 26/06/2020

Poderia ser melhor
Esse livro tinha tudo para conquistar meu coração, mas as revelações ficaram soltas e o clímax do livro começou do nada. Ficou espaços dentro da história.

Nat 27/03/2020

Em uma Londres apocalíptica, a população é comandada por um governo totalitária chamado de Voz. A-LII é um clone criado em cativeiro, exclusivamente para testes de empresas de cosméticos. Como ela não é considerada uma pessoa, os testes a machucam e traumatizam, mas diferente dos outros clones, A-LII começa a questionar sua existência. Ela acha que está salva quando o Dr. Alec Muniz a tira do laboratório e a leva para a casa dele, mas não sabe que seu sofrimento ainda não acabou. Enquanto isso, Will, um rapaz pobre, vive para trabalhar e sustentar a casa, tendo que lidar com a mãe drogada e o pai bêbado. Quando sua família é assassinada pela Voz, Will foge acaba se juntando aos rebeldes. É a partir daí que os caminhos de Will e A-LII se cruzam e eles resolvem se unir contra o governo.

Confesso que não sabia o que esperar desse livro, além de muita desgraça. A escrita da Ana me surpreendeu, ela é muito boa na criação de uma distopia e sabe como envolver o leitor do início ao fim da história. Esse foi mais um daqueles livros que quando chega no final, você acha que ainda vai ter uma continuação, e fica esperando por isso, apesar do final ser bem construído e ser coerente. Recomendo.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2020/03/a-lii-ana-macedo-dll-2020.html