Contabilidade Empresarial

Contabilidade Empresarial Marion

Resenhas - Contabilidade Empresarial

Luma! 23/04/2020

Ótimo livro!
Comprei ele quando estava no primeiro semestre de contábeis (recomendação da professora). Foi um livro que me deu uma boa base durante todo o curso, e é de fácil entendimento. Só que acho recomendável para iniciante, pois ele só contém teoria e o básico do básico (lançamentos, demonstrativos,...) para quem busca algo mais aprofundado, o Manual de Contabilidade Societária será a "bíblia".

Albert 31/07/2015

Um dos melhores livros do Marion
Começo elogiando o livro pelo acabamento, que além do tamanho grande é muito bonito e de capa dura.

Na minha opinião Marion é um dos melhores quando o assunto é Contabilidade. Este livro (16ª edição) demonstra um pouco de tudo. É um livro completo, eu diria. Foca a contabilidade empresarial abrangendo desde o que é a contabilidade e o contador até a Demonstração do Valor Adicionado. A cada término de capítulo, há exercícios para testar o conhecimento. O livro é longo, nele vemos os relatórios contábeis, balanço patrimonial, balancetes, regimes de contabilidade e etc.

Marion também mostra na minha opinião o mais importante no livro: o ensino em como fazer a contabilidade em sua essência, sem deixar de mencionar aprofundamento no balanço patrimonial e outras demonstrações contábeis e sua peculiaridades.

Esta obra menciona a Lei das S.A e já atualizada com a Lei 11.638/07, MP 449/08 e a Lei 11.941/09.

O livro apesar de longo com mais de 500 páginas, acaba tornando-se uma leitura prazerosa, mas conforme vai se aprofundando, ao fim do livro requer mais atenção, mas nada muito difícil. O autor consegue com facilidade de forma simples e didática demonstrar cálculos, lançamentos, índices e etc. Destaco durante as várias páginas excelentes textos à parte relacionado com o tema estudado em pauta, denominado de "pausa para reflexão e "informações complementares" trazem informações interessantíssimas sobre cenários econômicos, empresas e afins com artigos retirados de jornais e revistas.

Acredito que esta obra não é voltada 100% para contabilidade para pequenas e médias empresas. É de suma importância a leitura deste grande livro para compreensão da contabilidade empresarial e suas peculiaridades.

Do meu ponto de vista, este livro vale o investimento e pode vir a servir de consulta. Todo contabilista deveria tê-lo na estante.